Lugares para conhecer em Ushuaia

Com paisagens naturais de encher os olhos de qualquer um, a cidade mais austral do planeta é a pedida certa para quem gosta de aventura e experiências inesquecíveis

Foto: leonardospencer / iStockphoto

Depois de visitar Ushuaia fica difícil imaginar que no passado a localização do destino foi uma área onde nenhuma pessoa queria viver. A história da cidade começa com a construção de um presídio de segurança máxima, que abrigou alguns dos presos mais perigosos da Argentina e serviu como o principal meio de povoar essa região inóspita do arquipélago da Terra do Fogo.

Hoje as antigas celas abrigam apenas vestígios da história de um passado um tanto sombrio, que pode ser visitado no atual Museu do Fim do Mundo. A atração fica na Av. Maipu, 173, bem próximo da Av. San Martín, a mais famosa da cidade, onde também estão localizadas as melhores opções hoteleiras e gastronômicas, além de inúmeras agências de passeios e lojas que vendem roupas, equipamentos de aventura, souvenirs e produtos de marcas conceituadas.

A fama da cidade foi concebida não somente pelas histórias, mas também por Ushuaia ser considerada a cidade mais austral do mundo. Informação um pouco contraditória, já que o pequeno povoado de Porto Williams, do lado sul chileno, está localizado em um ponto ainda mais ao sul, apesar de não ser considerada um município.

Como se não bastasse esses fatos curiosos, Ushuaia está cercada por cenários naturais de cair o queixo. O destino foi erguido margeado pelas águas do Canal de Beagle e cercada por montanhas e bosques patagônicos. Nos dias mais frios, todo o cenário ganha um charme ainda mais especial devido a neve acumulada em seus montes, ruas e partes altas da cidade. Fenômeno muito comum durante o outono e inverno.

Outra atração apaixonante é feita com os pinguins, leões marinhos e baleias que passam boa parte do ano vivendo nessas águas geladas. Para ter essa experiência única, você pode optar por alguns passeios náuticos que partem pelo Canal de Beagle ou navegando até a Ilha Martilho, que se destaca por habitar colônias com milhares de pinguins.

O Parque Nacional Terra do Fogo também está entre os passeios imperdíveis para fazer em Ushuaia. A enorme reserva protege uma impressionante área verde formada por montanhas, praias e formidáveis lagoas. Com sorte você pode esbarrar com alguns animais silvestres andando sem medo pelas pistas e trilhas do parque. São raposas, guanacos, lebres, pica-pau (chamado de pássaro carpinteiro), além de outras espécies de aves.

No inverno, os centros de esquis mais tradicional de Ushuaia abrem as portas para temporada. É nessa época que os turistas que chegam ao “Fim do Mundo” aproveitam a neve brincando e praticando atividades como esqui e snowboard.

A noite em Ushuaia pode ser desfrutada nos pubs e restaurantes tradicionais com climinha de cidade do Fim do Mundo. Para os baladeiros de plantão, as melhores opção são as casas noturnas e alguns espaços que oferecem música ao vivo como a casa Jaggers e a renomada franquia do Hard Rock Café.

Separe algumas horinhas do seu roteiro de viagem para contemplar as vistas impressionantes da cidade, disponíveis em diversos pontos da orla e nas estradas. Além disso você pode visitar a famosa placa do Fim do Mundo, próximo ao cais e ainda levar um pinguim carimbado no seu passaporte. É possível escolher outras duas opções de desenhos no Centro de Informações Turísticas, localizado em frente a feira de artesanato da orla.

Leia também:
Ushuaia: o que fazer a noite
Onde ficar em Ushuaia: dicas de hotéis e pousadas
Embarque pelo Trem do Fim do Mundo em Ushuaia
Descubra a melhor época para visitar a Patagônia Argentina

O que fazer em Ushuaia:

Foto: Bar Portnoy / Shutterstock

– Parque Nacional Terra do Fogo

O parque fica a aproximadamente 12km do centro de Ushuaia e oferece algumas atrações diferentes que podem ser conhecidas durante uma tarde. Você pode iniciar o tour embarcado no simpático Trem do Fim do Mundo, que circula 7 km do parque, passando por algumas das vistas mais emblemáticas da famosa área. Depois você pode percorre o começo da Ruta 3, passando pelas praias espalhadas pela costa, observar o majestoso Cerro Bellavista e conhecer o belíssimo Lago Roca.

