Dicas de turismo em Dublin

Atualizada em:

Dicas de turismo sobre Dublin: saiba quais são os lugares mais interessantes para conhecer na capital da Irlanda

Venha saborear cervejas tradicionais e explorar castelos medievais em uma das capitais mais simpáticas da Europa.

Dublin é uma cidade de muitas cores, histórias e carrega uma arquitetura impecável. A porta de entrada da Irlanda oferece aos visitantes momentos únicos, como visitas a jardins, castelos, pubs tradicionais e igrejas de valor imensurável.

Fundada pelos vikings e localizada às margens do rio Liffey, atualmente, essa metrópole cosmopolita, mais com cara de vila pela sensação hospitaleira que oferece, vem se tornando uma das mais animadas capitais do mundo. Hoje em dia Dublin está entre os destinos preferidos dos brasileiros para intercâmbio, mas ainda não está na rota tradicional de viagem. A capital irlandesa tem construções centenárias que refletem o passado viking que dividem espaço com construções ultra modernas, na parte comercial da cidade.

Dublin também é famosa por seus pub’s descolados e regados a muita cerveja. São mais de 1000 pub’s que garantem à cidade uma vida noturna muito agitada. Além do mais, a capital possui uma população com idade mais jovem do mundo.

As principais atrações da cidade ficam no centro histórico e é possível fazer um roteiro a pé. No centro de Dublin estão a Catedral de St Patrick, construída no século XIII, a Christ Church, do século XI, o Dublinia, museu dedicado à história local com vikings e herança medieval, e o Dublin Castle, erguido no século XIII e certamente uma das construções mais belas da capital.

Mas a cidade também tem opções para relaxar e curtir o dia e a noite. Seja passeando no Phoenix Park, o maior parque público da Europa, fazendo comprar na O’Connell Street, ou aproveitando as últimas horas do dia nos diversos pubs das ruas do centro. Uma opção que não vai decepcionar os amantes de cerveja é uma visita pela Guinness Storehouse, onde é explicado o processo de produção da bebida e há degustação.

A organização e as ruas planejadas da cidade ajudam os turistas a movimentar-se pela cidade sem problemas, já que a maioria dos monumentos e os principais pontos turísticos da cidade são acessíveis a pé e estão situados em uma área relativamente pequena, no centro da cidade.

O que fazer em Dublin

Dicas de Turismo em Dublin
Dicas de Turismo em Dublin. Foto: Aitormmfoto / Shutterstock

Dublin Castle

Construído originalmente no século 13, o Dublin Castle serviu de fortaleza, prisão, casa do tesouro e da justiça e sede da administração inglesa durante 700 anos. Hoje, o castelo é aberto para visitação turística, além de receber eventos de estado e jantares presidenciais.

Saint Patrick’s Cathedral

A Saint Patrick’s Cathedral encontra-se no epicentro da história de Dublin e da Irlanda há mais de 800 anos. Nesse período, já foi visitada por algumas das figuras mais proeminentes do país e do mundo, como Oliver Cromwell, William of Orange, Rei James I, a Rainha Victoria e seu marido, o príncipe Albert.

A catedral abriga o corpo de Jonathan Swift, autor de “As Viagens de Gulliver” e decano da igreja. Os funerais de dois ex-presidentes da Irlanda, Douglas Hyde e Erskine Hamilton Childers, ocorreram na catedral em 1949 e 1974, respectivamente. Por fim, a igreja é considerada a Catedral Nacional da Irlanda. 

Guiness Storage House

Para os amantes de cerveja, essa é de fato uma parada obrigatória no destino. A fábrica da Guinness é uma das atrações mais conhecidade de Dublin.

Na verdade, você não poderá visitar a fábrica, e sim o grande depósito ao lado, a Guinness Storage House. Além de conhecer o processo de produção, o visitante também irá descobrir diversas curiosidades – como a origem do Guinness Book e o arrendamento da área por 9 mil anos – aprender como servir adequadamente um pint da cerveja e depois ainda bebê-lo.

Se sobrar tempo, dê uma passadinha no Gravity Bar, com visão panorâmica da cidade.

Temple Bar

A Temple Bar é uma região de Dublin que preserva o estilo medieval em suas ruas, estreitas e pavimentadas com pedras.

