Lugares para conhecer em Bocas del Toro

O caribe panamenho reserva paisagens paradisíacas junto a uma rica diversidade ecológica. Descubra a história, principais atrações e dicas para curtir esse verdadeiro cenário dos sonhos.

Foto: Dronepicr / Flickr

O paraíso tem endereço e está na costa norte do Caribe do Panamá, bem na fronteira com a Costa Rica. Bocas del Toro, como muitos pensam, não é uma praia nem uma ilha específica, mas sim um arquipélago repleto atrações naturais de tirar o fôlego. No total, são nove ilhas principais e mais de 200 desabitadas, sendo a principal delas Isla Cólon, onde está localizada Bocas Town, capital e principal região hoteleira.

São apenas 50 minutos de avião da Cidade do Panamá até Bocas del Toro. A região abriga o Primeiro Parque Marinho Nacional do País, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e concentra uma das mais ricas biodiversidades do mundo. Quer conhecer mais sobre Bocas del Toro? Confira esse artigo que fizemos em parceria com a CONEXÃO PANAMÁ, agência especializada em receber brasileiros no país.

Bocas del Toro também preserva muita história – e parte dela explica sua atmosfera única e pitoresca. De origem indígena, o arquipélago foi colonizado por espanhóis, ingleses, alemães, franceses e norte-americanos, mas tudo mudou quando a United Fruit Company, uma empresa especializada na produção de bananada, chegou ao final do século XIX à região. Foi ela que levou a Bocas trabalhadores jamaicanos que, junto aos descendentes de indígenas, deram origem a uma incrível miscigenação cultural na região.

Em 1920, com o fim da produção comercial de banana, muita coisa mudou, mas algumas construções da época, como as charmosas palafitas coloridas de madeira, permanecem até hoje e tornaram-se parte da identidade do local. Com o passar dos anos, o paraíso panamenho foi, pouco a pouco, descoberto por suas belezas naturais e atraindo cada vez mais visitantes. Atualmente, a região é rota de viajantes, mochileiros, surfistas e famílias em busca de horas de tranquilidade e sossego em um cenário deslumbrante.

Diferente de outros populares destinos caribenhos, Bocas del Toro ainda preserva uma essência rústica. Não há resorts luxuosos nem grandes hotéis nas ilhas, mas sim charmosas pousadas e cabanas que presenteiam o visitante com as características locais. Esse diferente Caribe reserva uma vibe maravilhosa e diversas atrações de beleza natural. Em muitas delas você será um espectador único e não precisará dividir espaço com a multidão. Em outras, haverá diversão, boa música e dança. Em todas, a certeza de estar em um lugar único no mundo.

Leia também:
Dicas de atrações para conhecer no Panamá
O que fazer em uma conexão no Panamá?
É necessário tirar o visto para o Panamá?
80 ilhas paradisíacas para conhecer ao redor do mundo

O que fazer em Bocas del Toro:

Foto: Etched99 / Wikimedia Commons

– Isla Colón

Bocas Town é a capital da Isla Colón, e onde se concentram a maior parte dos restaurantes, hotéis e bares da região. É nela também que partem a maioria dos passeios de barco para explorar as outras ilhas de Bocas del Toro. A noite em Bocas Town é uma das mais animadas.

O melhor de realizar passeios na Isla Colón é a facilidade para se deslocar por lá, já que algumas praias belíssimas podem ser acessadas por bicicleta, carro ou até mesmo quadriciclos. Alguns dos principais pontos de surf estão localizados na ilha, que possui uma atmosfera tropical e única. Entre as praias mais famosas de Isla Colón estão Paki Point, Big Creek, Playa Paunch e Playa Buff.

– Baía dos Golfinhos

Passeio obrigatório para quem visita Bocas del Toro, a Bahía de los Delfines é uma parada estratégica dos tours que fazem passeios às praias e ilhas da região. Em meio aos manguezais e das águas calmas da Isla San Cristóbal, a aproximadamente 20 minutos de barco da Isla Colón, os barqueiros desligam os motores e os golfinhos da espécie nariz de garrafa começam a surgir. Os simpáticos animais dão um show com suas acrobacias e pulos, muitas vezes, bem próximos aos barcos. Por conta de suas águas calmas, que atraem pequenos peixes e crustáceos para a água, a baía se torna o habitat perfeito para os simpáticos animais, que costumam aparecer em grupos. A melhor época para avistar os golfinhos é de entre junho e julho, quando as águas da baía ficam ainda mais calmas.

