Lugares para conhecer em Paraty

A mescla entre o litoral e uma importante e charmosa área histórica, reservam ótimas atividades para fazer em Paraty

Foto: Rogério Cassimiro / Mtur

No extremo sul do Estado do Rio de Janeiro,  encontra-se Paraty, no fundo da Baía da Ilha Grande e aos pés da Serra da Bocaina. Foi com esta geografia peculiar que Paraty foi privilegiada. Sua baía, crivada de ilhas paradisíacas, é o cenário dos inesquecíveis passeios de escuna e mergulhos entre os belos peixes e corais. As trilhas na Mata Atlântica e as cachoeiras do entorno, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, são grandes atrativos para praticantes de ecoturismo e em busca de aventura.

Paraty é um destino turístico reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural, com seus casarões e igrejas em estilo colonial, um diversificado calendário cultural, as celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que integram a magia da Mata Atlântica.

O destino é uma das mais antigas e uma das primeiras cidades a serem planejadas no país. Conta, desde a época de sua fundação, em 1667, com um sofisticado sistema de canais que se inundam durante a maré alta, levando os dejetos e esgoto da cidade para o mar. A urbanização da cidade marcava o fato de Paraty ter sido um dos primeiros grandes portos da era colonial. Era a porta de saída do ouro que descia de Minas Gerais pela Estrada Real até a Casa dos Quintos, onde o metal era fundido, carimbado com o selo real e preparado para ser escoado pelo porto da cidade até a Europa.

E é entre pedaços da história do país, belíssimas paisagens naturais e muita arte e cultura que a cidade apresenta-se para os turistas. Não faltam atividades para fazer em Paraty, são trilhas, parques, praias e casarões, além de inúmeras atividade repletas de aventuras e emoções.

Dois marcos que merecem sua atenção são a Praça da Matriz, cercada de bons restaurantes, e a charmosa Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. O templo religioso é o mais luxuoso da cidade, contando com belíssimos exemplares de arte sacra. Suas duas torres marcam que a igreja só podia ser frequentada por nobres e pelas pessoas mais importantes da sociedade. Já a Igreja de Santa Rita, onde opera o Museu de Arte Sacra, marca com sua torre única o fato de seus frequentadores serem membros da classe média, comerciantes e homens livres. No passado, o pequeno templo anexo era onde os escravos assistiam às missas.

Outro ponto interessante para conhecer em Paraty é a Casa da Cultura. Localizada no centro histórico, é um dos principais centros de exibição da variada arte e artesanato da região. O destino concentra um grande número de pintores, artistas plásticos, escultores que produzem peças que conquistam admiradores em diversas partes do planeta.

Quem busca contato com a natureza e belas praias, o recomendado é usar um serviço de lancha ou barco para conhecer as ilhas do litoral. Isso se dá, pois as praias continentais de Paraty são áreas de mangue, com água escura e muita lama. Para curtir esses cenários paradisíacos, empresas oferecem diversos passeios, em grupos ou individuais, em diversas lanchas por roteiros fantásticos. O roteiro pela Costa Verde oferece alguns dos mais deslumbrantes cenários, com duração aproximada de cinco horas. Passa por locais em que o verde da floresta dissolve-se em tons de esmeralda do mar, como a Praia do Jurumirim, a Ilha do Mantimento, Ilha Comprida e a Lagoa Azul.

Vale lembrar que Paraty conta com dois eventos famosos, a Feira Literária de Paraty, que ocorre entre o final de junho e começo de julho e o Festival da Cachaça de Paraty, que reúne amantes da bebida, geralmente, no mês de agosto.

Sua localização estratégica, entre as capitais do Rio de Janeiro e  São Paulo, faz com que a cidade receba um fluxo de visitantes em todas as épocas do ano. Esse fluxo garante uma diversificada e qualificada oferta de hotéis, pousadas, restaurantes e opções de atividades para lazer.

Leia também:

Conheça as praias e cachoeiras da simpática vila de Trindade no RJ
Ubatuba, paraíso preservado no litoral norte de São Paulo
Parque Nacional da Tijuca, muito verde no coração do Rio de Janeiro
Os melhores passeios para fazer em Angra dos Reis
Ilha Grande um paraíso no Rio de Janeiro

Eventos:

Foto: Rogério Cassimiro / Mtur

Além de vários lugares para conhecer o calendário de eventos da cidade é bem agitado e a oferta de quartos é um praticamente limitada em época de grandes eventos, portanto, antecipe suas reservas

No Carnaval, as atrações são as tradicionais bandas de marchinhas e os trios elétricos animam o público. Não deixe de conferir o famoso Bloco da Lama, no qual os foliões cobrem-se com a lama da praia do Jabaquara e desfilam pela cidade.

