Descubra o que fazer em Porto Seguro

Cidade reserva atrações para quem gosta de praia, agito e um mergulho na história do Brasil.

Primeiro local da chegada das caravelas portuguesas no Brasil, a cidade de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, tem quase 150 mil habitantes e se destaca por ser um polo de turismo, que abrange os mais variados gostos e estilos. Distante 707 km da capital, Salvador, a forma mais fácil de se chegar até o município é por meio do Aeroporto de Porto Seguro, que tem voos para São Paulo, Minas Gerais e para a capital do estado. Além disso, é possível chegar até o município por meio da rodovia estadual BA-001, ou por empresas de ônibus intermunicipais e interestaduais.

Em um caldeirão de misturas digna da Bahia, Porto Seguro é destino para quem gosta de agito, festas e carnaval, mas também reserva opções para quem prefere aproveitar as praias e a parte histórica da cidade mais antiga do país. Em uma espécie de viagem até as raízes do Brasil de hoje, o centro histórico guarda construções e igrejas de diferentes períodos de nossa história. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a região é um verdadeiro museu.

No Marco do Descobrimento o turista poderá se sentir como Pedro Álvares Cabral, quando desembarcou das caravelas. Nas Igrejas de São Benedito e de Nossa Senhora da Misericórdia, diferentes estilos de arquiteturas remontam ao cerne da identidade colonial. Ainda dá para fazer uma visita ao Museu de Porto Seguro, que guarda uma incrível coleção de peças, artefatos e obras de arte e até passear por antigos prédios públicos, como a Casa da Câmara e antiga Cadeia.

Leia também:

Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Costa do Descobrimento na Bahia
Lugares para conhecer em Salvador
Observação de baleias Jubarte encanta turistas em Arraial D’Ajuda, na Bahia
Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia
As melhores praias para você conhecer na Bahia

Foto: Adilson Andrade

Centro Histórico, Porto Seguro. Foto: Duquebr

Se você já prefere um destino mais divertido e que ainda misture ecoturismo, a pedida é o Arraial d’Ajuda Eco Parque. No final da Estrada da Balsa, o parque aquático é um dos maiores da América Latina e fica bem próximo da costa. Misturando uma bela vista do mar, com brinquedos que vão de tirolesas, caixas de areia, quadras para futebol e vôlei, espaço para crianças pequenas, muitas piscinas e uma boa variedade de opções para comer. O parque é, sem dúvidas, um local para que todos relaxem, se divirtam e voltem a encontrar suas crianças interiores.

Arraial d’Ajuda Eco Parque Foto: Divulgação

Para deixar o ritmo da Bahia dominar seu corpo, os dias e noites ganham um gingado especial no Axé Moi, localizado na badalada Praia de Taperapuan. Misturando gastronomia, ritmos baianos e nordestinos, um time de dançarinos agitam a galera em um palco fixo de frente para o mar. É possível aprender coreografias, assistir à shows e encontrar muita gente jovem se divertindo, principalmente nas noites de final de semana. O local conta com programações especiais durante o período de carnaval.

Quem prefere mesmo curtir uma praia pode ter certeza que Porto Seguro não irá decepcionar. Com areia branquinha, pousadinhas próximas da orla, e uma mar agitado em tons de azul, a Praia da Ponta Grande atrai desde surfistas até gente querendo o sossego da areia. Para chegar, é preciso andar cerca de 10 km do centro. Se você não quer se deslocar tanto, a Praia de Itacimirim, 3 km do centro, pode ser sua solução. Localizada na Orla Norte, quiosques e bares estão espalhados pela praia e embalam turistas com as músicas e com o aroma de deliciosas refeições.

Praia da Ponta Grande. Foto: Sec. Tur. Porto Seguro

Com tantas atividades diferentes durante os dias e as noites, um bom descanso é fundamental para manter o pique e aproveitar Porto Seguro. Assim, entre as boas opções de hospedagem está o Resort Villaggio Arcobaleno. Com muito requinte, quem aqui se hospedar poderá desfrutar da deliciosa praia de Taperapuã, com suas areias branquinhas. Ainda terá o conforto, e a beleza, de estar rodeado por jardins bem cuidados, quadra de tênis, sauna, academia, piscinas e até um restaurante panorâmico. O empreendimento cinco estrelas tem um alto padrão para seus quartos, dispondo todos de ar-condicionado, telefone, cofre e frigobar. Para fechar o pacote, fica a apenas 6 km do centro histórico.

Outro local para se hospedar e curtir muito é o Toko Village. Distante 200 metros da Praia do Mutá, oferece piscina com terraço, quadra de vôlei de areia e, cada apartamento ou residência, vem equipado com cozinha, área de estar e banheiros privativos. Dá para escolher uma acomodação com varanda e vista para o jardim. Quem quiser também pode pagar uma taxa extra para utilizar serviços como babás, massagens e até aproveitar para lavar a roupa.

Para fechar as sugestões de hospedagem, o Hotel Vale Verde, a poucos minutos do aeroporto, do centro histórico e das áreas de gastronomia de Porto Seguro, o hotel oferece 52 apartamentos, todos em estilo moderno, equipados com WiFi e TV. No terreno do hotel, ainda é possível usar o estacionamento interno, relaxar na piscina e aproveitar a sauna.

Entre a diversa gastronomia da Bahia, Porto Seguro é o lar de deliciosos restaurantes. Uma opção curiosa é a Adega dos Lordes, totalmente decorada em estilo medieval. Com uma carta de vinhos com mais de 200 opções, fica dentro do hotel Salas do Imperador. No cardápio peixes e frutos do mar ficam lado a lado com saladas e empanados. O local é bom para casais por conta de seu clima romântico.

Adega dos Lordes. Foto: Divulgação

Porções bem servidas e um preço justo estão no cardápio do Bar e Restaurante Esquina do Mundo. Em plena Avenida Portugal, no centro de Porto Seguro, oferece cerveja gelada, pratos feitos, aperitivos e muitos frutos do mar. Com mesas na área externa e interna, conta também com música ao vivo. Já para os fãs de carne, uma opção bacana é a Churrascaria do Bira Bar e Restaurante, que fica no bairro do Campinho. Servindo no almoço e jantar, os fregueses irão se deparar com carnes saborosas e acompanhamentos de primeira. O estabelecimento também vale a visita para um jantar ou happy hour com os amigos.

+info:

Resort Villaggio Arcobaleno:
Rodovia 367, KM 67, Praia de Taperapuã, Porto Seguro
Telefone: (73) 2105-5051
reservas@hotelarcobaleno.tur.br
Reserve aqui.

Toko Village:
Alameda dos Corais, 270, Porto Seguro
Telefone: (73) 3677-1300
mariana.rasetto@tokovillage.com
Reserve aqui.

Adega dos Lordes:
Estrada p/ Aeroporto, 317, Porto Seguro
Telefone: (73) 3288-8450

Bar e Restaurante Esquina do Mundo:
Avenida Portugal, 292 – Centro, Porto Seguro
Telefone: (73) 3288-2139

Churrascaria do Bira Bar e Restaurante:
R. Manaus, 25 – Campinho, Porto Seguro
Telefone: (73) 3288-3288

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.