Graciosas ruas de paralelepípedos, vinhedos e praias perfeitas tornam Alacati, um antigo e colorido balneário de origem grega, uma das atrações mais charmosas da Turquia

Foto: Nejdetduzen / iStockphoto

A Turquia revela destinos charmosos e pouco conhecidos que podem surpreender e encantar. Um deles é o delicado e colorido balneário de Alaçati, localizado a 10 quilômetros de Cesme. Banhado pelo mar Egeu, Alacati é uma antiga e pequena aldeia grega com um clima tranquilo e romântico.

A vila, que até o início dos anos 2000 era praticamente habitada por aposentados e conhecida apenas pela produção de azeite de oliva, acabou se tornando um belo e convidativo balneário e um destino perfeito para as férias.

Foto: Nejdetduzen / iStockphoto

Especialmente nos meses de verão, em que suas praias de areias brancas e um mar transparente ficam muito agradáveis, turistas costumam trafegar por suas estreitas e charmosas vielas e aproveitar as belezas incríveis do local.

Basta uma leve caminhada pelas graciosas ruas de paralelepípedos enfeitadas com charmosos banquinhos, canteiros de lavanda e muitos vasos coloridos para se apaixonar por Alaçati. As antigas casinhas de pedra, algumas com mais de 150 anos e pintadas de branco e azul, abrigam aconchegantes restaurantes a céu aberto, lojinhas, boutiques, lojas de artesanato, galerias de arte e hotéis.

Além disso, vinhedos, plantações de lavanda, azeitona e praias ideais para a prática de windsurf tornam esse ainda pouco explorado balneário – ao menos pelo turismo de massa – um dos destinos mais charmosos da Turquia. Confira algumas atrações imperdíveis!

Foto: Nejdetduzen / iStockphoto

Alaçati é conhecido por ser um dos mais importantes centros de windsurf do mundo. A região, especialmente a praia Porto Alaçati, é privilegiada com ventos fortes que favorecem a prática do esporte. Não é preciso experiência para se aventurar pelas águas a bordo de uma prancha, pois não faltam escolas e monitores especializados para dar todo suporte a iniciantes da modalidade.

O windsurf pode ser praticado, inclusive, por crianças. Porto Alaçati conta com enormes áreas de águas rasas e, pela manhã, os ventos são mais leves, ideais para os pequenos aprendizes.  

Uma opção de passeio para é fazer uma visita ao famoso mercado de Alaçati, o Alaçati Pazari. O espaço abre todos os sábados e oferece uma variedade incrível de produtos e alimentos locais frescos. É uma experiência repleta de cores, texturas e aromas.

Na hora de provar a gastronomia local, o Fava Meze Balik fica dentro de um casarão grego restaurado de 165 anos. A comida local típica do Egeu é bem variada e o ambiente é muito charmoso.  Já o Asma Yapragi é um restaurante familiar para quem quer provar pratos turcos tradicionais preparados com alimentos frescos fornecidos por agricultores locais.

Alaçati conta com belíssimas praias que vão das mais paradisíacas com ambiente familiar até as mais badaladas para curtir a noite. Uma das mais procuradas por turistas é a Ilica Beach por conta de seu mar com água imensamente azul, areia branquinha e macia. O mar nela é muito calmo, especialmente pela manhã.

Se você procura por agito, o Marrakech Beach Club é famoso por hospedar celebridades e jogadores de futebol. O local, de manhã, funciona como um ambiente descontraído e, a partir das 19h, via uma danceteria a céu aberto, com muita música e drinks variados.

Foto: Nejdetduzen / iStockphoto

Seja para se divertir ou para contemplar belas paisagens Alaçati é o ambiente ideal para passar alguns dias vivendo em um clima tranquilo, curtindo belas praias e degustando uma deliciosa culinária em um charmoso balneário.

Nos últimos anos a Turquia vem recebendo cada vez mais brasileiros que desejam conhecer um dos destinos mais exóticos e marcantes do globo. Pensando nisso a agência Passeios em Istambul decidiu se especializar no mercado brasileiro oferecendo tours com guias que falam português. Além dos passeios a agência também oferece transfers e ainda pode te ajudar com criando roteiros personalizados.

+ Info

Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Roteiro em Ushuaia para até 7 dias

Artigo anterior

Vinícolas para visitar em Mendoza na Argentina

Artigo seguinte

Você pode gostar