Como ir de Buenos Aires para Montevidéu (e vice-versa)

O trajeto é muito simples e pode ser feito de barco e ônibus e ainda permite parar em uma das cidades mais antigas do Uruguai, a charmosa Colônia de Sacramento

Foto: Divulgação Colônia Express

Buenos Aires já está na rota dos brasileiros, mas é possível estender a viagem mais alguns poucos dias e fazer um mini tour pela região do Rio do Prata passando por cidades uruguaias como a capital Montevidéu e a encantadora Colônia de Sacramento.

A saída da capital argentina é muito simples pois diversas empresas oferecem transporte de barco para Colônia de Sacramento e fazem um combo com serviço de ônibus até Montevidéu depois de um dia conhecendo a cidade que os brasileiros comparam muito com a carioca Paraty. O trajeto de barco saindo de Buenos Aires até Colônia del Sacramento leva cerca de duas horas e a estrada até a capital leva outras 2h30.

O Uruguai ficou séculos em disputa entre espanhóis e portugueses, tanto que sua independência só veio em 1825, e essas duas paradas na viagem vão destacar isso a seus olhos.

Colônia de Sacramento é considerada uma das cidades mais antigas do país, sua fundação foi durante o século XVII, mas ficou ainda por mais de 100 anos em disputa pelas duas potências europeias. Esse é um prato cheio para os exploradores, pois cada ruazinha de pedra do centro histórico guarda uma paisagem linda que mistura as fachadas preservadas com o rio ao fundo.

O ônibus rumo a Montevidéu parte no final do dia e chega à capital no início da noite, o que ainda deixa o visitante com tempo de assistir ao tango uruguaio nos bares. É possível conhecer a cidade em dois ou três dias, mas reserve alguns a mais para visitar as vinícolas da região. Encontrar uma boa localização em Montevidéu é mais que indispensável, principalmente se ficar pouco tempo na cidade. Nesse outro artigo falamos um pouco da experiência de se hospedar no Hyatt Centric Montevideo, em frente à orla. Confira as 4 opções para ir de Buenos Aires para Montevidéu:

Leia também:
Lugares para conhecer em Buenos Aires
Lugares para conhecer em Montevidéu
13 atrações imperdíveis para conhecer no Uruguai
Brasil e Uruguai assinam acordo que facilita residência permanente

Barco + ônibus via Colonia del Sacramento

Essa é a opção mais em conta para viajar entre Montevidéu e Buenos Aires. São 3 empresas que oferecem o combinado de barco + ônibus, a Buquebus, a Seacat e a Colonia Express. Saindo da capital portenha, é necessário atravessar um trecho do Mar del Plata em catamarã até a cidade portuária de Colônia del Sacramento. De lá você pega um ônibus com 2h30 de percurso até Montevidéu.

Barco direto

A segunda maneira de fazer a travessia do Prata é pegando o ferry direto de Montevidéu a Buenos Aires. A única empresa que opera esta rota é a Buquebus. A viagem dura 2h15 horas

Carro

Se você estiver fazendo uam viagem de carro entre os países a melhor maneira (e mais rápida) é pegar um ferry boat no Puerto Madero com a Buquebus. A viagem leva 2h15 e desce no terminal de passageiros do porto em Montevidéu.

Avião

A rota entre Montevidéu e Buenos Aires é uma ponte aérea muito utilizada entre executivos. Atualmente apenas a Aerolíneas Argentina interliga os dois destinos em voos curtos de 45 min.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.