É uma ótima opção para quem deseja encontrar pubs, danceterias e restaurantes bacanas na cidade, além de observar a arquitetura das casas e a movimentação dos frequentadores. O lugar também abriga diversos centros culturais, como o Photography Centre, o Irish Film Institute e o Projects Arts Centre.

Grafton Street

Quem gosta de fazer compras não pode deixar de visitar a famosa Grafton Street, uma das principais e mais movimentadas ruas comerciais da cidade.

Localizada entre o parque St. Stephen’s Green e a Trinity College, esta rua reservada para os pedestres um ótimo local para uma caminhada e uma espiada nas vitrines das lojas. A Grafton Street funciona como um shopping a céu aberto e é um dos pontos mais agitados de Dublin.

Christ Church

Os documentos mais antigos dizem que a construção foi erguida por volta do ano 1030 para ser uma igreja viking e a última grande reforma aconteceu no final do século XIX, quando parte da estrutura do telhado estava caindo.

O local também expõe objetos históricos, como o prato de prata dado pelo Príncipe William III em 1697 e as velas usadas em 1689 quando as cerimônias em latim foram temporariamente retomadas.

Dublinia

O edifício foi construído no final do século XIX e sedia um museu sobre vikings e a idade média. O acervo conta com recriações de cenas do cotidiano de viking do século IX, de ricos comerciantes medievais e até mesmo as ruas de Dublin séculos atrás.

Trinity College

A universidade de maior prestígio no país foi fundada em 1592 e chama turistas pelas construções antigas, sendo que a biblioteca é o local mais procurado por sua beleza cinematográfica. São mais de 200 mil livros, incluindo exemplares da Idade Média, como o Book of Kells, escrito por monges celtas no século IX.

Outros lugares para conhecer em Dublin

  • Biblioteca Chester Beatty
  • Igreja de St. Audoen
  • General Post Office
  • Spire
  • O’Connell Street
  • O’Connell Bridge
  • Kilmainham Gaol
  • National Leprechaun Museum
  • Malahide Castle
  • Phoenix Park
  • Temple Bar
  • Guinness Storehouse
  • St Stephen’s Green
  • Grafton Street

Como chegar em Dublin

Irlanda
Dicas de Turismo em Dublin. Foto: Shahid Khan / Shutterstock

De avião

Não há voos diretos saindo do Brasil, por isso o viajante deve fazer escala em outra cidade europeia, como Amsterdã, Madrid, Londres ou Frankfurt. Quem já estiver no continente tem a opção de voar com as companhias low-cost. O aeroporto de Dublin está localizado cerca de 10 km do centro e oferece transporte por ônibus e táxi.

Há várias opções de companhias aéreas e a maioria das escalas passa por Paris (Air France), Amsterdã (KLM), Frankfurt (Lufthansa) e Londres (British Airways), mas também é possível via Lisboa (TAP) ou Madri (Iberia).

Vale lembrar que Dublin está localizada em uma ilha, portanto existe uma maneira de chegar na Ilha a não ser avião.

Melhor época para visitar Dublin

Dublin
Dicas de Turismo em Dublin. Foto: Wackenberg / Shutterstock

Se a intenção é encontrar uma cidade com festivais, vá entre os meses de maio e outubro, que são considerados os meses mais quentes mesmo a temperatura variando de 6°C a 20°C. De novembro a abril os termômetros costumam registrar entre 2°C e 12°C.

É importante levar roupas e sapatos impermeáveis porque as chuvas na região são frequentes.

Onde se hospedar em Dublin

Dublin
Dicas de turismo em Dublin. Foto: A G Baxter / Shutterstock

A capital da Irlanda é divida pelo rio Liffey e é separada por 21 distritos. O centro da ciade é conhecido como D01 (Dublin 1) e oferece muita opção de hotéis, como o Jurys Inn Parnell e o Riu Plaza The Gresham.

Esse é de fato o local mais bem localizado na cidade, porém existem outras opções bem interessantes na região, como o Stephen’s Park e a Rathmines.

Confira aqui um guia completo de onde se hospedar em Dublin.

Links úteis para sua viagem em Dublin

Foto: mady70 / shutterstock

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em Dublin que certamente vai te ajudar no planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Dublin. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para Dublin

MaxMilhas é certamente uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos.

Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Tours

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima