Veja a lista completa com os documentos necessários para alugar um carro no Brasil

O processo para alugar um carro no Brasil não costuma envolver muita burocracia, mas há etapas que precisam ser cumpridas, como a apresentação dos documentos obrigatórios. Quer saber quais são eles? Faça um check-list para ver se possui toda a documentação em mãos, podendo assim alugar um veículo sem ter problemas com a locadora, ou seja: uma recusa em seu pedido.

Como bônus, vamos fornecer também algumas dicas gerais para que a locação comece e termine bem.

Saiba quais são os documentos que você deve ter em mãos para alugar um carro no Brasil


Foto: Divulgação

Carteira Nacional de Habilitação

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como não poderia deixar de ser, é um documento obrigatório para alugar um carro no Brasil, devendo estar devidamente válida e dentro do seu prazo de vencimento.

Uma CNH que fuja dessas regras não será aceita pelas locadoras, bem como a licença de um ano fornecida aos novo motoristas. E atenção: se mais alguém for dirigir o carro, é preciso que essa pessoa também apresente sua carteira de motorista.

Documento de Identificação Original

A Carteira de Identidade também é obrigatória, muitas vezes junto ao CPF (na dúvida, tenha os dois em mãos).

Eles serão úteis tanto para sua identificação quanto para que seja possível à locadora verificar se há alguma restrição em seu nome, pois esse costuma ser um dos critérios para a locação ser ou não liberada.

Por outro lado, há empresas que não alugam carros para pessoas inadimplentes e também não fazem essa checagem de CPF, portanto busque você mesmo fazê-la para evitar imprevistos.

Comprovante da Reserva

Você fez sua locação pela internet, para então se dirigir a uma loja da sua locadora? Então não se esqueça de imprimir o comprovante, pois ele também é tratado como documento, além de ser fundamental para que você desfrute dos benefícios que a empresa tem a oferecer aos seus clientes.

Cartão de Crédito

Por fim, outro documento necessário para alugar um carro no Brasil é o cartão de crédito, obrigatório para o pagamento da taxa de caução. Ele deve, portanto, estar dentro da validade e com limite disponível, além de ter o locatário como titular.

No caso da locação em si, o pagamento pode ser feito via crédito, débito ou dinheiro, basta verificar com a locadora escolhida. Ao final do contrato, o valor de caução é automaticamente devolvido.

Dicas essenciais para alugar um carro no Brasil


Foto: Divulgação

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para alugar um carro no Brasil, chegou a hora de conhecer umas dicas extras para não passar por problemas nesse processo.

E a primeira delas é: verifique a idade mínima com a sua locadora.

Para algumas, basta o locatário ser maior de 18 anos, devidamente habilitado (CNH definitiva) e possuir um cartão de crédito, enquanto que para outras a locação só é permitida para quem possui 21 anos ou mais.

Outra dica importante é voltada para a questão do combustível: você sempre irá alugar um carro com o tanque cheio, e espera-se que o devolva da mesma forma.

Mas tudo bem se isso não acontecer, basta conversar com a empresa, de preferência com antecedência: há contratações específicas que podem ser feitas a esse respeito, bem como valores a serem pagos, proporcionais aos litros que faltam para encher o tanque na devolução.

O carro também será alugado impecavelmente limpo, então por que devolvê-lo sujo, não é mesmo? Zele por esse bem, mesmo que ele não seja seu, inclusive em relação a acidentes.

Mas, como alguns imprevistos sempre aparecem, como uma batida causada por outro motorista ou um pneu furado, é importante que você leia atenciosamente no contrato o que deve ser feito, pois muitas vezes, a depender do que ocorreu, o seguro faz a cobertura, não sendo preciso nem mesmo usar sua caução.

Viu como é simples alugar um carro no Brasil?

» Como funciona alugar no Airbnb?
» Como reservar hotel pelo Booking.com
» 5 sites de viagens para você viajar gastando bem menos
» 8 sites de viagens que todo viajante deveria acompanhar

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Conheça o primeiro grupo só de mulheres a cruzar a Antártica

Artigo anterior

Ilha de Alcatrazes é aberta para visitação no litoral de SP

Artigo seguinte

Você pode gostar