A região no extremo sul da Argentina oferece atrativos em todas as estações do ano, veja o que conhecer e escolha a melhor época

Localizada majoritariamente na Argentina, estendendo-se além da fronteira com o Chile, a região da Patagônia deslumbra por suas paisagens surreais. De um lado, os Andes, gigantes nevados que atraem montanhistas, esquiadores ou aqueles que simplesmente amam uma paisagem selvagem e inóspita. Do outro, o Oceano Atlântico, gélido por conta das correntes antárticas, mas rico em espécies marinhas, como pinguins, focas, baleias e elefantes-marinhos.

Apesar do clima sub-ártico, no verão as temperaturas podem chegar aos 20ºC durante o dia e no inverno a máxima em algumas províncias não ultrapassam os 5ºC. As temperaturas oscilantes permitem que a região da Patagônia ofereça vários atrativos distintos, por isso, saber a melhor época para visitar o destino depende do que se busca fazer na região. Descubra os melhores meses para visitar a região de acordo com seus interesses no destino:

Trekking e paisagens


El Chantén é conhecida como paraíso do trekking. Dentro do Parque Nacional do Glaciares, é onde encontramos o Monte Fitzroy que possui trilhas que levam aos mais belos mirantes, ao pé do monte, uma trilha nos leva à Laguna de los Três considerada uma das mais pesadas da região por causa do comprimento e da forte subida que há no final. A estimativa de tempo de caminhada é de 4,5 a 5 horas cada trecho, dependendo principalmente do ponto de partida. Para aproveitar ao máximo as trilhas e as paisagens o aconselhável é visitar El Chantén nos meses de primavera e verão, entre setembro e março. No inverno há risco das trilhas estarem fechadas.

Em El Calafate é possível fazer um tour de barco até próximo ao Glaciar Perito Moreno, parede enorme de gelo que tem 5 km de frente e 70 metros de altura em média, uma das paisagens mais belas da região. Ali também é possível realizar um trekking pelas geleiras, de dificuldade mediana e cerca de 1h30 de caminhada. O passeio ao Perito Moreno está disponível em qualquer época do ano, mas durante o verão o fenômeno do desprendimento é mais frequente deixando a paisagem ainda mais deslumbrante. Além disso o trekking no gelo não está disponível no inverno por questões de segurança.

Montanhas em El Chaten. Foto: Felipe calil

Glaciar Perito Moreno. Foto: Patricia Vivian Niselbaum

Observação da fauna


A região da Patagônia é rica em vida marinha o que faz que muitos a visitem para observar os animais típicos do lugar. Como umas das regiões mais quentes da Patagônia argentina, a Península Valdés é conhecida como a “patagônia dos bichos”. Por suas temperaturas mais amenas no inverno e que podem chegar aos 30ºC no verão, baleias, orcas e pinguins escolhem a região para reprodução, causando uma grande concentração de vida marinha. A maioria das espécies escolhe estações mais quentes para a reprodução, portanto, se você busca um encontro com esses animais a melhor época é entre os meses de setembro a abril.

Baleia na Peninsula Valdes. Foto: Benjamin Dumas

Foto: Vicky Garland

Esportes de Inverno


Agora, se você busca o extremo sul do continente para ver neve o ideal é viajar entre julho e setembro. A cidade de Ushuaia, localizada no arquipélago Tierra del Fuego tem uma das temporadas de esqui mais longas e oferece passeios em trenós puxados por cães. Outra cidade que se destaca no inverno é Bariloche, já conhecida dos brasileiros por seus montes perfeitos para a prática de esqui e snowboard.

As cidades de Ushuaia e Bariloche também oferecem atrativos durante o verão. Em Ushuaia as paisagens ao longo das trilhas são praticamente surreais, sendo possível caminhar acompanhado de pinguins. Em Bariloche o lago Nahuel Huapi atrai para a prática de esportes aquáticos como windsurf e canoagem.

Lago Nahuel Huapi Foto: Luiz Felipe Sahd

Snowboard na Terro Do Fogo. Foto: Leon Hellberg

» Onde ficar em Ushuaia: dicas de hotéis e pousadas
» Principais atrações turísticas para você visitar na Patagônia argentina
» Conheça as melhores estações de esqui da América do Sul
» Ushuaia: o que fazer a noite

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Camocim, as praias desertas do Caribe cearense

Artigo anterior

Como comprar pacotes de viagem baratos

Artigo seguinte

Você pode gostar