Entre os meses e maio e junho, ladainhas, procissões, missas e danças tomam conta da programação da Festa do Divino, uma tradição trazida pelos portugueses no século 17.

A Flip, Festa Literária Internacional, reúne escritores e intelectuais de todo o mundo, que debaterão temas diversos por cinco dias de julho. As atrações principais ocorrem na Tenda dos Autores, auditório para 850 pessoas. Programação completa em www.flip.org.br.

Por fim, o Festival da Pinga mostra desde 1982 a produção de sete alambiques da cidade e a história da pinga na região. Durante quatro dias de agosto, há degustação e venda da bebida na Praça da Matriz. Outros festivais vem ganhando espaço na cidade, como Paraty em Foco, festival de cinema e recentemente o festival de música MIMO.

O que fazer:

Foto: Leandro Neumann Ciuffo / Wikimedia Commons

Espremido entre a Serra do mar, Paraty possui um centro histórico muito bem preservado e dá a sensação aos viajantes de que o tempo parou. Caminhar pelas ruelas do centro e degustar a culinária local nos restaurantes e bistrôs é o melhor passeio que a cidade tem a oferecer.

Além de cultural Paraty também reserva paisagens deslumbrantes, são diversas opções entre praias, trilhas, cachoeiras e até mesmo a única fiorde brasileira, listamos os principais atrativos da região, divirta-se!

– Passeio de Lancha

Não perca a oportunidade de conhecer os roteiros mais deslumbrantes e encantadores do litoral de Paraty. Para aproveitar as mais paradisíacas praias é preciso tomar um barco até as ilhas da baía, já que as praias da cidade ficam em áreas de mangue. As lanchas da Palombeta são sempre bem cuidadas, contam com espaço e a simpatia dos membros da empresa. Para os turistas estrangeiros, contam com profissionais com alto nível de inglês.

Disponibilizam pranchas e equipamentos para a prática de mergulhos, stand-up-paddle e outras atividades aquáticas. Oferecem programas de fotografias com drones e go-prós, além diversos roteiros. Alguns dos que merecem destaque são: Paraty ao Mamanguá, Costa Verde e o super remada.

– Igreja Matriz

A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, teve sua construção iniciada em 1787, mas só ficou pronta em 1873. Foi erguida em estilo neogótico, no local onde a primeira igreja fora construída em 1646. O prédio foi financiado por Dona Geralda, uma personalidade da cidade, que era filha de piratas. Sua antiga casa é onde opera o hotel-boutique Casa Colonial, um dos mais sofisticados.

O templo é um dos prédios de maior destaque de Paraty, ocupando um local privilegiado do centro histórico. É cercada de bons restaurantes, lojinhas e galerias de arte.

– Forte do Defensor Perpétuo

Quem gosta de trilhas e caminhadas em meio a natureza não pode perder um dos passeios mais legais para conhecer na cidade. A subida até o Forte do Defensor Perpétua passa por uma trilha até o topo deste morro, onde fora construída a primeira fortaleza para a defesa de Paraty. A vista oferecida do topo permite contemplar toda área urbana e a riquíssima natureza que envolve a cidade. O passeio rende ótimas fotos e ainda permite o contato com a área cultural e histórica, ao visitar-se o museu com obras de arte, peças e artefatos arqueológicos que opera no local.

– Casa da Cultura

Este é um dos principais templos de arte e cultura da cidade. É o local onde estão em exibição algumas das mais bonitas  obras de arte dos gênios artísticos da cidade. Paraty transpira belezas e artes, e o cenário serviu de inspiração para fotógrafos, pintores, escultores, artistas plásticos e outros mestres que transformaram as cores e paisagens em belíssimos trabalhos manuais.

Seu acervo fixo conta com mostras que levam os turistas a percorrer a história, lendas e tradições da cidade, com montagens e fotos premiadas em festivais. Além disso, tem exposições temporárias que estão sempre levando novidades aos turistas.