– Laguna Esmeralda

A mais famosa das lagoas próximas de Ushuaia não poderia ter nome melhor. Para chegar até a atração é necessário percorrer uma trilha de nível médio que passa por três áreas com diferentes tipos de vegetação: a primeira um campo aberto cercado por montanhas, a segunda em um bosque e a terceira e última, um campo de turbas, uma espécie de vegetação úmida que ao pisar lembra uma esponja. Os esforços são recompensados por uma enorme lagoa com cores em tons que oscilam de verde e azul. Leia mais.

– Sobrevoo pela cidade

Essa é uma opção um pouco mais cara que os outros passeios oferecidos nas agências, mas que vale cada centavo pago. O sobrevoo pela cidade tem duração de 30 minutos e passa pelo litoral e montanhas de Ushuaia, dependendo da empresa que fizer o passeio, também é possível fazer uma parada no cume de uma montanha com uma impressionante vista panorâmica da cidade.

– Navegação pelo Canal de Beagle

Esse é o passeio mais clássico dos turistas que visitam a região. Todos os dias diversos barcos no estilo catamarã saem em direção ao Farol de Eclaireurs, (conhecido também como o Farol do Fim do Mundo). Durante a navegação os turistas são conduzidos a outras 3 atrações localizadas no Canal de Beagle. A ilha dos pássaros concentra uma infinidade de aves patagônicas que colorem a pequena ilha. Na sequência o passeio chega até a ilha dos lobos marinhos, momento em que é possível chegar bem próximo dos grandes animais. Depois de passar pelo Farol do Fim do Mundo, na última parada os passageiros desembarcam na ilha do Arquipélago Bridges, onde começam uma ligeira caminhada antes de retornar para a cidade. Leia mais.

– Glaciar Martial

Antigamente o Monte Martial recebia um dos mais famosos centros de esqui da cidade, localizado na base para entrada do Glaciar Martial. Hoje o lugar permanece fechado, mas a trilha para subir para a montanha ainda funciona. Logo na entrada algumas opções de restaurantes e cafeterias estão disponíveis próximas ao início da trilha. O próprio caminho já pode ser considerada uma atração à parte (ainda mas se esse for o seu primeiro contato com a neve), na trilha é possível tirar fotos em mirantes, bosques e em um charmoso rio que fica quase congelado durante o inverno.

– Museu do Fim do Mundo

O museu reúne um acervo que conta a história de Ushuaia. A coletânea extensa de objetos, peças e pequenas instalações contam narrativas sobre expedições, naufrágios, primeiros assentamentos e as origens dos povos primitivos que habitavam essa região.

– Ilha Martillo (Pingüinera)

A charmosa ilha Martillo está localizada no Canal de Beagle e é formada por belas praias rodeada por vegetação e montanhas. O principal motivo da visitação constante de turistas são as colonias de pinguins papua e pinguins de magalhães que se concentram nessa área durante o verão. O passeio é oferecido por empresas como a Catamanes Canoero e saí do porto principal de Ushuaia.  Leia mais.

– Glaciar Vinciguerra

A caminhada até o Glaciar Vinciguerra é recomendada para pessoas que já possuem experiência com trekkings mais complexos e com dificuldade alta. Para chegar ao imenso glaciar é necessário enfrentar uma trilha de quase 4 horas até a base onde está loclaizada a Laguna de Los Tempanos, que recebe esse nome devido aos pequenos icebergs que estão quase sempre espelhados pelo lago. De lá, é possível caminhar até o glaciar e entrar nas impressionantes cavernas de gelo.

– Lago Escondido e Fagnano

Os lagos fazem parte dos cenários surreias que podem ser visto na Ruta 3. Você pode conferir um mirante incrível dos dois lagos na própria estrada. No mirante é possível conferir toda a extensão do Lago Escondido e uma parte do maior lago da Terra do Fogo, com quase 300 km de extensão.

– Estância Harberton

Fundada por Thomas Bridges, um missioneiro inglês que explorou a Terra do Fogo promovendo contato com as tribos mapuche, a Estância Harberton é uma fazenda que foi declarada monumento histórico nacional em 1999. A fazenda possuí cenários de tirar o fôlego e estrutura completa para os turistas com restaurante e um museu de aves e mamíferos da região.

