O Rio Grande do Norte é uma região abençoado pela natureza, e por toda parte é possível aproveitar belas praias de águas mornas e paisagens que farão sua ida ao Estado, uma viagem inesquecível. 

Natal, conhecida como ” A Capital das Dunas”, possui uma estrutura natural privilegiada, formando uma cidade litorânea com clima tranquilo, projetada entre dunas e costões beira mar. A cidade oferece fácil acesso ao litoral e aos interiores potiguar, servindo como base para boa parte dos turistas que chegam no Rio Grande do Norte.

Essas características formaram uma cidade com grande potencial para o turismo, podendo ser muito bem aproveitada por casais e famílias o ano inteiro. A rede hoteleira surpreende. São resorts, hotéis e pousadas para todos os bolsos, espalhadas por diversos pontos da cidade.

A capital potiguar também é muito procurada por brasileiros e estrangeiros que buscam os atrativos e passeios para nos arredores da cidade. Vilas de pescadores, dunas, lagoas e praias paradisíacas com ventos fortes, atraem atletas e amadores que desejam praticar esportes aquáticos ou à vela, como kite e windsurf.

Em Ponta Negra, o bairro mais popular da cidade, você encontrará restaurantes, hotéis, bares e baladas, com vista para o principal cartão postal da cidade, o Morro do Careca. Durante a manhã, centenas de pessoas aproveitam o clima da região para curtir as principais atrações da capital e tomar banho nas águas verdes do litoral, durante à noite, o típico forró pé de serra toma conta da orla animando turistas e moradores.

O que fazer em Natal


Foto: pabst_ell / iStockphoto

Praias

A grande atração de Natal é a Praia de Ponta Negra, além de possuir um dos visuais mais bonitos do estado, é no bairro que se encontram as melhores opções de lazer e uma orla bem estruturada com opções de restaurantes, bares e lojas.

Se você procura um lugar longe de grandes agitos, a Praia do Cotovelo pode ser um opção. A apenas 12 km do centro a pequena e tranquila praia possuí águas calmas e areias finas rodeada com um visual deslumbrante.

Genipabu

O passeio mais clássico e imperdível de Natal, leva s turistas a belezas surreais a poucos km da capital potiguar. Além das dunas do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, os passeios passam em outras atrações, como a Lagoa de Pitangui e de Jacumã.

Forte dos Reis Magos

Na Fortaleza dos Reis Magos está toda a história da cidade, em um passeio guiado o visitante irá conhecer toda a estrutura do forte e entender como a capital do estado nasceu.

Lagoa de Pitangui

A lagoa de pitangui é uma das paradas que os passeios de buggy param durante o roteiro de dunas no litoral norte do estado. A apenas 30 km de distância de Natal, a lagoa é um ótimo local para banhos chegando até 5 metros de profundidade.

Cajueiro de Pirangi

O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi é tão grande que ocupa um espaço de 8.500m². Na época da safra, de setembro a dezembro, os visitantes podem saborear a fruta enquanto dão voltas pela árvore.

Ponte Newton Navarro

Com 1.8 quilômetros de extensão que levam pedestres e motoristas de um lado ao outro do Rio Potengi e levou 6 anos para ser concluída.

Igreja de Santo Antonio e Museu de Arte Sacra

Uma das mais importantes obras da cidade, principalmente devido à data da sua construção, em 1766. Em estilo barroco, sendo conhecida como Igreja do Galo, pois há um galo em metal no alto. A igreja também abriga o Museu de Arte Sacra, aberto a visitações.

Teatro Alberto Maranhão

Localizado no coração do Centro Histórico de Natal, a casa oferece diversas apresentações e espetáculos como musicais e peças.

Espaço Cultural Pinacoteca do Estado

O Espaço Cultural Pinacoteca do Estado abrigou a sede do Governo do Estado e é a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal. Hoje o prédio conta com exposições permanentes das obras mais relevantes do acerco da Pinacoteca Potiguar.

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

É o arquivo cultural oficial mais antigo de Natal. Contém fotografias, jornais e revistas mostrando a vida passada da cidade.

Outros atrativos turísticos em Natal

  • Parque das Dunas
  • Instituto Câmara Cascudo
  • Arena das Dunas
  • Palácio Potengi
  • Aquário Natal
  • Vilarte

Como chegar em Natal


Foto: Ney Douglas / MTur

Avião

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro

Acesso pela BR-101.
São 537 km entre Natal e Fortaleza (Ceará) ou 185km até João Pessoa (Paraíba).

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Natal, vale ligar na rodoviária da capital.
Rodoviária de Natal
Tel: (84) 3205-2931

Melhor época para visitar Natal


Foto: undefined undefined / iStockphoto

A capital do Rio Grande do Norte apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano, transformando Natal em um destino para ser aproveitado em qualquer época ou estação. Durante o inverno os dias fazem em média 23ºC, já no verão, a temperatura costuma ficar entre os 25°C e 27°C.

O clima na cidade é quente, mas o mormaço é amenizado com os ventos fortes da região. O inverno é a estação mais chuvosa do estado, mas dificilmente você terá dias consecutivos de mal tempo.

A alta temporada na capital acontece nas férias de julho e durante as festas de fim de ano. Nesses meses os valores de hospedagem costumam ficar um pouco mais salgados, e filas em bancos e mercados são constantes.

Onde se hospedar em Natal


Foto: Alexis Regis / MTur

Ponta Negra é sem dúvidas o melhor bairro para se hospedar na cidade. Essa é a região mais bem localizada, e onde encontram-se mais ofertas de bares e ótimos restaurantes. O Natal Dunnas Hotel e o Manary Praia estão localizados em frente a orla de ponta Negra e oferecem quartos com vista para o Morro do Careca, o principal cartão postal da cidade.

Boas ofertas de hotéis em frente a praia é o que não falta em Natal. A Via Costeira é outra região bem popular entre os turistas. A avenida tem 9 km de extensão, entre o Parque das Dunas e o litoral. Essa área concentra opções com estruturas semelhantes a resort e atraí muitas famílias. O Serhs Natal tem piscina em frente ao mar, bar molhado, 4 restaurantes e é um dos mais bem avaliados da cidade. Outra opção com estrutura semelhante é o Ocean Palace.

Encontre hospedagens em Natal

» Piscinas naturais de Maracajaú
» Descubras as belezas do Rio Grande do Norte
» Lugares para conhecer em Pipa
» Conheça as Dunas de Genipabuno, no Rio Grande do Norte

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Guia de praias para conhecer em Maceió

Artigo anterior

Novotel Rio de Janeiro – Hospedagem no Parque Olímpico

Artigo seguinte

Você pode gostar