– Cayo Coral

Uma visita à pequena ilha de Cayo Coral é essencial para os passeios que levam até Cayo Zapatilla. Perfeita para quem curte apreciar deslumbrantes cenários subaquáticos, a ilha é rodeada de mangues corais e peixes coloridos, um visual deslumbrante que pede a prática do snorkel. Muitos turistas ficam fascinados e se surpreendem com as belezas escondidas na água. Além dessa exuberante natureza, a ilha oferece pratos típicos caribenhos com frutos do mar.  

– Cayo Zapatilla

Você já deve ter visto alguma imagem de Cayos Zapatilla, pois essas são as belas ilhas que sempre aparecem nas imagens de divulgação de Bocas del Toro. O local, que reúne duas ilhas de manguezais, rodeadas por praias de areia dourada e recifes coloridos de corais, é realmente impressionante.  As duas ilhas, Zapatilla I e Zapatilla II, fazem parte da área do Parque Nacional Marinha Isla Batimentos, mas apenas uma delas é dedicada a turismo, enquanto a outra é praticamente inabitada.

Várias praias podem ser acessadas por dentro da ilha por uma trilha de madeira que conduz o visitante a vários locais deslumbrantes. Com uma areia branca e uma natureza preservada, Cayo Zapatilla é um dos locais mais belos de Bocas del Toro.

– Isla Carenero

Com um clima calmo e aconchegante, a Ilha Carenero é a mais próxima de Bocas Town. Em apenas cinco minutos de barco você estará neste pequeno paraíso, que pode ser percorrido a pé em cerca de duas horas. A ilha conta com alguns hotéis charmosos e alguns dos melhores restaurantes de Bocas del Toro. Além disso, Isa Carenero é o destino perfeito para aqueles que estão começando a surfar. Por conta de suas águas calmas, é também o local ideal para quem deseja praticar o SUP em águas cristalinas e repletas de corais coloridos. Divertido e fácil, você levará apenas alguns minutos para aprender a flutuar e deslizar com a prancha admirando um cenário incrível.

– Isla de los Pájaros

Localizada a cerca de 45 minutos de barco de Bocas Town, a Isla de los Pájaros – também conhecida como Cayo Cisne – é um lugar paradisíaco em pleno mar aberto. O local recebe este nome devido ao grande número de espécies nativas e migratórias que se aninham em um dos muitos refúgios rochosos que a ilha oferece. Se você aprecia a observação de pássaros, você encontrou o lugar ideal para passar horas contemplando belos pelicanos e gaivotas. Muitos desses animais também encontram na ilha um local seguro de reprodução. Aproveite o momento de silêncio para desfrutar uma paisagem única, onde o pôr do sol é um presente a ser admirado.

– Paki Point

Em plena Isla Colón, essa praia, que também é conhecida como Playa Paunch, atrai muitos surfistas que buscam boas ondas e um ambiente descontraído para passar boas horas de descanso. A estrutura do local é perfeita para relaxar e curtir a paisagem com amigos. Paki Point é a praia ideal para saborear um petisco, tomar um drink ou uma cerveja gelada e curtir uma boa música ou vivo. Com um clima chique e despretensioso, o local conta com sofás confortáveis, cadeiras de praias e poltronas reclináveis espalhadas em uma atmosfera de puro sossego e diversão.

– Playa Buff

Também localizada na Isla Colón, a Playa Buff é uma das mais belas e com o clima mais descontraído possível. Se você deseja se afastar da agitação de Bocas Town, este é o refúgio ideal. O local é muito procurado por surfistas, portanto, o mar é um pouco agitado – e, nas temporadas de surfe, as pranchas também transitam para lá e para cá. Fora da temporada de surf, que acontece entre dezembro e abril, o destino fica sossegado e as pessoas podem nadar tranquilamente em suas belas águas. A Playa Bluff é também uma área em que algumas espécies de tartarugas ameaçadas de extinção aparecem com frequência.

