Lugares para conhecer na Vila de Trindade, em Paraty

A pequena vila fica bem próxima da cidade de Paraty e reúne belas praias muito procuradas por surfistas, e uma incrível piscina natural

Foto: Chostakovis / Wikimedia Commons

Localizada no município de Paraty no litoral sul do Rio de Janeiro, a simpática vila de Trindade está em uma região tranquila, onde a natureza preservada se torna o principal atrativo do destino. Essa é uma das poucas áreas do país onde ainda existe uma grande faixa da mata atlântica quase intocada, com árvores nativas, cachoeiras e uma diversidade de fauna abundante.

O ambiente em Trindade é bem rústico, o vilarejo tem poucas ruas e uma infraestrutura bem simples com poucas opções de restaurantes, campings e pousadas espalhadas pelo centrinho e pelas praias que tem fácil acesso. As praias mais próximas a vila são a Praia do Cepilho, a Praia de Fora, Praia dos Ranchos e a Praia do Meio. Já a praia e a Piscina Natural do Cachadaço são mais distantes, e o turista necessitam realizar uma caminhada de aproximadamente 1 hora em trilha de fácil acesso.

Outros atrativos naturais como a Cachoeira do Pontal e a Pedra que Engole também valem a visita. Assim podemos definir Trindade como um destino turístico para quem não liga para requinte e prefere o contato rústico com a natureza. Na vila não há caixa eletrônico de banco e o posto de gasolina mais próximo fica a cerca de 11 km na estrada, no sentido Paraty.

Leia também:

Atrações turísticas em Paraty, paraíso cultural na Costa Verde
Itacuruça, entrada para a magnifíca Costa Verde no RJ

Viaje para Angra dos Reis e aproveite o melhor da região
Os melhores passeios para fazer em Angra dos Reis
Ilha Grande um paraíso no Rio de Janeiro

O que fazer:

Foto: Tatanya123 / Wikimedia Commomns

– Praia do Cepilho

Paraíso dos surfistas, a praia do Cepilho tem muitas ondas e correnteza forte. Apesar de muito bonita, a atração não é muito indicada para banho.

– Piscina Natural do Cachadaço

Protegida do mar aberto por grandes pedras, a piscina natural do Cachadaço é indicado para quem pretende praticar o snorkeling, pois além de águas calmas, encontram-se peixes de várias espécies e cores.

– Praia do Meio

É também considerada uma das praias mais lindas de Trindade, sendo interrompida por uma formação rochosa de onde é possível ver as outras praias da cidade e o mar aberto. Não possui uma estrutura turística muito completa, contando com bares e com área para camping. Porém, é indicada como um lugar para se comer bem.

– Praia do Cachadaço

A praia possuí uma larga faixa branca de areias brancas e mar cristalino. No final da praia é possível pegar a trilha para a famosa piscina natural do Cachadaço.

– Cachoeiras e Pedra que Engole

Muito procurada, essa é uma atração muito divertida para os corajosos, pois para ser “engolido”, a pessoa deve entrar em meio as pedras, em uma passagem de água, e escorregar de baixo de uma delas. Próximo existem outras opções com poços de águas cristalinas e pequenas cachoeiras. O Acesso pode ser feito por trilha, partindo da Praia do Meio.

Como chegar:

Foto: Tomás R M de Paula / Wikimedia Commons

Para quem vai até Paraty siga pela rodovia Rio-Santos em direção a Ubatuba SP e no Bairro do Patrimônio (Município de Paraty) entre por uma estrada asfaltada, suba uma pequena serra e no topo existe uma bifurcação, siga em frente desça a serra até chegar na vila. Se você está indo de Ubatuba para Trindade siga pela rodovia Rio-Santos em direção a Paraty RJ, fique atento logo após passar a divisa do Estado de São Paulo com o Rio de Janeiro.

No bairro do Patrimônio (Município de Paraty) entre a direita por uma estrada asfaltada, suba uma pequena serra e no topo existe uma bifurcação, siga em frente e desça até chegar a vila, ande por alguns metros assim que chegar na Vila.

Melhor época para conhecer:

A melhor época para conhecer o vilarejo é entre março e dezembro, para fugir das chuvas de verão e dos preços um pouco mais altos. Já para curtir uma das mais famosas festas literárias do mundo, que fica em Paraty, o ideal é ir entre o final de junho e começo de julho, quando ocorre a Feira Literária de Paraty. Um bom mês para preços mais baratos e tempo firme são os meses de setembro à novembro.

Onde se hospedar:

Encontre hospedagens na cidade do Paraty aqui.


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *