Uma pesquisa indicou Alter do Chão, no estado do Pará, como um dos 10 melhores lugares para viajar em 2019

O estudo de tendências trouxe quais serão os melhores destinos para tirar férias em 2019, entre eles, destaca-se um pequeno povoado localizado no município de Santarém, no Pará, chamado Alter do Chão.

A paradisíaca vila foi escolhida como uma das grandes apostas para o turismo deste ano. A seleção completa, promovida pela coluna Viagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, foi feita com uma curadoria de 32 jurados especialistas em viagens, entre eles blogueiros, colunistas do jornal, empresários de turismo e viajantes fervorosos.

Na eleição Melhores Destinos para 2019, alguns outros lugares no mundo também foram indicados, como a cidade do Porto, em Portugal e na categoria “países”, alguns nomes como Peru, Croácia, Egito e Islândia, estão entre os mais cotados para o ranking de 2019.

No Brasil, os principais destinos foram: Lençóis Maranhenses (4º lugar), Alter do Chão (8º lugar) e Ceará (10º lugar). Outros destinos nacionais também aparecem na seleção, como Jalapão (TO), Capitólio (MG) e Guararema (SP).

Caribe Amazônico entre os 10 melhores destinos para 2019


Alter do Chão é uma das grandes pérolas da Rota dos Rios, roteiro que cruza parte da Floresta Amazônica a bordo de embarcações regionais de linha, que fazem os trajetos através das “ruas” e “avenidas” fluviais que cortam o Norte do Brasil. Apelidado de Caribe Amazônico, esse pequeno povoado levou fama internacional depois de uma publicação feita no jornal inglês The Guardian, colocando Alter do Chão na rota dos viajantes que querem conhecer um lado paradisíaco da Amazônia.

O povoado também é ponto de parada para mochileiros que estão viajando de barco pelas duas maiores capitais da região Norte. O município de Santarém está entre Belém, capital do Pará e Manaus, capital do Amazonas, servindo como uma parada estratégica para quem está viajando pela região.

Para quem não se anima com longas viagens de barco, o município de Santarém também tem um aeroporto próprio que recebe voos domésticos. O Aeroporto Internacional de Santarém – Maestro Wilson Fonseca está localizado a cerca de 35 minutos da vila de Alter do Chão.

Belezas do Rio Tapajós e do Aquífero Alter do Chão


A comparação com as praias caribenhas se deve aos imensos rios e nascentes de águas cristalinas, todas propícias para banhos inesquecíveis. Os canais, igarapés, lagoas e rios, formam pequenas praias de água doce e características variadas, em um cenário preservado com pouco impacto humano.

Pouca gente sabe, mas o Aquífero Alter do Chão é três vezes maior que o Aquífero Guarani, localizado na região Sudeste, antes considerado o maior do Brasil. Com dimensões colossais, essa se tornou uma das maiores reservas naturais de água doce do mundo, passando pelos estados do Pará, Amazonas e Amapá.

Alter do Chão é cercada por praias de água doce e belíssimos rios. Foto: Gustavo Albano

Vista aérea da Ilha do Amor, em Alter do Chão, durante a cheia dos rios. Foto: Gustavo Albano

Alter do Chão no período que começa a vazante dos rios. Foto: Gustavo Albano

Alter do Chão, uma das grandes surpresas do Rio Tapajós. Foto: Gustavo Albano

» Melhor época para conhecer Alter do Chão
» Lugares para conhecer em Alter do Chão
» Vila de Alter: pousada de charme em Alter do Chão
» 17 fotos de Alter do Chão para se apaixonar de vez pela Amazônia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Hotéis e pousadas em Natal

Artigo anterior

Natal: Passeio de buggy para Genipabu

Artigo seguinte

Você pode gostar