Outras atrações para conhecer em Ushuaia:

  • Placa do Fim do Mundo
  • Cerro del Medio
  • Laguna Turquesa
  • Vilarejo Torwin
  • Museu da Cidade
  • Bar de Gelo
  • Pista de Patinação Municipal
  • Cachoeira Véu da Noiva

Como chegar em Ushuaia:

Foto: Ignacio Leonardi / iStockphoto

De avião
O Aeroporto Internacional de Ushuaia – Malvinas Argentinas é a forma mais fácil e rápida de chegar na cidade. Do Brasil é possível utilizar os serviços das empresas TAM/LAN ou a Aerolíneas Argentinas (a empresa opera apenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasíla), que oferecem voos com conexão na cidade de Buenos Aires.

De ônibus
Ushuaia está próxima de outros importantes municípios da patagônia tanto do lado argentino quanto chileno. Você pode chegar na cidade saindo de El Calfate, Río Gallegos e Río Grande na Argentina, ou de Puerto Natales, Porvenir e Punta Arenas no Chile.

As empresas Bussur e BusPacheco operam transfers diários saindo de Ushuaia para as cidades de Rio Grande, Provenir, Punta Arenas e Puerto Natales. Já a Marga/Tagsa, oferece o trecho Ushuaia x El Calafate

De carro
Apesar de parecer quase inacessível acessar Ushuaia de carro, a cidade costuma receber muitos viajantes que partem de outras cidades da Argentina, como Bariloche, El Calafate e até mesmo Buenos Aires que está a aproximadamente 3000 km. A via de acesso até o fim de mundo é a Ruta 3, que se inicia na capital portenha.

A atenção na estrada deve ser redobrada durante o inverno, quando as estradas costumam ficar cobertas de neve.

Melhor época para conhecer Ushuaia:

Foto: Matyas Rehak / Shutterstock

Tudo depende de quais atrações você está mais interessado em ver. Se você esta buscando conhecer Ushuaia com neve e praticar todas as atividades de inverno disponíveis em Ushuaia, os melhores meses são entre o fim de junho até o começo de setembro. É nessa época que os centros de esqui atendem turistas e são oferecidos tours exclusivos desse período, como passeios com trenó, snowboard e quadricíclo.

Agora se você está pretendendo ver a cidade coberta pelos bosques em tons de verde e aproveitar os dias mais longos, quando tem mais luz, o período ideal é no verão. Essa é também a melhor temporada para observar os pinguins que chegam em peso a Ilha Martillo, além de aproveitar as horas a mais de sol.

Onde se hospedar em Ushuaia:

A cidade de  Ushuaia é bem pequena e pode ser cruzada em poucos minutos em automóvel. Basicamente toda indústria hoteleira está localizada próxima a Av. San Martín, a principal rua de Ushuaia.

Quem se hospeda próximo a Av. San Martín tem a possibilidade de fazer quase tudo caminhando, como ir a restaurantes, lojas, mercados, farmácias e até mesmo alguns passeios, já que a avenida está uma quadra acima do porto da cidade, local onde partem os barcos que levam turistas a algumas atrações do Canal de Beagle. O Hotel Cap Polônio é uma das nossas dicas para quem deseja ficar hospedado na San Martín. Outra opção é o Hotel Albatros, localizado entre a Av. San Martín e a orla.

Ushuaia também disponibilizade  opções de hospedagens luxuosas e um pouco mais exclusicas, destaque para o Arakur Ushuaia Resort e Spa, com estrutura a 250 metros de altura sobre a baía de Ushuaia e cercada pelas montanhas. O Los Yamanás Hotel, também está entre os mais conhecidos e oferece quartos com vistas para uma área reservada do Canal de Beagle.

Outra opção são as charmosas cabanas nas montanhas da cidade, essa é uma ótima dica para quem está visitando a cidade com grupos de amigo ou em família. A Cabanas del Martial por exemplo, oferece chalés equipados com quarto, sala, cozinha e banheiros privatidos, tudo a poucos metros da entrada do Glaciar Martial, uma das atrações mais procuradas na cidade.

Encontre outras hospedagens em Ushuaia aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.