Lugares para conhecer em Porto Alegre

Foto: Renato Soares / Mtur

A capital do Rio Grande do Sul está entre as cidades mais arborizadas do Brasil e oferece áreas verdes e ótimas atrações culturais

Carinhosamente apelidada como POA, a capital do Rio Grande do Sul é muito conhecida por conter inúmeras áreas verdes e sua rica gastronomia que vai muito além do famoso churrasco gaúcho. Atrações culturais também são os grandes chamarizes do destino e estão disponíveis nos principais bairros da cidade, como a Praça da Alfândega, onde estão o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Clube do Comércio.

Um passeio pelo Parque Farroupilha é a melhor maneira de entender o cotidiano dos porto alegrenses, que em tardes ensolaradas ocupam o espaço verde do parque e aproveitam o dia sentados na grama, interagindo com amigos e familiares acompanhados do indispensável chimarrão, preparado com erva-mate.

A grande concentração de ótimas estruturas de hotéis, restaurantes, lojas e shoppings está no elegante bairro dos Moinhos de Vento. A região também possuí uma agitada vida noturna, principalmente nas ruas Padre Chagas e Fernando Gomes. Outra opção para aproveitar a cena alternativa da cidade é a Cidade Baixa, muito popular por seus bares descolados.

O centro histórico de Porto Alegre possui tantas atrações que o ideal é conhecer a região a pé. Diversas edificações impressionantes podem ser conferidas nessa área da cidade. Atrações como a Catedral Metropolitana (que além de ter uma das maiores cúpulas do mundo, tem três painéis na fachada executados na oficina do Vaticano), o Theatro São Pedro, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Mercado Público são paradas obrigatórias em um city tour pela cidade.

Leia também:

7 cidades históricas para curtir no sul do Brasil
12 hotéis e pousadas para conhecer na Serra Gaúcha
Viajando para a Serra Gaúcha, o que fazer na região
Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha

O que fazer:

Foto: Renato Soares / Mtur

– Linha turismo

O ônibus da Linha Turismo é uma boa forma de ter uma ideia geral da cidade. A linha turística funciona de terça a domingo e passa nas atrações mais marcantes de Porto Alegre. Para quem é de fora recomendamos o city tour Centro Histórico (Praça da Matriz, Usina do Gasômetro e Parque da Redenção). Este roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto e conheça mais detalhes de cada local.

– Parque Farroupilha

Conhecido como Redenção, o Parque Farroupilha é considerado o coração da cidade e oferece uma enorme área verde próxima ao centro de POA. Aos domingos o parque fica ainda mais movimentado por conta da feirinha de antiguidades que ocorre semanalmente.

– Rua dos Andradas

Conhecida como Rua da Praia, a Rua dos Andradas concentra algumas das principais atrações de Porto Alegre. Separe um tempinho na agenda e percorra a rua calmamente para conhecer a Igreja das Dores, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Museu Hipólito da Costa, o Clube do Comércio, o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, a Catedral Episcopal, as Galerias Chaves e Malcon, a Livraria do Globo e os quartéis do Exército Brasileiro e da Brigada Militar.

– Praça da Matriz

Com o monumento a Júlio de Castilhos em seu centro, esta praça é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Porto Alegre. Ao redor dela está o Palácio Farroupilha, onde funciona a Assembleia Legislativa, o Palácio Piratini (sede do governo do Estado), a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar das Câmara e o Theatro São Pedro.

– Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro é o centro cultural mais popular entre os moradores e visitantes de Porto Alegre. O espaço cultural está abrigado em uma antiga usina termoelétrica de gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões. A construção possuí uma enorme chaminé com 117 metros, que permanece preservada e foi construída em 1937 para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem. O centro conta com café, sala de cinema e espaços culturais onde são apresentadas palestras, peças de teatro e shows, entre outros eventos.

– Mercado Público

Construído no século XIX, o Mercado público de Porto Alegre é um belo prédio em estilo neoclássico. Especiarias e produtos típicos da terra gaúcha podem ser encontrados em suas dezenas de lojas, restaurantes e lanchonetes.

