Lugares para conhecer no Rio Grande do Sul

Foto: Diego Bezerra / Flickr

O Rio Grande do Sul impressiona seus visitantes com a quantidade de belezas naturais e atrações turísticas disponíveis em todo o estado

A população do Rio Grande do Sul é formada por descendentes de portugueses, espanhóis, alemães, italianos e poloneses, essa mescla gigante de diferentes culturas . Ainda é possível encontrar falantes de dialetos italianos e alemães em algumas regiões do estado, especialmente na Serra Gaúcha.

O estado possuí 497 municípios com inúmeras possibilidades de turismo. A capital Porto Alegre com mais de 1,5 milhões de moradores respira cultura e lazer oferecendo uma gama de atrações. Para se ter uma ideia, a cidade possui 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 teatros e 64 salas de cinema, sem contar as casas de espetáculos inseridas na rota de shows nacionais e internacionais.

Os cenários e as belas paisagens da Serra Gaúcha, dão a impressão de estar em algum lugar da Europa sem sair do Brasil. Além das belezas naturais, a rica gastronomia combinado aos vinhos produzidos no estado e o clima friozinho característico da região (com direito a neve em alguns meses do ano), se tornaram uma combinação perfeita que atraem milhares de turistas a alguns municípios do estado situados próximos a Serra Gaúcha, entre eles, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi e Nova Petrópolis.

No interior do Rio Grande do Sul paisagens formadas por gigantescos paredões formam impressionantes cânions e vales do Parque Nacional de Aparados da Serra, destino indicadíssimo a amantes da natureza e aventureiros. A porta de entrada é a charmosa cidade de Cambará do Sul e o grande destaque da região é o Cânion Itaimbezinho, com 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão.

O litoral do Rio Grande do Sul também oferece paisagens de tirar o fôlego. O município de Torres no extremo norte do estado é a única praia do litoral gaúcho onde é possível visualizar paredões rochosos em sua orla. Do alto, amantes do voo livre tem a emoção de ver a beleza das praias saltando pela rampa do Morro do Farol. Quem percorre o litoral sul encontra um litoral gigantesco de quase 600 km, formando uma linha quase reta sem morros ou penínsulas.

Confira as melhores dicas para aproveitar os pontos turísticos do Rio Grande do Sul:

 

Porto Alegre:

Lugares para conhecer em Porto Alegre

Serra Gaúcha:

12 hotéis e pousadas para conhecer na Serra Gaúcha
Viajando para a Serra Gaúcha, o que fazer na região
Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha
Hotel Sky arquitetura européia na Serra Gaúcha
Com pistas de ski e snowboard, parque de neve é atração em Gramado
– Rota dos vinhos em Bento Gonçalves

Três Coroas:

– O fascinante templo budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling em Três Coroas, Rio Grande do Sul

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.