– Igreja de Santa Rita de Cássia (Museu de Arte Sacra)

Para quem gosta de arte sacra esta é a mais charmosa igreja para visitar na cidade. Famosa por ser vista do mar e marcar a paisagem costeira de Paraty, este templo transformou-se em um dos principais museus da cidade, depois de receber um grande acervo de peças e obras de arte religiosas. São exemplares dos séculos 17 ao 20, que permitem uma viagem no tempo pela história do Brasil.

Praias e cachoeiras:

Foto: Agência Palombeta

– Praia do Sono

Com acesso um pouco mais difícil que as outras praias da região, a Praia do Sono só pode ser acessada por trilha ou barco, fatores que ajudaram a manter a tranquila das águas e da pequena vila pé na areia. O local é mito frequentado pelo o público jovem que decidem esticar os dias no local paradisíaco e acampam nos poucos campings da praia.

– Praia de Antigos e Antiguinhos

O acesso até essas duas prais é feito por uma trilha, localizada no final da Praia do Sono. A Praia dos Antigos é a maior delas, e além de possuir um mar extremamente cristalino, a faixa de areia possui uma piscina natural de água natural. Já a Praia de Antiguinhos é uma pequena extensão de faixa de areia, mas com beleza ímpar. Para chegar até lá é necessário seguir o curso do rio em uma pequena caminhada de fácil acesso.

– Saco do Mamanguá

O local é cercado por montanhas e uma vegetação intensa e bem preservada. O Saco do Mamanguá é o único fiorde brasileiro. Um braço de mar com 8 km de extensão que adentra o continente e forma diversas praias. É possível admirar todo o cenário deslumbrando subindo uma das montanhas que possuí um mirante natural.
Leia mais sobre a atração.

– Praia da Lula

A Praia da Lula tem águas em um tom intenso de verde. Ponto de parada constante dos passeios de escunas oferecidos em Paraty, a atração é cercada pelas montanhas cobertas pelo verde da mata atlântica e abriga muitos animais marinhos que vivem na região, como tartarugas, peixes e até mesmo golfinhos.

– Cachadaço Trindade

Uma das praias localizadas na vila de Trindade, a Praia do Cachadaço tem ondas fortes e não é muito recomendada para pessoas que não sabem nadar. A grande atração desse pedacinho do litoral é a piscina natural cheia de peixinhos coloridos, protegida por um conjunto de pedras.

– Cachoeira do Tobogã

Essa é a queda d’água mais famosa da cidade. Na rodoviária de Paraty saem vans diariamente que levam turistas até a entrada do complexo que abriga outra cachoeira. O nome é derivado das características únicas dessa atração: as pedras banhadas pelo rio que desaguam pela serra, são extremamente lisas, formando um escorregador natural, que termina em um poço de águas verdes.

– Cachoeira da Pedra Branca

A Cachoeira da Pedra Branca está situada dentro de uma propriedade privada logo depois de uma pequena trilha de apenas 10 minutos. O grande poço de 6 metros de profundidade, oferece ótimos pontos para mergulho e também permite banhos nas quedas d’água,

Outros lugares para conhecer em Paraty:

  • Caminho do Ouro
  • Saco da Velha
  • Piscina Natural da Caixa d’Aco
  • Estrada Real
  • Fazenda Bananal
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Como Chegar:

Foto: Rogério Cassimiro / Mtur

De carro
Paraty é acessível por meio da rodovia Rio-Santos (BR-101) e pela rodovia Cunha-Paraty (SP-171 e RJ-165). Também conta com um pequeno aeroporto para vôos particulares e helicópteros. A cidade também conta com ônibus rodoviários para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

De ônibus
Existem mutias empresas que fazem viagens diretas para Paraty em São Paulo. Uma delas é a Reunidas Paulista. Do Rio de Janeiro a Costa Verde também opera diariamente. Já a companhia Útil da acesso ao município saindo de Belo Horizonte.

Aeroporto
O aeroporto mais próximo da cidade são os do Rio de Janeiro, a 256 quilômetros.

Melhor época para visitar:

Foto: Rogério Cassimiro / Mtur

A melhor época para conhecer a cidade é entre março e dezembro, para fugir das chuvas de verão e dos preços altos. Já para curtir uma das mais famosas festas literárias do mundo, o ideal é ir entre o final de junho e começo de julho, quando ocorre a Feira Literária de Paraty. Um bom mês para preços mais baratos e tempo firme são os meses de setembro à novembro.

Onde se hospedar:

Encontre hospedagens em Paraty aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.