A pequena cidade de Diu, na Índia, deu um grande passo sustentável ao operar totalmente com energia solar

As cidades limpas e verdes estão se tornando uma realidade cada vez mais próxima. Após o anúncio da construção da primeira cidade florestal do mundo, na China, que deverá ficar pronta em 2020, outras boas novidades vêm por aí.

Foto: Hindustan Times

A cidade de Diu, no território de Damão, na Índia, se tornou o primeiro município a operar 100% com energia renovável solar, estabelecendo um novo padrão ecológico. Antes da captação de energia solar ser implantada, a pequena cidade de pouco mais de 50 mil habitantes dependia do governo de Gujarat.

Foi então desenvolvido um parque solar distribuído ao longo de 50 acres de terra, além da instalação de painéis solares no telhado de 79 edifícios governamentais. Para aumentar ainda mais sua capacidade solar, a cidade ofereceu subsídios a seus moradores para incentivar que instalassem painéis em seus próprios telhados. A partir dessas ações, a cidade está gerando um total de 13 megawatts de eletricidade, superando suas necessidades. Hoje, cerca de 3 MW são gerados por usinas solares nos telhados e 10 MW pelas outras usinas.

Foto: Hindustan Times

Com isso, o município está economizando cerca de 13 mil toneladas de carbono todos os anos. Além de ser uma fonte limpa de energia e colaborar com o meio ambiente, os moradores da cidade também sentiram a mudança no bolso: desde que o projeto começou, há três anos, houve uma redução média de 12% na conta de luz. Isso só prova que, quando o meio ambiente ganha, todo mundo ganha junto.

Foto: Hindustan Times

» Primeira “cidade florestal” do mundo está sendo construída na China
» 23 cidades impressionantes para visitar na Índia
» Steve MecCurry retrata a rotina de Jodhpur, a cidade azul da Índia
» Destino sustentável: Noruega e a ecologia pelo mundo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Vitória e Vila Velha: roteiro de 2 dias

Artigo anterior

Essa cabana minúscula é uma das casas mais reservadas no Airbnb

Artigo seguinte

Você pode gostar