Embarque pelo Trem do Fim do Mundo em Ushuaia

Também conhecido como “Trem dos Presos”, o Trem do Fim do Mundo está localizado no Parque Nacional da Terra do Fogo e começou a operar em 1909, tendo como principal função transportar os presos de uma antiga penitenciária de segurança máxima que existia na cidade de Ushuaia, no extremo sul da Patagônia Argentina. Esses presos trabalhavam em diferentes atividades, incluindo a extração de árvores nos bosques da região para aquecer as casas da cidade. Em 1952 o trem foi desativado, e ficou fechado até 1995, quando a empresa Tranex Turismo decidiu reativar um dos símbolos da cidade e colocou uma réplica do trem dos presos para rodar com o intuito de se tornar uma atração turística no destino.

Hoje o Trem do Fim do Mundo é um dos símbolos de Ushuaia, e uma das principais atrações do destino. O trem percorre os últimos 7 km da rota original e tem início na Estação do Fim do Mundo, que fica no final da Ruta 3, uma das principais rotas nacionais da Argentina, que te início em Buenos Aires, e termina exatamente no Parque Nacional Terra do Fogo.

Leia também:

Patagônia argentina: descubra Ushuaia em 16 fotos surpreendentes
Lugares para conhecer na Patagônia saindo de Ushuaia
Patagônia argentina é destino de inverno para brasileiros
Descubra a melhor época para visitar a Patagônia Argentina

A viagem passa por belas paisagens da região do Canyon del Toro, cruzando o Rio Pipo sobre a Puente Quemado, seguindo em direção à um bosque subantártico, um dos poucos que existe no mundo. O tour tem duração média de 1h45min, sendo 1 hora de ida e 45 min de volta direta, sem paradas. Durante o passeio além de admirar paisagens deslumbrantes da Patagônia Argentina como montanhas nevadas, rios, lagos, colinas, cachoeiras e bosques virgens, o visitante também irá conhecer um pouco mais da história e fundação da cidade.

O passeio tem uma parada na Estação Cascata La Macarena, onde é possível conhecer duas atrações: um charmoso mirante com vista do vale do rio Pipo, onde é possível avistar a nascente da Cascata La Macarena e uma reconstrução dos assentamento dos Yámanas, um dos povos indígenas que habitaram a região.

As paisagens percorridas pelo Trem da Morte vão mudando ao decorrer do ano, de acordo com a estação, durante o verão os campos e florestas são pincelados por incríveis tons de verde, no outono o cenário se transforma, e a coloração muda para amarelo e vermelho. Já a época mais gelada do ano, cobre todo o cenário de neve, deixando o destino ainda mais encantador.

Foto: Leandro Neumann Ciuffo

Foto: Sergio Avelino Campagnolo

Foto: Vera Amaral

Foto: Transmundi operadora

Foto: Leandro Müller Rodrigues

Foto: Mario Casarin

Horários:
Temporada Promocional (do dia 01 de Maio ao dia 31 de Agosto)
10:00 hs. Estação do Fim do Mundo (CONFIRMADA)
12:00 Hs Estação do Fim do Mundo (CONDICIONAL a um mínimo de passageiros)
15:00 hs. Estação do Fim do Mundo (CONFIRMADA)

Temporada Alta (do dia 01 de Setembro ao dia 30 de Abril)
09:30 hs. Estação do Fim do Mundo (CONFIRMADA)
12:00 hs. Estação do Fim do Mundo (CONDICIONAL a um mínimo de passageiros)
15:00 hs. Estação do Fim do Mundo (CONFIRMADA)

Informações:
O trem funciona durante 365 dias do ano, em diferentes horários de acordo à época do ano.
Duração: 60 minutos de sentido único.
Site oficial: www.trendelfindelmundo.com.ar/

Para quem deseja conhecer de pertinho esses cenários maravilhosos da Patagônia Argentina, indicamos a agência Ushuaia Extremo, um receptivo da região especializado em receber brasileiros, promovendo passeios com guias em português.

+Info
Ushuaia Extremo
Tel: +54 2901 433816
info@ushuaiaextremotravels.com
www.ushuaiaextremoevt.tur.ar
Facebook | Instagram


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.