Lugares para conhecer em Vitória

Erguida entre as águas claras do Atlântico e as montanhas altas presente em toda a região, a capital capixaba tem climas tropicais durante todo o ano, e é uma ótima opção para quem adora curtir praias, história e gastronomia

Foto: Filipe Frazao / Shutterstock

Fundada em 1551 Vitória possuí um centro histórico mais antigo do que São Paulo e Ouro Preto (MG). A cidade pode ser dividida basicamente em três núcleos turístico, começando pelo centro (cidade alta), onde se concentram construções históricas em excelente estado de preservação, como a Catedral Metropolitana, o Theatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta – uma das sedes do governo.

A segunda parte é o bairro da Praia do Canto, que oferece a melhor estrutura para viajantes. Nesta parte da cidade encontram-se diversos hotéis, restaurantes e lojas. Por último, a Praia de Camburi, a mais famosa e movimentada da cidade – também com alta concentração de opções gastronômicas e hospedagens. Dali também saem diversas escunas de passeios.

Construída entre o mar e a montanha, Vitória possuí diferentes escadarias que ligam a parte alta e baixa da cidade. Entre as diversas escadas que embelezam o centro está a Maria Ortiz, a mais conhecida de todas. O nome é uma homenagem a um dos maiores ícones nas lutas contra os invasores holandeses, em 1625.

A culinária capixaba tem um diferencial em relação aos demais pratos típicos regionais do Brasil. A comida oferecida em Vitória, assim como nos demais municípios do Espírito Santo, é produto de um mix especial de culturas, tanto dos colonizadores europeus quanto dos índios e africanos. Entre os pratos típicos mais famosos estão a Torta Capixaba e a Moqueca Capixaba, além da Muma de Siri e a Caranguejada.

O que fazer em Vitória


Foto: Vitor Jubini / MTur

Praias

A Praia de Camburi é a principal praia de Vitória, com 6 km de extensão. Concentra atividades culturais e esportivas, promovidas pela prefeitura de Vitória. Aqui, você encontra várias opções de hotéis, quiosques, restaurantes e bares que, geralmente, tem como prato principal a moqueca e a torta capixaba.

Ao lado do Iate Clube do ES a Praia do Canto está no bairro mais charmoso de Vitória e possui um calçadão que é muito movimentado por caminhantes.

Na Ilha do Boi estão as melhores praias da cidade, com as águas mais limpas e sossegadas da capital. Perto da Ilha do Boi estão as Ilhas Galheta de Dentro e de Fora e a Ilha Rasa.

Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta é a sede do poder executivo do estado do Espírito Santo. O palácio localiza-se exatamente a frente do Porto de Vitória.

Convento São Francisco

O Convento São Francisco começou a ser construído no final do século XVI pelos padres franciscanos frei Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, demarca o espaço do que foi o primeiro Convento Franciscano construído na Região Sul do Brasil colônia.

Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo

O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682 por padres carmelitas, sua arquitetura possuí estilo colonial, com linhas barrocas.

Catedral Metropolitana de Vitória

Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984. A catedral é um dos monumentos monitorados nas visitas guiadas, que são realizadas gratuitamente ao Centro Histórico de Vitória.

Associação das Paneleiras de Goiabeiras

A Associação já se tornou um dos pontos turísticos da cidade, sendo visitada, regularmente, por turistas interessados em adquirir as peças e ver como as mesmas são confeccionadas.

Outros atrativos turísticos em Vitória

  • Parque da Pedra da Cebola
  • Capela de Santa Luzia
  • Mosteiro Zen Morro da Vargem
  • Parque Botânico Vale
  • Casa Porto das Artes Plásticas
  • Theatro Carlos Gomes
  • Basilica de Santo Antônio
  • Praça dos Namorados
  • Parque da Fonte Grande
  • Terceira Ponte
  • Parque Moscoso
  • Ilha do Boi
  • Projeto Tamar Vitória
  • Parque Moscoso
  • Pier de Iemanjá
  • Planetário de Vitória

Como chegar em Vitória


Foto: Tiago Pinheiro / Shutterstock

De avião

O Aeroporto Eurico Salles opera voos diretos entre a capital do Espírito Santo e capitais as regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

De carro

Do Rio de Janeiro: 533 km pela BR-101
De Belo Horizonte: 544km entrada pela rodovia BR-262
Da Bahia o acesso é feito pela BR-101, que atravessa todo o litoral.

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Vitória, vale ligar na rodoviária da capital.
Rodoviária de Vitória
Tel: (27) 3203-3666

Melhor época para visitar Vitória


Foto: Marcelo Moryan / MTur

Com temperaturas médias em torno de 24°C, a capital capixaba tem clima tropical e está apta para receber turistas durante todo o ano. O verão é a época que mais recebe turistas e consequentemente a capital fica mais movimentada. Durante as férias e festas de fim de ano, a Praia do Camburi costuma ser palco de grandes apresentações musicais e torneis esportivos.

O clima tropical continua presente durante o inverno e raramente faz frio na cidade. Nessa estação, a temperatura média de Vitória varia entre 18°C e 26°C. O período com mais possibilidades de chuva vai de novembro a janeiro.

Onde se hospedar em Vitória


Encontre hospedagens no Vitória aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.