Vai atravessar a fronteira de ônibus ou em carro particular? Veja quais são os documentos exigidos na imigração

Atravessar a fronteira entre o Brasil e algum outro país da América Latina, como Argentina, Uruguai e Paraguai, é um ato comum para muitos brasileiros, porém ainda inexplorado para outros. De fato é algo simples, que costuma ser um pouco mais complicado somente para entrada no Chile, mas no que diz respeito à documentação é preciso tomar um certo cuidado para não ter a entrada barrada.

Está prestes a travessar e fronteira e não sabe quais documentos levar?

Descubra a seguir.

Os documentos exigidos para atravessar a fronteira do Brasil


Quando falamos de atravessar a fronteira, estamos nos referindo a fazer isso por meio terrestre, ou seja: de ônibus ou de carro, sendo esse alugado ou não.

A documentação exigida varia um pouco de acordo com a “modalidade”:

Documentos exigidos para atravessar a fronteira de ônibus

Para quem chega aos países vizinhos de ônibus, portar a carteira de identidade (RG) dentro da validade já costuma ser suficiente, considerando que brasileiros não precisam do passaporte para circular pela América Latina, o que inclui os países fronteiriços.

Por outro lado, se você tem um passaporte válido, leve na viagem com você, pois pode ser útil principalmente para conseguir um carimbo a mais.

Documentos exigidos para atravessar a fronteira de carro

Já para quem vai passar pela fronteira de carro, a lista de documentos se torna um pouco maior, seja ele próprio ou alugado.

Ela inclui:

  • Carteira de identidade válida de todos os passageiros;
  • Passaporte, opcional, desde que dentro da validade (leve se quiser obter um carimbo);
  • CNH do motorista (não é aceita como documento de identificação, como o RG);
  • Documentos do carro, incluindo comprovante de aluguel, se for o caso;
  • Carta Verde.

A Carta Verde nada mais é do que um seguro que deve ser contratado para que seja permitido dirigir no Mercosul, fornecendo auxílio em casos de acidente, e não possui um valor exato (ele irá depender da quantidade de dias que compõe a viagem). Informe-se com a sua locadora de veículo a respeito, ou procure uma corretora se for viajar com carro próprio.

OBSERVAÇÃO: crianças atravessando a fronteira também devem portar documento de identificação, sendo o RG o mais comum. Se estiverem viajando somente com a mãe, devem ainda portar uma autorização do pai reconhecida em cartório, bem como o contrário (se estiver viajando com o pai, a mãe deve autorizar. Ambos devem escrever uma autorização se a viagem do menor for com terceiros).

Outros documentos importantes para atravessar a fronteira


Além dos documentos mencionados acima, há outros que podem ser importantes para sua entrada em países vizinhos.

Se for viajar com eletrônicos, por exemplo, como notebook, leve a nota fiscal com você, para evitar problemas na imigração. O cartão de imigração (também chamado de tarjeta migratória), fornecido pela polícia internacional, também deve ficar por perto, muito bem guardado, para ser apresentado na hora de sair do país visitado.

Ele é válido por 90 dias, podendo se renovado, e pode ser substituído pelo carimbo no passaporte. Cada pessoa dentro do veículo deve portar um ou outro comprovante de entrada no país.

O processo de entrada, por sua vez, costuma ser rápido e sem muita burocracia, exceto para território chileno, quando costuma ser mais demorado. Via de regra, as etapas incluem passar pela imigração para identificação (indo de carro ou de ônibus) e pela aduanda pra registrar o carro e o que está sendo transportado dentro dele.

Alguns itens são proibidos, a exemplo de carnes, derivados de leite e vegetais, por isso não estranhe se pedirem para revistar o carro e toda a sua bagagem. Essa, por sinal, é uma etapa que varia de acordo com o oficial que fizer o atendimento: alguns podem olhar somente “por cima”, enquanto outros de fato irão abrir cada mala e compartimento.

Para saber mais sobre os documentos necessários para atravessar a fronteira, visite os sites abaixo, relacionados à travessia para Argentina e Chile (caso um deles seja seu país de destino): http://www.gendarmeria.gov.ar/pasos/index.html

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Roteiro na Espanha revive as andanças e aventuras de Dom Quixote

Artigo anterior

Certificado internacional de vacinação agora é emitido pela internet

Artigo seguinte

Você pode gostar