Com seus charmosos tijolos em tons rosa, Toulouse é uma das cidades mais encantadoras para conhecer na França

Conhecida como “cidade rosa”, por conta de suas construções feitas com tijolos terracota em tons rosados, Toulouse é a capital do departamento de Haute-Garonne e é dos destinos para conhecer no sul da França mais agradáveis. Sua região central tem áreas consideradas Patrimônio Mundial da Unesco, como a esplendorosa Basílica de Saint- Sernin de Toulouse. O prédio data do período medieval, tendo sido construída no século IV e aperfeiçoada ao longo dos séculos. A base da construção de pé nos dias de hoje foi consagrada 1180. Seu interior tem um dos mais belos acervos de obras de arte sacra, com obras em estilo romanesco que datam da Antiguidade.

Outro ponto interessante para conhecer em Toulouse é o Capitólio, a área central que guarda alguns dos mais importantes prédios da cidade, como o Theatro do Capitólio, além de praças, parques, restaurantes e museus. É uma área que merece, ao menos, uma tarde de seu roteiro. O Museu dos Agostinhos é um dos templos culturais e o 3° mais antigo da França, com um rico acervo que conta com estátuas que da Idade Média até o século XX. Além disso, o prédio, em estilo neogótico, conta com um rico acervo de mobiliário e pinturas.

Quem busca atrações para conhecer em Toulouse em 2 dois, não pode deixar de fora o Jardim des Plantes, que ganhou seus primeiros contornos em 1730, tendo sido aperfeiçoado em 1794, pelo paisagista e botânico Philippe-Isidore Picot de Lapeyrouse. O espaço é um dos mais encantadores, com espécies raras, muitas cores e um ótimo local para passear em família ou em casal durantes as tardes.

Encerrando a lista de lugares imperdíveis para conhecer Toulouse, não podemos deixar de fora o Museu e Planetário Cidade Espacial, um espaço construído próximo ao centro de tecnologia aeroespacial da região, este espaço contém um dos maiores planetários do país, permitindo que os turistas conheçam mais sobre nosso universo. É um passeio ideal para realizar, especialmente se você viaja com crianças e adolescentes.

O que fazer em Toulouse


Foto: Pierre-Selim / Flickr

Basílica de Saint- Sernin de Toulouse

Não dá para visitar Toulouse e deixar de incluir no roteiro uma visita à esta basílica, uma das mais antigas do sul da França. Com acabamento neogótico, cercada por ruas repletas de charmosos restaurantes e um interior decorado com obras de arte sacra que lhe renderam o título e Patrimônio Mundial da Unesco, é uma atração fundamental por sua importância histórica e por estar em uma área tão agradável e rica da cidade.

Capitólio de Toulouse

Explorar a área central de Toulouse é obrigação para quem visita o destino. Com prédios e construções construídos com tijolos de terracota vermelha, o comércio e as casas ganham um charmoso tom cor-de-rosa. Antigas construções da época do Império Romano ainda resistem ao tempo espalhadas pela área, assim como jardins, parques e fontes. Vale a pena investir uma tarde caminhando por aqui.

Museu dos Agostinhos

O prédio deste importante museu data de 1309 e seu acervo atravessa séculos de história francesa, mediterrânea e mundial. Com estátuas milenares, quadros dos mais diversos movimentos artísticos, como o romantismo e peças medievais, o terceiro museu mais velho da França é parada obrigatória. Conta com peças de  Philippe de Champaigne, Louise Moillon, Aelbert Cuyp e Neri di Bicci.

Jardim des Plantes

Quem busca relaxar em um dos cenários mais coloridos de Toulouse deve apreciar uma tarde neste grande Jardim Botânico, um dos mais antigos e completos da França. Com espécies tropicais, asiáticas e uma rica coleção européia, seus gramados salpicados de flores coloridas são um convite ao piquenique.

Museu de História Natural

O Museu de História Natural de Toulouse tem um dos maiores e mais antigos da França, tendo sido fundado em 1796, durante o período da Revolução Francesa e das Guerras Napoleônicas. Tem mais de 2,5 milhões de peças em exibição, que ajudam a retratar a diversidade natural e humana do planeta.

Mercado Victor Hugo

Para experimentar os sabores naturais e mais deliciosos da gastronomia francesa, não deixe de explorar os corredores deste antigo mercado, que comercializa queijos, vinhos, pães, massas, frutas e uma infinidade de produtos fresquinhos. Também dispõe de restaurantes, alguns mais sofisticados e outros com preços mais acessíveis.

Museu e Planetário Cidade Espacial

Toulouse é um dos polos tecnológicos mais importantes da França, com um amplo setor de aviação e exploração espacial. Por isso, a cidade tem um dos maiores museus dedicados ao universo, onde o turista pode explorar um grande planetário e mergulhar nos mistérios dos planetas de nossa galáxia. É possível entrar dentro de naves espaciais, conhecer as roupas dos astronautas e compreender o desenvolvimento tecnológico da humanidade.

Outros lugares para conhecer em Toulouse:

– Convento dos Jacobinos
– Teatro do Capitólio
– Pont Neuf

Como chegar em Toulouse


Foto: schiegg / Pixabay

A maneira mais rápida de chegar em Toulouse é pelo Aeroporto Toulouse–Blagnac (TLS), com voos para diferentes capitais europeias.

De trem, a cidade é servida pelo eficiente sistema de ferrovias francês, com conexão para outras capitais nacionais e internacionais, sendo a Estação Central da Ferrovia Toulouse-Matabiau a principal porta de entrada deste meio. Por fim, é possível acessar Toulouse saindo de Paris de carro, pela rodovia A20, em uma viagem de 7h.

Melhor época para conhecer Toulouse


Foto: bomhehe100 / Pixabay

A cidade desfruta de um clima com influências mediterrânea e oceânica. O verão (de junho a setembro) é seco e quente, ao passo que o inverno (de dezembro a março) é relativamente ameno.

A melhor época para conhecer Toulouse é entre abril e outubro, quando as temperaturas estão mais agradáveis.

Onde se hospedar em Toulouse


Foto: Frédéric Neupont / Flickr

A melhor opção de onde ficar em Toulouse é o Capitole, um dos bairros que correspondem a zona central da cidade. O Ibis Styles e o Villa du Taur tem uma das localizações mais bem avaliadas na cidade.

Já quem busca opções baratas para se hospedar, uma dica é o Royal Wilson.

» Dicas para planejar sua primeira viagem à França
» 6 dicas de passeios imperdíveis para fazer em Paris
» Passeios bate e volta partindo de Paris
» Roteiro no sul da França: combine as regiões da Riviera e Provence num mesmo passeio

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Dicas de turismo em Washington

Artigo anterior

Afinal de contas, por que o turismo?

Artigo seguinte

Você pode gostar