Esses destinos maravilhosos inspiraram os filmes da Disney

Os belos mundos criados pela Disney parecem existir apenas na nossa imaginação, mas alguns deles foram inspirados em diversos lugares reais e que você pode visitar

Os belos mundos e cenários encontrados nos desenhos da Disney parecem fruto da imaginação dos artistas que produziram essas animações. A boa notícia é que muitos desses lugares icônicos, reinos encantados, vilarejos e paisagens coloridas retratados nos nossos desenhos favoritos tiveram sua inspiração em lugares na vida real.

Em alguns casos, os lugares foram reproduzidos exatamente como os originais. Em outros, são apenas vagos traços que serviram como base para criar os universos fictícios. Vários clássicos da Disney também foram baseados em livros de contos de fadas, o que explica certas referências a castelos da vida real.

Já imaginou conhecer de perto os universos mágicos dos desenhos que encantaram gerações? Conheça alguns dos destinos maravilhosos que inspiraram os filmes da Disney.

Procurando Nemo – Sydney, Austrália

Em Procurando Nemo, o simpático peixe palhaço vai parar em um aquário no consultório do dentista P. Shermann, localizado no número 42 da rua Wallaby Way, em Sydney. O endereço infelizmente não existe, mas Sydney é uma das metrópoles mais conhecidas do mundo. Na Austrália também está localizada uma grande barreira de corais, um verdadeiro mosaico de cores e vida marinha que também serviu de inspiração para o filme.

Imagem: Crédito Disney

Foto: pattyjansen / Pixabay

Aladdin – Taj Mahal, Índia

O Palácio do Sultão da fictícia Agrabah, onde também vive a princesa Jasmine, foi nitidamente inspirado no Taj Mahal, em Agra, na India. Apesar de muita gente pensar que se trata de um palácio, o Taj Mahal é na verdade um túmulo magnífico que o Imperador Shah Jahan começou a construir em 1632 para sua esposa favorita, Mumtaz Mahal.

Imagem: Crédito Disney

Foto: Razvan Ciuca / Getty Images

A Pequena Sereia – Castelo de Chillon, Geneva – Suíça

O castelo do Príncipe Eric em “A Pequena Sereia” parece ter saído mesmo de um conto de fadas. Na verdade, ele foi inspirado no Chateau De Chillon, no Lago de Genebra, na Suíça. Durante quase quatro séculos, Chillon foi residência dos Condes de Saboia. Trata-se do edifício histórico mais visitado do país e sua posição, às margens no Lago de Genebra, torna o cenário realmente perfeito.

Imagem: Crédito Disney

Foto: Elfi Kluck / Getty Images

Moana – Ilhas da Polinésia

A animação Moana foi baseada em grande parte na cultura e na mitologia do povo polinésio, que originalmente se estabeleceu em diversas ilhas do Pacífico como Fiji, Samoa, Huahine, Bora Bora e Moorea. Para retratar de forma fiel os cenários e as tradições culturais, os diretores do filme visitaram muitos desses locais. Assim como na animação, os cenários paradisíacos são reais e não é difícil encontrar moradores com muitas tatuagens, assim como o divertido personagem Maui.

Imagem: Crédito Disney

Foto: Julius_Silver / Pixabay

A Bela e a Fera – Colmar, França

O pitoresco vilarejo em que Bela mora com seu pai em “A Bela e a Fera” foi inspirado na Alsácia, uma região ao noroeste da França que sofreu fortes influência alemãs. Quem assistiu ao filme vai logo identificar a arquitetura das casinhas, vielas e praças que lembram muito a cena em que Bela canta apresentando os moradores e o cotidiano de sua cidade.

Imagem: Crédito Disney

Foto: Tambako The Jaguar / Flickr Wikimedia Commons

O Corcunda de Notre Dame – Paris, França

A catedral em que vive Quasímodo em “O Corcunda de Notre Dame” não foi inspirada, mas é própria Notre Dame, em Paris. A icônica e imponente construção é um dos exemplos mais conhecidos da arquitetura gótica do mundo. As misteriosas gárgulas, estátuas em formatos de animais, ganharam simpáticas versões na adaptação da Disney. Os detalhes do interior de Notre Dame apresentados no desenho são impressionantes!

Imagem: Crédito Disney

Foto: Stéphane Briand / 500px

O Rei Leão – Quênia, África

Antes de ser lançado no cinema, as equipes de produção de “O Rei Leão” passaram algum tempo no Parque do Serengueti, localizado na África Oriental, divisa do Quênia com a Tanzânia. Atualmente o parque é um dos poucos lugares do mundo que ainda mantém uma natureza praticamente intocada, assim como aquela que vemos nas divertidas cenas de Simba, Timão e Pumba.

Imagem: Crédito Disney

Foto: lajon / Pixabay

Valente – Terras Altas, Escócia

O Castelo Real da princesa Merida e de sua família foi inspirado no Castelo Eilean Donan, na Escócia. A imponente construção está localizada numa pequena ilhota em Loch Duich, a oeste das Highlands escocesas. Esta é uma das atrações turísticas mais populares do país e o castelo já apareceu em diversos filmes. O cenário do entorno do Eilean Donan é realmente mágico!

