Dicas para planejar sua primeira viagem a Turquia

Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua primeira viagem à Turquia pode oferecer

A Turquia, além de ser um dos grandes berços da civilização, concentra algumas das mais belas e exóticas paisagens do planeta. São lindas praias, uma deliciosa gastronomia, desertos, florestas, montanhas e cenários deslumbrantes que fazem com que o país atraia cada vez mais turistas do mundo todo.

Rodeada de exotismo e lugares fascinantes, a Turquia, diferente do que muitos imaginam, também é um país muito seguro e que oferece uma excelente infraestrutura aliada a um rico legado cultural e histórico.

Com uma localização privilegiada e com uma extensão territorial gigantesca, que se estende do Mar Mediterrâneo ao Mar Negro com áreas na Europa e na Ásia, o país é um dos destinos mais surpreendentes que você poderá visitar.

Para quem já se convenceu de que a Turquia é um destino que merece uma visita, vale a pena se informar sobre os principais cuidados antes de embarcar ao país. Confira as melhores dicas para planejar sua primeira viagem a Turquia.

Leia também:

Melhor época para visitar a Turquia, Istambul e outros destinos turcos
Explorando a Turquia, descubra o que ver e fazer no país mais exótico da Europa
Capadócia: descubra o que fazer no coração da Turquia
Conheça os luxuosos hotéis instalados em cavernas na Turquia

Quais documentos apresentar?

Foto: Divulgação Guia na Turquia

Para entrar na Turquia a turismo e com permanência de até 90 dias não é necessário visto, apenas um passaporte com validade de no mínimo três meses. Além disso, é importante ter em mãos:

  • A reserva dos hotéis garantindo sua hospedagem;
  • Recursos financeiros que possam garantir sua estadia no país;
  • Comprovantes de passagens aéreas de ida e volta para o Brasil.

Qual moeda levar?

A moeda usada na Turquia é a Lira Turca. No Brasil, não é fácil encontrar a Lira Turca em uma casa de câmbio – se encontrar, os valores não costumam compensar muito. A melhor dica é comprar Euros ou Dólares e trocá-los posteriormente em uma casa de câmbio na Turquia. Embora não faça parte da União Européia, o Euro é bem aceito em Istambul.

Você também pode utilizar os cartões de crédito e débito internacionais – esses cobram o IOF a cada compra ou saque realizado, mas também são amplamente aceitos no país. Lembre-se sempre de se informar sobre as taxas para saber exatamente qual opção compensa mais na data da sua viagem.  

Idioma

A língua oficial é o turco, mas o inglês é muito bem falado em diversos locais, então quem domina este idioma conseguirá se comunicar tranquilamente ao visitar o país.  

Qual a melhor opção de transporte dentro do país?

Foto: Divulgação Guia na Turquia

A Turquia é um país grande e oferece diversas opções de transporte coletivo, seja ônibus, barcos, aviões ou trens. As possibilidades são muitas e você certamente não terá grandes dificuldades para se deslocar e conhecer novos lugares por lá.

Os ônibus que vão de uma cidade a outra são confortáveis e possuem, muitas vezes, serviço de bordo. As principais companhias que operam no país são: Kâmil Koç, Metro Turizm, Ulusoy e Varan Turizm.

Já de avião, a principal companhia aérea que decola para várias regiões turcas é a Turkish Airlines, mas existem várias outras que oferecem voos, inclusive mais baratos, como Pegasus Airlines, Anadolu Jet, Sun Express Airlines, Atlasjet e Onur Air.

Em Istambul o transporte público funciona bem e, como as atrações na cidade são bastante próximas, caminhar por suas ruas pode ser bastante agradável.

Se você está viajando pela primeira vez para a Turquia e está inseguro em se locomover por lá, a agência Passeios em Istambul oferece visitas a lugares exclusivos do país com guias que falam português.

Como devo me vestir na Turquia?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre as vestimentas que devem usar a uma visita à Turquia. Fique tranquilo, pois não há restrições quanto às roupas. Apenas para entrar nas mesquitas é necessário que as mulheres cubram as pernas, ombros e cabelos.

Qual a melhor época para visitar a Turquia?

Foto: Divulgação Guia na Turquia

Na primavera, que vai de abril a maio, as cidades da Turquia ficam floridas e repletas de tulipas, um verdadeiro show de cores e aromas.

Já durante o outono, período que vai de setembro a outubro, as temperaturas ficam mais amenas e o clima mais sereno, porém esta é a época em que as atrações recebem menos visitantes e as cidades ficam menos lotadas.

Para quem curte um clima alegre e cheio de sol, o verão, que vai de julho a julho, dá de presente ao visitante belíssimos dias que só escurecem por volta das 21h30. Em cidades como Istambul não faz tanto calor e, às vezes, é necessário até sair de casa com um casaquinho leve.

O inverno turco é bastante frio, úmido e pode até revelar nevascas, por isso prepare o casaco se for ao país durante este período do ano, que vai de novembro a fevereiro.

Está pensando em visitar a Turquia pela primeira vez? Conheça a agência Passeios em Istambul que oferece passeios exclusivos pelos destinos turcos, com guias que falam português e conhecem cada canto especial do país. A agência também faz toda a assessoria para antes e durante viagem, facilitando o atendimento com passeios personalizados conforme o seu perfil.

+ Info

Passeios em Istambul
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site: www.passeiosemistambul.com

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.