Lugares para conhecer em Belo Horizonte

A animada e descola BH é cheia de encantos! Além de sua gastronômica autêntica, a capital de Minas Gerais possui inúmeras construções históricas, belos parques e ótimas opções de lazer noturno

Foto: Pedro Vilela/MTur

A cidade que serviu de inspiração para Brasília possui quase 2,5 milhões de habitantes e possuí jóias da arquitetura. Obras do arquiteto Oscar Niemeyer podem ser encontradas por toda Belo Horizonte. Urbana e ao mesmo tempo bucólica, Belo Horizonte tem pão-de-queijo, cachaça, parques e botecos; além de intensa programação cultural, lojas sofisticadas e restaurantes estrelados. A Igreja de São Francisco de Assis na região da Lagoa da Pampulha é um dos cartões postais mais famosos da capital mineira e merece uma visita.

Com a Serra do Curral como plano de fundo, ruas planejadas e seus prédio imponentes rodeados de verde, Belo Horizonte faz um convite para passeios ao ar livre. São inúmeros os lugares para conhecer, na Praça da Liberdade com palmeiras imperiais e chafarizes que chamam a atenção dos visitantes encontram-se museus e centros culturais da cidade. A Lagoa da Pampulha e os bairros Savassi e Lourdes também são ótimas opções já que a região concentra a maior parte dos bares e restaurantes da capital.

Apesar do glamour e da expansão da alta gastronomia, Belo Horizonte não abre mão de seus tradicionais botecos. A cidade se orgulha de ter o maior índice de bares por habitante do país, o que incentivou a criação, em 2000, do festival Comida di Buteco. O evento acontece nos meses de abril e maio, quando os clientes escolhem os melhores petiscos servidos na capital. Delícias incrementadas com lingüiça, lombinho ou torresmo sempre saem na frente e fazem ainda mais sucesso quando acompanhadas por um chopp gelado ou uma típica branquinha.

Leia também:

Turismo em Ouro Preto, melhores lugares para conhecer na cidade
Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo
Conheça a Estrada Real em Minas Gerais
6 motivos para conhecer Capitólio em Minas Gerais
100 destinos para conhecer no Brasil

O que fazer:

Belo Horizonte. Foto: Aleksandar Todorovic / Shutterstock

– Praça da Liberdade

Conjunto arquitetônico formado pela Praça da Liberdade e as atrações do seu entrono, reunindo oito prédios antigos que foram transformados em ateliês, bibliotecas, museus, espaços de cursos e oficinas. Na praça jardins inspirados em Versailles, prédios neoclássicos e pós moderno nos remetem a uma viagem no tempo.

– Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Ao redor da Lagoa da Pampulha estão só mais belos conjuntos arquitetônicos de Belo Horizonte, sendo três deles assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

– Memorial Minas Gerais Vale

Ocupando uma edificação histórica de 1897, o Memorial Minas Gerais Vale tem como finalidade modernização turística e cultural do estado e cada vez mais se consolida como um espaço de lazer, cultura, conhecimento e turismo de Belo Horizonte.

– Palácio Das Artes

O Palácio das Artes é um complexo cultural que difunde a arte e a cultura proporcionando uma multiplicidade de experiências para o público que visita o local.

– Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Com ampla e dinâmica programação cultural, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte recebe criações em artes visuais, cênicas e shows musicais. O espaço também conta com uma sala multimeios voltada ao audiovisual e ações educativas permanentes.

– Mirante Mangabeiras

O Mirante das Mangabeiras proporciona ao visitante uma visão panorâmica privilegiada da capital mineira. O movimento é intenso na região, justamente pelo fato do local ser considerado um dos pontos turísticos de Belo Horizonte. Além de apreciar um belo pôr-do-sol, é possível avistar a Lagoa da Pampulha e o Parque das Mangabeiras.

– Mineirão – Estádio Governador Magalhães Pinto

Os apaixonados por futebol não podem deixar de visitar o Mineirão, o estádio oferece visitas guiadas todos os dias que não tem jogos. Durante o passeios os visitantes conhecem as arquibancadas e áreas de uso exclusivo, como vestiários e gramado.

– MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. O Museu utiliza, de forma lúdica e criativa, da tecnologia de ponta para mostrar o universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e a importância deles para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural.

– Igreja São Francisco De Assis

Conhecida como Igrejinha da Pampulha, foi inaugurada em 1943 por Oscar Niemeyer, seu interior abriga a Via Sacra, com 14 painéis de Portinari. Os jardins são assinados por Burle Marx.

– Parque das Mangabeiras

Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais.

– Outros atrativos turísticos em Belo Horizonte:

  • Palácio da Liberdade
  • Igreja São José
  • Museu De Artes & Ofícios
  • Basílica Nossa Senhora de Lourdes
  • Igreja Batista da Lagoinha
  • Gruta Rei do Mato
  • Parque Municipal Américo Reneé Giannetti
  • Museu Histórico Abílio Barreto
  • Mercado Central de Belo Horizonte
  • Serra da Moeda
  • Presépio do Piripipau
  • Minascentro
  • Praça Israel Pinheiro
  • Museu de Ciências Naturais

Como chegar:

Praça da Independência. Foto: Aleksandar Todorovic / Shutterstock

De avião
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves é um dos principais aeroportos em operação do Brasil e recebe vôos diários partindo das principais capitais do país.

De carro
Do Rio de Janeiro, acesso pela BR-040
De São Paulo, acesso pela BR-381
Do Espírito Santo, acesso pela BR-262

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Belo Horizonte, vale ligar na rodoviária da capital mineira.
Rodoviária de Belo Horizonte
Tel: (31) 3271-8933

Melhor época para visitar:

Parque Municipal da Serra do Cural. Foto: Pedro Vilela/MTur

Belo Horizonte é uma opção de destino que pode ser visitada durante o ano inteiro, tudo depende da finalidade da sua viagem. Se você gosta de curtir a manhã e tarde dos grandes centros urbanos, indicamos os meses de abril e maio quando a cidade recebe uma injeção de animação extra graças ao renomado festival Comida di Buteco. Uma incrível competição onde os principais bares e restaurantes da cidade disputam para saber quem oferece o melhor petisco da cidade.

O período de chuva na capital mineira é durante o verão, entre Outubro e Março, sendo os meses de Dezembro e Janeiro os mais chuvosos. Nessa época o recomendado é desfrutar mais das atrações fechadas como museus, galerias e mercados públicos.

Onde se hospedar:

Encontre hospedagens em Belo Horizonte aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.


NOME



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *