Com lindas paisagens e prédios que datam da Idade Média, cidade oferece atrações para os mais diferentes estilos; conheça os melhores lugares de Munique

Maior cidade e capital do estado da Baviera, um dos mais importantes da Alemanha, Munique é um dos melhores lugares para conhecer no país. Com edifícios históricos misturando estilos gótico, clássico e neoclássico, esconde por suas ruas lugares repletos de charme como a Marienplatz, uma das mais bonitas e bem preservadas. Ao seu redor encontram-se bares, restaurantes e lojas, sendo uma excelente pedida aos finais de semana, onde as noites ganham vida nas melhores cervejarias de Munique, como a Hofbräuhaus.

Outro ponto que não pode ficar de fora de seu roteiro, especialmente para aqueles que buscam como conhecer Munique em apenas um dia, trata-se do Palácio Nymphenburg. Com seus imensos jardins e paredes esculpidas no mais elegante barroco da Europa Central, é ao mesmo tempo uma opção para piqueniques e para uma interessante viagem pela cultura e história dessa região.

Também repleto de arte e com um mobiliário espetacular, a Residência de Munique é outra opção nesta mesma linha, mistura história e arte. Outros lugares para conhecer em Munique são o Englicher Garten, um dos melhores e mais românticos parques da cidade, com jardins em estilo britânico. Palco das Olimpíadas de 1972, o Olympiapark mistura calmaria com esportes radicais, festivais de música e uma vista privilegiada de Munique.

Para completar os melhores lugares para conhecer em Munique, não deixe de visitar o Museu da BMW, ideal para apaixonados por carros e tecnologia. Além disso, entre setembro e outubro a cidade é sede de uma das melhores Oktoberfests do mundo, atraindo turistas que curtem agito e também os que gostam de cultura popular.

O que fazer em Munique


Foto: Pexels / Pixabay

Englischer Garten

Este charmoso parque que estende-se por Munique é um dos melhores locais para descansar. Com opções para famílias, casais e grupos de amigos, é possível caminhar por jardins em estilo inglês e outros com diferentes misturas étnicas. Vale a pena fazer um piquenique por aqui.

Residência de Munique

Também entalhado e esculpido com belíssimos ornamentos do barroco e do rococó, este palácio foi sendo adaptado ao longo dos séculos por diferentes monarcas da Baviera, o que lhe proporcionou um grande acervo de móveis, louças e objetos que ajudam a recontar a evolução artística, cultural e social da região da Idade Média até a atualidade.

Museu da BMW

Para os apaixonados por carros e pela precisão da indústria de ponta da Alemanha, esta é uma das construções arquitetônicas mais futuristas da cidade, já anunciando o contraste com o centro histórico. Com um grande acervo de veículos, peças e o desenvolvimento da tecnologia no setor automobilístico, é uma ótima opção de passeio para famílias e amigos.

Olympiapark

No auge da Guerra Fria, Munique sediou as Olimpíadas de Verão de 1972. Este parque foi construído para a ocasião e guarda equipamentos esportivos até hoje. Sua incrível área de lazer mistura esportes, alguns radicais, com exposições, comidas de rua, artistas e até grandes festivais de música. O grande estádio de futebol construído no complexo é a jóia da coroa e sediou a emblemática partida de abertura entre Alemanha Ocidental e União Soviética. Já foi casa do Bayern de Munique.

Oktoberfest

Entre os melhores lugares para conhecer em Munique, vale destacar as várias cervejarias e a grande festa que movimenta e agita a cidade todo ano entre setembro e outubro: a Oktoberfest. É importante preparar-se com antecedência, pois a rede hoteleira da região fica na capacidade máxima neste período. Com shows, festas que atravessam a noite, comidas típicas e muita tradição, é um programa legal para se fazer com amigos ou em casal.

Marienplatz

Principal praça da cidade desde 1158, a Marienplatz é rodeada de edifícios no estilo gótico e barroco que guardam ótimos bares, cafés e restaurantes. Ao centro, a Coluna de Maria é a obra que dá nome à praça. O local é sede da prefeitura e de outros prédios históricos. Vale a pena realizar a visita guiada pela região.

Palácio Nymphenburg

Construído no mais refinado estilo barroco, inspirado em obras como Versalhes, conta com um dos mais fantásticos jardins da Europa Central. O prédio foi sede da família real da Baviera por séculos e guarda um dos mais ricos acervos históricos e artísticos da cidade.

Hofbräuhaus

Visite uma das cervejarias mais antigas de Munique, que data do período medieval. O espaço descontraído, tem um belo acervo arquitetônico e serve uma variada carta de bebidas.

Como chegar em Munique


Foto: FelixMittermeier / Pixabay

Munique, por sua importância no sul da Alemanha, é um dos principais pontos da malha de transportes do país e do continente. Sua principal estação de trem, München Hauptbahnhof, conecta a capital da Baviera às principais cidades da Alemanha e outras capitais européias. Além disso, é fácil chegar à cidade saindo de carro de Berlim, a viagem costuma durar 5h30 pela via A9. Por fim, a cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Franz Josef Strauss (MUC).

Melhor época para conhecer Munique


Foto: RitaE / Pixabay

A melhor época do ano para apreciar as atrações de Munique vai de abril a outubro, período que conta com temperaturas mais agradáveis, variando entre 15°C e 30°C.

Onde se hospedar em Munique


Foto: Heidelbergerin / Pixabay

Duas boas opções para quem busca onde se hospedar em Munique são o Vier Jahreszeiten Hotel e o Hotel Torbräu, ambos bem próximos ao centro da cidade.

Já quem busca uma opção mais econômica, uma pedida é o Holiday In de Munique.

» Conhecendo a Alemanha em uma viagem de trem
» Guia Alemanha: 24 cidades para visitar quando estiver no país
» Viaje pelo mundo dos Irmãos Grimm na Rota dos Contos de Fadas
» Fotos que vão fazer você se apaixonar pela Rota Romântica na Alemanha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

3 observatórios para conferir as melhores vistas de Nova York

Artigo anterior

Dicas de turismo em Punta Cana

Artigo seguinte

Você pode gostar