Dicas de turismo em Santorini, a Ilha dos Apaixonados

Conhecida como a Ilha dos Apaixonados, Santorini é um destino que combina toda a beleza natural da região ao charme arquitetônico da metrópole. A ilha é um dos lugares mais procurados por turistas do mundo todo, sendo referência no quesito infraestrutura, tendo ótimas opções de hospedagem e restaurantes.

Santorini está localizada a 200 quilômetros de Atenas – Grécia e é a maior ilha do arquipélago Cíclades (Cyclades) no mar Egeu. Sua formação geológica é o resultado de uma gigantesca erupção de um vulcão (ainda ativo) que fez com que a ilha assumisse sua forma atual. Dizem que essa erupção inspirou a lenda da cidade perdida de Atlântida.

A melhor maneira de conhecer Santorini é caminhar pelas vielas da cidade, aproveitar ao máximo às vistas para o mar e fotografar o maravilhoso pôr do sol, considerado por muitos o mais bonito do mundo.

Leia também:

7 motivos para você visitar Santorini
9 cidades encantadoras ao redor do mundo construídas à beira de precipícios
Dicas de destinos internacionais para passar a lua de mel
As 100 cidades mais charmosas para visitar na Europa
Cidades charmosas para visitar no litoral da Espanha

Como chegar:

Para chegar em Santorini a partir de Atenas, são suas opções: de avião que leva 45 minutos mas é sem dúvidas a opção mais cara, ou barcos que saem do porto Piraeus, são diversos tipos de embarcações com preços e horário diferentes. Os ferries boats é a opção mais barata para realizar o percurso porém a mais lenta durando até 8:00 hs de viagem. Conhecidos como flyngcats (catamarãs) são as opções mais rápidas sendo um pouco mais caras que o ferry, mas fazem o mesmo trajeto entre 3:30 e 4:15 hs.

Deve-se ficar atento pois as rotas nem sempre são diárias e em muitos casos com várias paradas pelo caminho. Além disso, as condições meteorológicas podem adiar a sua viagem. Portanto, é importante saber de antemão todos os dias/horários e trajetos para não ser surpreendido.

map

Onde ficar?

Se a sua intenção de ir a Santorini é apenas para curtir os famosos hotéis a beira da encosta com vista para as casinhas brancas com cúpulas azuis, o lugar certo é o vilarejo de Óia. Considerado o local mais romântico das ilhas é a opção perfeita para quem está indo curtir a Lua de Mel ou apenas deseja curtir as férias em casal.

Oia - Giuseppe Finocchiaro

Foto: Giuseppe Finocchiaro

Pedro Szekely

Foto: Pedro Szekely

Thera ou “Firá” é a capital de Santorini e possui um centro super arrumado, com diversas opções de lojas, restaurantes, acomodações, bares e mercados. Daqui saem os ônibus públicos para as outras partes da ilha.

Lee Cannon

Foto: Lee Cannon

Dmitrijs

Foto: Flickr – Dmitrijs

F Tarawneh

Foto: Flickr – F Tarawneh

O que conhecer?

Os passeios começam pelo centro da cidade em Firá, um dos principais pontos turísticos é a Catedral Metropolitana Ortodoxa, localizado no centro com vista para o vulcão e o mar, a igreja foi construída em 1827 e seu interior possui diversas pinturas pelo artista grego Christoforos Assimis.

kvv220

Foto: Flickr – kvv220

Se você deseja aproveitar uma praia, Perissa possui camas e guarda sol espalhados pela praia, já Amari, Perívolos e Red Beach são mais sossegadas, ótimas para uma caminhada matinal. Também há possibilidade de fazer passeios de barcos para outras ilhas.

Foto: Krl Hipolito

drtana

Foto: Flickr – Drtana

Stefan Heinrich

Foto: Stefan Heinrich

Santorini também possui ótimas vinícolas sendo possível encontrar plantações de uva em solo vulcânico por quase toda a ilha. Uma ótima pedida é Wine Tour para conhecer algumas safras locais, muitas são premiadas sendo forte deles a produção de vinho branco.

Christine Berglund

Foto: Christine Berglund

Qual a melhor época para visitar Santorini?

Os meses de julho e agosto são os meses de alta temporada, a ilha fica lotada e os preços sobem durante a época. Caso você queira encontrar preços mais baixos e a ilha um pouco mais vazia os melhores meses podem ser junho e setembro, quando você ainda aproveita o verão (dias de sol garantidos) e não sofre com as desvantagens da alta temporada.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.