Imagem: Crédito Disney

Foto: Sebastien Wasek / gettyimages

Hércules – Grécia

Apesar da história da animação não ser fiel à mitologia grega, muitos dos locais visitados pelo semideus Hércules na versão da Disney prestam homenagem à arquitetura clássica da Grécia. A ilha do personagem Phill foi inspirada na ilha de Rodes, próxima à costa turca, considerada uma das sete maravilhas do mundo. Várias cenas mostram estruturas gregas clássicas e reais, como o antigo teatro de Epidauro, a Acrópole de Atenas e o Templo de Zeus Olímpico.  

Imagem: Crédito Disney

Foto: Dias12 / Pixabay

A Nova onda do Imperador – Machu Picchu, Peru

A vila do personagem Pacha, na animação “A Nova Onda do Imperador”, foi inspirada em nada menos que Machu Picchu, em Cusco, no Peru. Conhecida como a cidade perdida dos incas, Machu Pichu é reconhecida como uma das maravilhas do mundo atual.  O sítio arqueológico está 2.450 metros acima do nível do mar e foi povoado entre os anos de 1450 a 1540.

Imagem: Crédito Disney

Foto: Vegard Saetrenes / Getty Images

Up! – Monte Roraima, Venezuela e Brasil

O “Paraíso das Cachoeiras” que aparece no filme Up! existe e está na América do Sul. O palco das aventuras do Sr. Fredricksen, Russell e Dug é o Monte Roraima, localizado no Planalto das Guianas, que fica na fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana. Seu ponto mais alto, com 2810 metros de altura, fica na Venezuela, no distrito de Bolivar. É no Monte Roraima que está a cachoeira mais alta do mundo, o Santo Angel, com 979 metros de altura. Quem não gostaria de voar com balões até esse lugar incrível?

Imagem: Crédito Disney

Foto: Alice Nerr/ Shutterstock

Mulan – Cidade Proibida, Pequim, China

A casa do imperador em Mulan foi inspirada na Cidade Proibida em Pequim, na China. Embora esteja agora aberto aos turistas, já foi o lar dos imperadores das dinastias Ming e Qing. O amplo palácio era considerado proibido porque se tratava da residência do imperador e ninguém podia entrar ou sair sem sua permissão. As Muralhas da China também aparecem logo no início da animação.

Imagem: Crédito Disney

Foto: Makenzie & Shakyston & Abigail / Thinkling

Cinderela – Castelo de Neuschwanstein, Baviera, Alemanha

O famoso Castelo da Cinderela foi desenhado com base no Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, Alemanha. A gigantesca construção foi idealizada por Ludwig II da Baviera, em 1892, como um retiro pessoal e uma homenagem a Richard Wagner, seu compositor favorito. Se você está pensando que já viu uma réplica desse castelo em algum lugar, tem razão: ele também inspirou o castelo da Cinderela no Magic Kingdom, na Disney.

Imagem: Crédito Disney

Foto: paparountas / Photobucket

Enrolados – Normandia, França

O belíssimo reino de Rapunzel foi inspirado no histórico Mont Saint-Michel, na Normandia, França. O local foi dos primeiros lugares do mundo a obter o título de Patrimônio Mundial pela Unesco. O monte atualmente é um importante espaço de peregrinação católica em razão do santuário dedicado ao arcanjo São Miguel. A semelhança é mesmo impressionante!

Imagem: Crédito Disney

Foto: PEC Photo/ Getty Images

Frozen – Noruega

O reino congelado de Arandelle, da animação Frozen, foi inspirado em diversos locais da Noruega. As coloridas fachadas de madeira das charmosas casinhas da cidade de Bergen serviram como base para compor a arquitetura do reino fictício da animação da Disney. A capela que aparece no filme foi inspirada pela Igreja St. Olaf, na cidade de Balestrand – o nome Olaf seria mera coincidência?

Imagem: Crédito Disney

Foto: Heather Tesch / Flickr Wikimedia Commons

Rio – Rio de Janeiro, Brasil

Apesar de não ser um filme da Disney – foi produzido pela 20th Century Fox – a animação Rio é uma das que melhor retratam as belezas do nosso país. A ararinha azul Blu vive no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, em pleno Rio de Janeiro. No filme, além da floresta, vários pontos turísticos da cidade maravilhosa são reproduzidos, como o Cristo Redentor.

Imagem: Crédito Disney

Foto: Poswiecie / Pixabay

Lilo e Stitch – Havaí, Estados Unidos

Você deve ter desconfiado que as cenas Lilo e Stitch se passam no no Havaí, mas você sabia que foi a ilha de Kauai, especificamente, que serviu como maior inspiração para o desenho? Kauai é a menos desenvolvida comercialmente das ilhas havaianas, mas oferece cachoeiras, passeios lindíssimos e mais de 60 praias paradisíacas. O Stitch veio de outro planeta, mas escolheu um dos lugares mais lindos do mundo para viver, né?

 

Imagem: Crédito Disney

Foto: BKD / Pixabay

E você, sonha em conhecer algum dos destinos maravilhosos que inspiraram os filmes da Disney? Comente aqui dizendo qual!

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.


NOME