Confira um tutorial com o passo a passo para retirada de passaporte no Brasil

Foto: Joaomelao678 / Wikimedia Commons

A emissão de passaporte é um processo simples que pode ser feito em pouco tempo e com pouco investimento financeiro. A emissão do documento é feita pela Polícia Federal e é necessário comparecer na base mais próxima da sua cidade duas vezes: uma para cadastrar as digitais e fazer a foto para o documento, e outra para retirar o passaporte.

Documentos necessários para retirar o passaporte

Para emitir o passaporte é necessário reunir todas as documentações necessárias: Documento de Identidade, CPF, Certidão de Casamento (caso tenha alterado o nome) e Certificado de Naturalização (para pessoas naturalizadas), Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.

Além desses documentos, se você estiver emitindo o seu segundo passaporte, é necessário levar o anterior.

Solicitação do documento no site da Polícia Federal

O processo de solicitação do passaporte começa com o acesso ao site da Polícia Federal, www.dpf.gov.br. Lá você seleciona o Estado e a cidade onde vai requerer a emissão do passaporte.

Na página seguinte, após ler as informações sobre os passos necessários, clique em “emissão de passaporte”. Preencha o formulário, no final digite o código de segurança, e confirme. Em seguida, surgem três botões. Clique primeiro em “gerar protocolo”, depois em “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e, por último, em “fechar”.

Imprima o protocolo e a guia. Para a impressão do PROTOCOLO e da GRU é necessário que o programa Adobe Acrobat Reader esteja instalado no computador. Caso não tenha instalado, você pode instalá-lo acessando um link na própria página.

Pagamento da taxa de emissão

Depois de preencher todo o formulário de solicitação do passaporte, um boleto de Guia de Recolhimento será gerado. Atualmente a taxa é de R$257,25. Você só poderá realizar o agendamento pelo Site da Polícia Federal após pagar a fatura.

Agendamento da data para atendimento na Polícia Federal

Após fazer o pagamento da GRU, é necessário fazer o agendamento de atendimento no site da Polícia Federal. Também é possível agendar o atendimento para mais de uma pessoa, caso esteja solicitando o documento para parentes e amigos.

Após indicar todos os documentos requeridos pela PF, o site indicará as cidades e postos disponíveis, dias e horários livres para o atendimento na base da PF.

Comparecimento ao posto da Policia Federal

O atendimento será realizado na data e horário marcados no sistema da PF. Compareça ao posto com toda a documentação original listada acima. O atendimento costuma ser feito em poucas horas. Após a triagem da documentação, você será chamado para as coletas de fotografia, digitais e assinatura por meios eletrônicos.

Após as coletas você receberá um prazo para retirada do passaporte.

Retirada do documento

Compareça na data fornecida pela Policia Federal na última visita com o documento de identidade original e faça a retirada. A validade do passaporte é de dez anos.

Validade do passaporte

A validade dos passaportes é de até 10 anos. Expirado o prazo de validade, deverá ser solicitado novo passaporte.

Passaporte com data de validade vencida

Ao identificar que a validade de seu passaporte tenha expirado e desejando solicitar o novo, faça o procedimento normal de pedido de passaporte. Você não precisa esperar até o vencimento do seu atual passaporte para solicitar outro.

» Como tirar visto para os Estados Unidos
» Confira lista com 55 países que não exigem visto para Brasileiros
» Seguro viagem é obrigatório?
» Saiba como viajar com seu animal de estimação em viagens de avião
» Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Confira lista com 55 países que não exigem visto para brasileiros

Artigo anterior

Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens em aviões

Artigo seguinte

Você pode gostar