– Fundação Iberê Camargo

Em frente ao Guaíba, o mais novo ponto turístico da capital do estado foi construído pelo arquiteto português Álvaro Siza. O complexo abriga um acervo de obras do importante artista plástico gaúcho Iberê Camargo e recebe constantemente diversas exposições itinerantes.

– Praça da Alfândega

A Praça da Alfândega, antiga Praça Senador Florêncio, é um espaço público, histórico e turístico do destino. O local também é cercado por outras importantes edificações da cidade, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural.

Outros atrativos turísticos em Porto Alegre:

  • Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
  • Teatro São Pedro
  • Estádio Beira-Rio
  • Lago Guaíba
  • Catedral Metropolitana
  • Igreja Nossa Senhora Das Dores
  • Parque Moinho dos Ventos
  • Jardim Botânico
  • Hidráulica Moinhos de Vento
  • Mercado Central de Porto Alegre
  • Rua Gonçalo de Carvalho
  • Santuário Nossa Senhora Madre De Deus
  • Palácio Piratini
  • Planetário José Baptista Pereira

Como chegar:

Foto: Renato Soares / Mtur

De avião
O Aeroporto Internacional Salgado Filho  recebe voos diários dos principais aeroportos do país e está a 13 km do centro de Porto Alegre.As principais companhias aéreas internacionais que operam no aeroporto são: Aerolíneas Argentinas, Air France (representada por Selltour) e American Airlines.

Você pode chegar em diversos pontos da cidade usando o transporte público ferroviário que conecta o aeroporto ao centro da cidade. Outra opção é utilizar os serviços de táxi, transfer e aplicativos de mobilidade como Uber.

De carro
Quem chega pelo norte do estado deve seguir a BR-101 e em seguida acessar a RS-290 no município de Osório, em direção a Porto Alegre. Os motoristas que chegam do sul de Porto Alegre precisam pegar a BR-116 passando por Guaíba até a capital do estado.

As capitais mais próximas de Porto Alegre são Florianópolis (458 km) e Curitiba (742 km).

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Porto Alegre, vale ligar na rodoviária da capital gaúcha.
Rodoviária de Porto Alegre
Tel: (51) 3210-0101


Melhor época para visitar:

Foto: Renato Soares / Mtur

Na primavera as ruas de Porto Alegre ganham mais cores com os jaracandás, mas é no inverno rigoroso, presente nos meses de junho a novembro que a capital gaúcha fica ainda mais aconchegante. É durante essa época que ocorre diversos festivais famosos como o Acampamento Farroupilha, Porto Alegre em Cena e a Feira do Livro, que reúne dezenas de expositores de diferentes nacionalidades, além de oferecer gratuitamente oficinas, debates, palestras, sessões de cinema e programações artísticas.

Em média, os meses mais quentes são janeiro, fevereiro, março e dezembro. A chuva costuma aparecer com frequência entre julho e setembro.

Onde se hospedar em Porto Alegre:

O bairro dos Moinhos de Vento concentra ótimos hotéis na região central da cidade. Quem se hospeda nessa área de Porto Alegre tem a comodidade de poder conhecer restaurantes, cafés, lojas, shoppings e algumas áreas verdes da cidade andando. O Sheraton está entre os mais bem avaliados da cidade e está a apenas 15 minutos de carro do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Outras opções são o Hotel Laghetto Viverone e o Quality Porto Alegre.

Muitos visitantes afirmam que a Cidade Baixa é a melhor região para se hospedar na cidade. O bairro mais descolado de POA é movimentadíssimo e abriga muitas atrações turísticas imperdíveis. Se você está buscando um hostel pela cidade, o Solar63 é a grande referências entre os turistas mais jovens que visitam POA.

O centro de POA oferece hospedagens mais em contas e uma ótima localização. O Hotel Everest está entre os melhores do bairro e possui um charmoso restaurante situado no 16º andar com uma excelente vista da cidade.

Encontre outras opções de hospedagens em Porto Alegre aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *