Entre em sintonia com a natureza e aproveite os parques da serra gaúcha com árvores seculares e esportes de aventura

Situada a 130 km de Porto Alegre, Canela fica no coração da serra gaúcha e oferece ao turista muitas opções de ecoturismo com cachoeiras, trilhas e esportes de aventura. Outro forte da cidade são os parques temáticos, que levam os visitantes a -10°C ou mesmo de volta no tempo para encarar dinossauros frente a frente.

Canela soube preservar e aproveitar muito bem a natureza que a cerca, criando parques com vistas de tirar o fôlego como o do Caracol, com a cachoeira de mais de 120 metros de altura, o Parque da Serra, das Sequoias, Pinheiro Grosso e Ferradura. Além desses, há o Alpen Park deixa os visitantes em contato com a mata preservada, mas difere por ter mais atrações de aventura, como montanha russa, tirolesa, rapel e arvorismo.

Outros pontos turísticos muito procurados são os parques temáticos, como a Vila dos Imigrantes, que conta a história da imigração que deu origem à cidade, os pré-históricos Parque Terra Mágica Florybal e Vale dos Dinossauros, o congelante Mundo Gelado, que leva os turistas a -10°C, e o curioso Mundo À Vapor, que reúne miniatura de máquinas que funcionam com vapor, como olaria, fundição e fábrica de papel.

Os visitantes tem opções de hospedagem para todos os bolsos, com muitas pousadas e hotéis, mas Canela fica um pouco mais cara durante a alta temporada, que acontece no inverno pela neve e geada e nos meses de novembro e dezembro pela decoração de final de ano conhecida como Sonhos de Natal.

O que fazer em Canela


Foto: Renato Soares / MTUR

Parque do Caracol 

Aqui está um dos principais cartões postais de Canela, a Cascata do Caracol. O turista pode admirar os mais de 120 metros de queda d’água de um mirante, mas tem que ter fôlego para os 934 degraus. No local também é possível fazer trilhas e subir ao Observador, uma torre de 30 metros com elevador panorâmico que leva a uma plataforma com vista 360° do parque. A infraestrutura oferecida é muito boa e conta com banheiros, churrasqueiras, restaurantes e lojas de souvenir.

Parque da Serra

Esse parque leva os visitantes por um passeio de teleférico por cima dos lindos cânions que formam a Cascata do Caracol. Aqui você tem uma visão ampla da região com mata preservada.

Parque da Ferradura

Repleto de mirantes, esse parque tem vista única para o Cânion do Rio Caí, que tem curvas fortes lembrando o formato de ferraduras. Localizado a 13km do centro de Canela, tem opções de trilha para todos os tipos de aventureiros, de 10 minutos até 3 horas de caminhada.

Alpen Park

O parque oferece vista para todo o vale da região e ainda acesso a um parque de diversões com montanha russa e simulador 3D, e esportes de aventura, como arvorismo, rapel, escalada e tirolesa.

Catedral de Pedra

Localizada no cento de Canela, a igreja tem 65 metros de altura e recebe as festividades Sonhos de Natal. Alguns shows acontecem nos jardins da catedral e as pedras da parede são enfeitadas com estrelas e luzes projetadas.

Outros lugares para conhecer em Canela:

  • Alambique Flor do Vale
  • Castelinho Caracol
  • Eco parque Sperry
  • Mirante Laje de Pedra
  • Museu da Moda
  • Museu do Automóvel
  • Mundo A Vapor
  • Mundo Gelado
  • Parque das Sequoias
  • Parque da Cachoeira
  • Parque do Pinheiro Grosso
  • Parque Estação Verde
  • Parque Fazenda da Serra
  • Parque Terra Mágica Florybal
  • Vila dos Imigrantes
  • Vale dos Dinossauros

Como chegar em Canela


Foto: Renato Soares / MTUR

De avião

O aeroporto mais próximo fica Caxias do Sul (74km), mas o mais procurado acaba sendo o de Porto Alegre (130km) porque a oferte de voos é maior. Em ambos os lugares o viajante pode alugar um carro ou seguir de ônibus.

De carro

O acesso vindo é Porto Alegre é pela BR-116, RS-122 e RS-470. Se o motorista sair de Caxias do Sul deve pegar a RS-453 e RSC-470.

De ônibus

Há linhas saindo de diversas capitais rumo a Porto Alegre e de lá o viajante deve pegar outro ônibus até canela.

Melhor época para visitar Canela


Foto: Renato Soares / MTUR

A cidade tem dois momentos de alta temporada durante o ano. O primeiro acontece de maio a agosto quando o inverno provoca geadas e até nevascas, o que atrai turistas do país todo para aproveitar o frio. O segundo destaque do ano para Canela é novembro e dezembro, quando as ruas são tomadas pela decoração natalina.

Nos meses mais frios, a temperatura média é de 6°C, já os mais quentes ficam por volta dos 20°C.

Onde se hospedar em Canela


Foto: Renato Soares / MTUR

Encontre hospedagens em Canela aqui.

» 12 hotéis e pousadas para conhecer na Serra Gaúcha
» Viajando para a Serra Gaúcha, o que fazer na região
» Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha

» Hotel Sky arquitetura européia na Serra Gaúcha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Passeios diferentes para fazer em São Paulo

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Zurique

Artigo seguinte

Você pode gostar