– Playa de las Estrellas

Ao contrário de qualquer outra praia de Bocas del Toro, a Playa de las Estrellas está localizada no lado remoto da Isla Colón. Com uma costa em forma de baía, as águas da praia são calmas e transparentes, criando uma atmosfera linda e relaxante. Há pequenos restaurantes no local e as pessoas costumam alugar caiaques e flutuar até os manguezais. Neles, é possível observar centenas de estrelas do mar, que dão nome à ilha. A água é tão transparente e calma e que lembra uma piscina, por isso o local é indicado, também, para as crianças. É possível fazer uma trilha de 20 minutos partindo da Playa de las Estrellas até Boca del Drago, uma bela praia de deserta de natureza intocada.  

– Red Frog Beach (Rana Roja) e Isla Bastimentos

Uma das mais belas ilhas de Bocas del Toro, a Isla Bastimentos é uma das maiores da região e abriga uma das mais famosas e frequentadas praias do Panamá, a Red Frog Beach. Perfeita para quem busca um ambiente rústico e preservado, é conhecida pelas ondas perfeitas para a prática de surf e por seus simpáticos habitantes, os famosos anfíbios que levam o nome da praia. Essas pequenas rãs venenosas e vermelhas são raras e muito bonitas. Se você prestar atenção, pode acabar encontrando olhinhos atentos sob as folhas.

As águas da praia são um pouco agitadas para banho. Porém, a poucos metros da costa, uma faixa de areia cria uma área mais calma e apropriada para quem não se atreve a surfar. Red Frog Beach é, sem dúvida, uma das praias mais populares de Bocas del Toro, devido à sua localização e beleza.

Outras praias deslumbrantes para conhecer em Isla Bastimentos são: Playa Wizard, Playa Tortugas, Playa Caimán e Playa Larga.

Como chegar a Bocas del Toro:

Foto: Dronepicr / Flickr

O avião é a opção mais fácil para se chegar a Bocas del Toro. As companhias AirPanama e a Aeroperlas operam em dois voos diários com aviões pequenos, por isso tome cuidado com o excesso de bagagem. Partindo do Aeroporto Albrook, na Cidade do Panamá, a viagem dura, em média, 50 minutos. Para quem parte da Costa Rica, a Nature Air opera com uma linha que vai de San José até Bocas del Toro todas às quintas-feiras e domingos.

O turista também tem a opção de pegar um ônibus da Cidade do Panamá com destino a Almirante, de onde partem ferry boats a cada meia hora com destino a Bocas del Toro. Porém, vale destacar que esta opção é mais demorada, de 7 a 9 horas na estrada. O trajeto até Almirante também pode ser realizado de carro.

Melhor época para visitar Bocas del Toro :

Foto: Marissa Strniste / Flickr

Chove bastante durante o ano todo na costa caribenha do Panamá. Com isso, a chance do turista ser recepcionado com chuva é grande, mas o sol sempre consegue aparecer para trazer mais cores a um cenário já deslumbrante.

É importante estar atento ao período com maior incidência de chuvas que vai de abril a agosto e de e de novembro a janeiro. Nos meses de fevereiro, março, setembro e outubro chove menos, mas isso não significa que você não tenha que enfrentar algumas gotas do clima tropical úmido da região.

A dica é: inclua um dia a mais no seu roteiro para não correr o risco de atrapalhar seu cronograma de atrações. Desta forma você não perde nada se chover e, se não chover, ainda ganha um dia a mais para aproveitar todos os cenários paradisíacos do arquipélago. Para quem curte surfar, a temporada de ondas mais agitadas é de novembro a fevereiro.

Serviço de transfers e receptivo:

Gostou das dicas e atrações para conhecer em Bocas del Toro? A CONEXÃO PANAMÁ, agência do Panamá especializada em receber turistas brasileiros, oferece pacotes especiais de para quem quer conhecer tudo que o país oferece com um atendimento personalizado. O turista brasileiro pode ficar tranquilo, relaxar e curtir as mais paradisíacas atrações com uma experiência única de viagem.  

Além da variedade de programação e passeios incríveis, a CONEXÃO PANAMÁ também disponibiliza translado para o aeroporto, oferecendo receptivo e todo apoio a quem visita atrações no Panamá.

+ info

CONEXÃO PANAMÁ
Tel.: +507 6578-4858
conexaopanama@conexaopanama.com
Site: www.conexaopanama.com.br

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.