Lugares para conhecer em Arraial do Cabo

Conhecida como Caribe brasileiro por seu litoral incrivelmente claro, Arraial do Cabo vem ganhando o coração dos turistas brasileiros e estrangeiros e fica a apenas 164 km da cidade do Rio de Janeiro

Foto: Leonardo Shinagawa

Arraial do cabo já foi uma antiga vila de pescadores e até hoje preserva esse clima tranquilo. A cidade tem aproximadamente 30 mil habitantes e sua área habitada é relativamente pequena. Em apenas um dia na cidade é possível conhecer a maioria das atrações nos imperdíveis passeios de barcos que saem da marina localizada na Praia dos Anjos, mas esse fator não deve ser levado em conta. As praias de Arraial estão entre as mais belas do país, e uma visita rápida pode se transformar em uma grande decepção por falta de tempo em cada atrativo.

Localizada na badalada Região dos Lagos, a cidade de Arraial do Cabo reúne diversas atrações que todo viajante procura: praias paradisíacas com águas claras, lagoas, dunas e mirantes que oferecem a oportunidade de conferir toda beleza da região.

Ao lado de Cabo Frio e Búzios, o município possui nove praias que estão entre as favoritas de qualquer mergulhador, já que o local abriga uma diversificada vida marinha com tartarugas, arraias, golfinhos, baleias entre outros.

Um ponto positivo de escolher Arraial do Cabo para se hospedar quando for conhecer a Região dos Lagos, é o custo benefício. A cidade não possuí estabelecimentos tão luxuosos como as outras cidades, mas encontra-se muito conforto em opções de hospedagem e restaurantes mais rústicos. Além disso a proximidade com os outros municípios possibilitam um bate-volta as cidades vizinhas de Búzios, Cabo Frio e Saquarema.

Quando estiver em Arraial do Cabo não deixe de fazer os tradicionais passeios de barcos, experimentar a comida típica a base de frutos do mar, conhecer a Praia do Pontal, cartão postal da cidade, e curtir o pôr do sol no Pontal do Atalaia.

Leia também:

Guia de praias para conhecer em Arraial do Cabo
8 atrações para conhecer em Arraial do Cabo
Passeio de barco em Arraial do Cabo
Roteiro fim de semana em Arraial do Cabo
Conheça a fascinante Praia do Forno em Arraial do Cabo

O que fazer:

Foto: Thiago Freitas / MTUR

– Praia do Farol

A praia do Farol fica localizada na Ilha de Cabo Frio, também conhecida como a Ilha do Farol. Para visitar a Ilha do Farol é necessária uma autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e um barco alugado. Isso deve-se em virtude da criação, em 1997, da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo. A Praia do Farol é paradisíaca e é considerada uma das mais perfeitas do Brasil.

– Praia do Pontal

As Prainhas tem 300 metros de areias branquíssimas e não possuí nenhuma estrutura como restaurantes e bares, apenas alguns vendedores ambulantes. O acesso pode ser feito de carro até o início da escadaria que leva o turista a praia, a pé ou em barcos de excursões que saem diariamente do porto da cidade. O cenário fica ainda mais bonito com a imensa Ilha do Farol tampando o horizonte com a belíssima Praia do Farol.

– Praia do Forno

A apenas 1,5 km do centro, a Praia do Forno só pode ser acessada por barco ou trilha (uma ótima opção para curtir o visual da praia pelo paredão de pedras ao lado da praia). Seus 500 metros de extensão com  areias brancas e águas transparentes rendem ótimas fotos.
Leia mais informações sobre a atração aqui.

Veja um guia completo das praias de Arraial do Cabo aqui.

– Passeio de Barco

Os passeios duram quatro horas e descortinam as mais belas paisagens de Arraial do Cabo. O roteiro inclui paradas no Pontal do Atalaia (Prainhas), Ilha do Farol e praia do Forno, passando pela Gruta Azul, uma salão de 30 metros de extensão e 15 metros de altura. O nome vem dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourados e prateados e que se tornam azuis de acordo com a incidência de luz. As embarcações partem da praia dos Anjos.
Leia mais informações sobre o passeio aqui.

– Mergulhar

A vida marinha rica e as águas transparentes com perfeita visibilidade são o fator principal que fazem de Arraial do Cabo um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil.
Leia mais informações sobre mergulho em Arraial do Cabo aqui.

Outros lugares para conhecer em Arraial do Cabo:

  • Prainha
  • Prainhas do Pontal do Atalaia
  • Praia do Pontal
  • Praia Brava
  • Praia Pontal do Atalaia
  • Museu Oceanográfico Arraial do Cabo
  • Mirantes das Prainhas do Pontal de Atalaia
  • Trilha do Farol Velho
  • Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Como chegar:

Foto: Thiago Freitas / MTUR

De avião:
O aeroporto mais próximo fica em Cabo Frio, a 13 km. Outra opção são os aeroportos da capital carioca a 170 km do município.

De carro:
Passando pela Ponte Rio – Niterói, pegar a saída mais a esquerda (direção Rio Bonito), seguindo pela Rio-Manilha por 25 km, depois seguir pela BR-101 por 36 km até Rio Bonito, pegar a Via Lagos (com pedágio), em direção a Região dos Lagos. Na Via Lagos percorre mais 68 km, até São Pedro da Aldeia, depois mais 13 km até Cabo Frio, e no trevo de São Cristóvão, ao final da Avenida América Central, entrar na RJ-140, que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo a 10 km.

De ônibus:
As empresas 1001 (0800-941-3334) e Salineira (22 2647-8200) servem a Região dos Lagos.

Melhor época para visitar:

Foto: Rafa Alves / Flickr

O clima em Arraial do Cabo é agradável durante todo o ano, sofrendo pouca variação de temperatura. Até os meses mais chuvosos (Dezembro e Janeiro) costumam fazer calor e as chuvas não costumam durar muito tempo. Os meses de Julho e Agosto costumam ser os mais secos e a cidade recebe ventos fortes.

Se você preza por tranquilidade, evite o período do Natal até a Semana Santa. Nesta época Arraial recebe uma quantidade muito grande de turistas. As praias ficam muito cheias e as filas em restaurantes e mercados são constantes e normal.

Onde se hospedar:

Encontre hospedagens em Arraial do Cabo aqui.


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *