A Península de Yucatán é palco de alguma das mais belas paisagens do México e do mundo. Além das maravilhosas praias espalhadas pelo litoral caribenho, a região possuí uma outra atração muito popular entre os visitantes que passam pelo destino: os cenotes.

Os cenotes são poços naturais resultados de formações geológicas derivadas de corrosões de terrenos próximo ao mar, ou de lençóis freáticos formando uma grande piscina clara e limpa. Em alguns cenotes, as águas podem chegar a superfície e outros ficam com o nível bem abaixo, alguns cientistas e mergulhadores tentaram explorá-los mas até hoje não conseguiram fazer o mapeamento completo devido a grande profundidade.

Hoje os cenotes são um dos principais pontos turísticos do México e apesar de serem acessíveis ao público, estão em lugares privados e é necessário pagar uma taxa para visitação.

Cenote Ik-Kil

Conhecido como “cenote sagrado azul”, Ik-Kil está localizado em Chichén Itzá e é o mais conhecido da região. Com formato circular e aproximadamente 130 metros de profundidade, possui águas cristalinas e é muito procurado por mergulhadores.

Foto: Boris G

Parque Dzitnup

No interior da Península de Yucatán, o Parque Dzitnup fica próximo da cidade de Valladolid e a menos de 60 km de Chichén Itzá. Para chegar até o cenote de águas cristalinas é preciso fazer um pequeno tour pelas impressionantes cavernas presentes na região.

Foto: Anatoli Plotnicov

Cenote Samula

O Cenote Samula está a poucos quilômetros da cidade de Diznup e surpreende os visitantes pela beleza natural da caverna que abriga o incrível poço. Para chegar até a piscina natural é necessário descer alguns degraus esculpidos nas próprias pedras.

Foto: via Flickr – atomicgirlnyc

Gran Cenote

O Gran Cenote é um dos mais populares da Península de Yucatán e está localizado ao norte de Tulum, na estrada que leva para Coba. O acesso é fácil e a atração é recomendada para todas as idades.

Foto: Seth Patterson

Cenote dos Ojos

O Cenote dos Ojos té muito procurado por suas águas transparentes, permitindo ótimos mergulhos e a pratica de snorkeling. A atração fica próxima de Tulum.

Foto: via Flickr – wujasavik

» Tulum a maravilhosa cidade Maia construída à beira-mar
» 13 imagens para você arrumar as malas e aproveitar o Caribe!
» Melhores resorts para se hospedar no Caribe
» 5 destinos para conhecer no Caribe gastando pouco

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Spomeniks – Contruções futuristas na antiga Iugoslávia chama atenção de turistas

Artigo anterior

Descubra as Ilhas Faroé na Dinamarca

Artigo seguinte

Você pode gostar