Dubrovnik, na Croácia limita ao máximo número de visitantes diários

Despois que se tornou palco de uma das séries mais assistidas no mundo, a cidade de Dubrovnik na costa da Croácia começou a receber milhares de fãs de Game of Thrones, que passam pelo destino com o intuito de conhecer algumas das locações que fizeram parte da série.

O sucesso mundial do seriado produzido pela HBO fez com que Dubrovnik recebesse muito mais turistas do que consegue sustentar, passando por estado de alerta em 2016 após uma inspeção da Unesco no seu centro histórico, conhecido como Cidade Velha. Por conta dessa superlotação a prefeitura precisou impor um limite de números de visitantes.

O número de visitantes aumentos muito ais que o esperado, em 2006 por exemplo a média era de 473,9 mil esse ano as pesquisas apontam que mais de 1,01 milhões passaram por Dubrovnik no ano passado. Esses números alarmantes incentivaram o prefeito Mato Franković, a repensar o controle de turismo na cidade, que diminuiu de 8 mil visitantes diários para 4 mil.

Leia mais:

Conheça a cidade medieval de Dubrovnik na Croácia
10 imagens que vão te deixar morrendo de vontade de ir para Croácia
Cidades medievais que vão fazer você voltar no tempo
Plitvice Lakes National Park um paraíso na Croácia

Mato Franković também reforça a importância de limitar os cruzeiros que tem o destino no itinerário (apenas em 2016 529 navios passaram pela Cidade Velha com mais de 799 mil passageiros). O prefeito afirma que essa pode ser uma chance de recuperação da atual situação do destino. “Nós vamos perder dinheiro nos próximos dois anos – um milhão de euros talvez se cortarmos o número de turistas – mas no futuro nós vamos ganhar muito mais. Nós merecemos estar dentre os destinos com melhor qualidade.” disse Franković em entrevista ao jornal britânico The Telegraph.

Foto: Flickr – Down Under Cove

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.