Um dos países mais fascinantes da Europa, a Turquia intriga e apaixona milhares de turistas brasileiros

Foto: Rory Haddon

A Turquia conta com mais 80 milhões de habitantes. Embora poucos saibam, a capital do país é Ancara, e não Istanbul como muitos imaginam. Sexto país mais visitado no mundo, segundo o levantamento da Organização Mundial de Turismo (OMT) de 2013, recebendo cerca de 50 mil turistas brasileiros ao ano. Mesmo o país sendo um dos mais visitados do mundo, muitas pessoas ainda buscam saber se é ou não seguro viajar para a Turquia. O medo de visitar o portal de entrada pro mundo árabe ainda continua dentro da cabeça de alguns turistas por diferentes motivos.

Leia mais:
Explorando a Turquia, descubra o que ver e fazer no país mais exótico da Europa
Capadócia: descubra o que fazer no coração da Turquia
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
5 praias para você curtir na Turquia

Como é viajar para a Turquia atualmente?


Eventos recentes de terrorismo dentro da Turquia e o clima instável fizeram com que o turismo diminuísse mais de 25% nos últimos anos, entretanto, o cenário começou a mudar em 2017. No TripAdvisor  é possível ver relatos de pessoas que viajaram nos últimos meses e conheceram Istambul e outros destinos da Turquia sem preocupações. Muitos turistas e grupos visitam a Turquia e percebem que, na verdade, toda essa preocupação não tem tanto fundamento.

Desde julho do ano passado o alerta para atentados terroristas deu uma esfriada, em cidades grandes é comum ver guardas do exército nas ruas, uma das medidas para evitar possíveis ataques. Além disso os índices de criminalidade em Istambul, maior cidade do país, são realmente baixíssimos. Nas zonas turísticas o policiamento é ainda mais reforçado. A cidade é realmente muito grande e muito segura.

A população turca também é extremamente amigável e adora receber visitantes, um contraste enorme para que chega ao país esperando um ambiente violento de um país sempre em guerra. Mesmo depois dos atentados a população vive como se nada tivesse acontecido, andando pelas ruas com toda a tranquilidade, cidades vibrantes, cheias de bares e casas noturnas.

Para Ilayda Basaran, estudante turca que mora em Istambul a vida toda, não há perigo para os visitantes. “Acabei de receber uma amiga da Bulgária e tudo ocorreu super bem. Contanto que os visitantes não se afastem muito das cidades turísticas nada demais deve acontecer”, contou.

A recomendação de órgãos internacionais é que se evite as cidades na Turquia que fazem fronteira com a Síria e Iraque pois a proximidade com esses países, que há tempos são controlados, torna a região um pouco mais arriscada. Fora esses locais viajar pela Turquia é completamente seguro, até mesmo para viajantes mais vulneráveis como mulheres que viajam sozinha.

É fato que mulheres estão mais propensas a sofrerem violências durante uma viagem do que homens, e a visão de alguns países em relação ao sexo feminino aumenta ainda mais a preocupação das viajantes. Apesar da maioria da população da Turquia ser muçulmana o país é laico, e muito mais moderno do que imaginamos. O uso de lenços ou burcas para cobrir a cabeça não é obrigatório, tanto que muitas turcas jovens já não aderem mais a prática.

Entretanto, se no Brasil o assédio já é comum na Turquia não é diferente, principalmente levando em conta a cultura muçulmana. Evite roupas muito curtas e decotes avantajados para prevenir-se de olhares desconfortáveis, mas não precisa se encher de camadas, uma simples camiseta é mais que bem vinda. Os únicos lugares em que um lenço será obrigatório serão nas mesquitas e isso é apenas um sinal de respeito que o estrangeiro precisa ter com a cultura visitada. Não é permitida a entrada de quem esteja com os ombros ou colo a mostra.

Resumindo: se tem viagem marcada não perca a oportunidade de ir. Se está pensando em conhecer Istambul ou outros destinos da Turquia, recomendamos que encontre um guia local, sem dúvidas ele poderá auxiliar em cada etapa da sua viagem e tirar todas as suas dúvidas. Nós sempre indicamos a agência Guia na Turquia, eles ficam em Istambul, mas são especializados em receber brasileiros na região, oferecendo todo o atendimento em português.

A população turca, dona de uma história fascinante, também não se deixou abalar pelo medo e você não vai se arrepender de conhecer amabilidade desse povo enquanto observa a paisagem desértica da Capadócia em cima de um balão de ar quente, ou enquanto circula pelas feiras populares e galerias de Istambul. A Turquia é inesquecível e viajar para o país é sempre uma boa escolha.

Foto: Jennifer Gong

Foto: via Flickr – tolo

+ Info

Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Conhecendo a Alemanha em uma viagem de trem

Artigo anterior

Dicas de atrações para conhecer em Munique

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Europa