Confira o passo a passo para emitir seu passaporte e desbravar o mundo por aí

Realizar a emissão do seu passaporte é o primeiro passo para abrir novos horizontes. Atualmente, o documento é mais do que necessário para realizar aquela tão sonhada viagem internacional.

Por isso é importante logo providenciar esse documento, afinal, a gente nuca sabe quando uma oportunidade de  irá surgir, né? A boa notícia é que o passo a passo para realizar a emissão do seu passaporte na Polícia Federal é bem simples. Confira:

Verifique a documentação necessária


Antes de mais nada, separe os documentos necessários para realizar a emissão do seu passaporte. São eles:

  • Documento de Identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho, além do passaporte anterior, que também é válido.
  • CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório.

Se você tiver realizado alguma alteração em seu nome será necessário levar também a Certidão de Casamento. Para os naturalizados, também é preciso apresentar o Certificado de Naturalização.

Solicite a emissão do passaporte


Depois de separar os documentos é hora de acessar o site da Polícia Federal clicando neste link e preencher o formulário de requisição. São quatro telas bem intuitivas nas quais você deverá informar dados pessoais referentes aos documentos exigidos e outras informações simples.

Após ter preenchido e confirmado os dados, será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento. Fique atento ao prazo de vencimento do boleto. Atualmente, a taxa cobrada é de R$ 257,25.

Após a compensação do pagamento, que costuma demorar entre 24 e 72 horas, basta agendar seu atendimento presencial em uma das unidades emissoras de passaporte.

Compareça ao posto de atendimento


Agora é hora de comparecer presencialmente ao Posto da Polícia Federal escolhido, respeitando a data e o horário do seu agendamento. A recomendação é chegar com 15 minutos de antecedência.

Não esqueça de levar a documentação exigida, o boleto GRU junto ao comprovante de pagamento e o comprovante do seu agendamento.

Não é necessário levar fotografia impressa, já que a mesma será coletada no momento do atendimento. Contudo, para o passaporte de crianças até 3 anos é necessário levar foto em 5×7 com fundo branco e sem data impressa.

Retire o seu passaporte

Você pode acompanhar no site da Polícia Federal o pedido de emissão do seu passaporte clicando aqui. A previsão inicial de entrega é de 6 dias úteis.

Assim que o passaporte estiver pronto, basta comparecer novamente ao posto da Polícia Federal escolhido com seu documento de identidade para retirá-lo. Atualmente, o passaporte tem validade de 10 anos.

Prontinho, viu como é fácil realizar a emissão do seu passaporte?

» Quais países exigem visto e passaporte para brasileiros?
» O que fazer caso perca seu passaporte no exterior
» Receba até 600 euros de indenização em voos atrasados na Europa
» Bicicleta elétrica da Uber deve chegar ao Brasil em 2019

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Amsterdã remove famoso letreiro “I Amsterdam”

Artigo anterior

Navimag: viajando pelos fiordes da Patagônia

Artigo seguinte

Você pode gostar