Como é o passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu Binacional?

Atualizada em:

Passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu Binacional: unidade de conservação mantida por Itaipu reúne parte expressiva da rica biodiversidade da região em um passeio incrível em Foz do Iguaçu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é mundialmente conhecida como uma das grandes obras de engenharia do mundo. Quando foi construída, no final dos anos 70, gerou um enorme impacto ambiental e social na região. Na época, diversos animais ficaram desalojados, surgindo a necessidade de criar um espaço para a recuperação de fauna e flora locais.

Foi então que surgiu, em 1984, o Refúgio Biológico Bela Vista, uma área com 1920 hectares localizada nas proximidades do Parque Nacional de Iguaçu que abrigou essas espécies com o intuito de recuperá-las. Atualmente o projeto, mantido pela Itaipu Binacional, é uma referência de preservação ambiental e conservação de ecossistemas – e a boa notícia é que qualquer pessoa pode visitá-lo.

Refúgio Biológico da Itaipu Binacional
Refúgio Biológico da Itaipu Binacional. Foto: Patricia Ferrari

O conceito do local, a princípio, pode parecer igual ao de um zoológico, mas o Refúgio Ecológico de Itaipu vai muito além: o foco não está apenas na observação dos animais, mas sim na sua recuperação. Além disso, o parque é frequentado por visitantes em horários específicos para não estressar os animais. As espécies são reproduzidas e, quando possível, reintegradas à natureza. Já foram mais de 35 espécies que passaram por esse processo.

Além dos animais, o Refúgio Ecológico de Itaipu também passou por um processo de reflorestamento de árvores nativas da região e hoje conta com uma imensa área de plantas e flores preservada. A visita ao refúgio é uma valiosa aula de educação ambiental e não pode ficar de fora do seu roteiro em uma viagem a Foz do Iguaçu.

Como é o passeio ao Refúgio Ecológico?

O passeio dura cerca de duas horas e parte do Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu em um ônibus bem equipado e espaçoso, com janelas panorâmicas que permitem uma visão ampla da paisagem. No trajeto, um guia especializado começa a explicar sobre o projeto de restauração das áreas.

O ônibus contorna o Canal da Piracema, o maior e mais complexo sistema de transposição de peixes do mundo, criado para dar aos animais a possibilidade procriarem mesmo com a enorme barragem de Itaipu. Ao chegar nas edificações do Refúgio Ecológico, é hora de começar a caminhar.

Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu. Foto: Patricia Ferrari
Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu. Foto: Patricia Ferrari

A trilha é bem tranquila e possui cerca de 2 quilômetros pela mata. Com as sinalizações e ajuda do guia que acompanha o grupo, fica fácil identificar as extensas áreas restauradas e as mudas plantadas das mais variadas espécies. Ainda é possível observar o alinhamento das árvores que foram plantadas e a diferença das espécies de plantas trazidas pelo vento e pelos animais.

Foz do Iguaçu
Refúgio Biológico da Itaipu Binacional. Foto: Patricia Ferrari

Logo chega-se ao espaço onde são tratados os animais selvagens que sofreram algum tipo de agressão humana, e, por causa de sequelas, não podem retornar à natureza. Esta parte do passeio possibilita aos visitantes um contato e a observação dessas espécies.

Os animais são muito bem cuidados e ficam em amplos espaços, extremamente limpos e conservados. Como a reserva está ligada ao Parque Nacional do Iguaçu, não é difícil avistar alguns animais circulando livremente ao longo da trilha.

Passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu Binacional
Foz do Iguaçu. Foto: Patricia Ferrari

Entre as espécies que habitam o refúgio estão as jaguatiricas, jacarés, gaviões, urubu-rei, quatis, arara-vermelha, veado bororó, cervo-do-pantanal, raposa-do-campo antas, capivaras, harpia e onça pintada. E por falar no gigante felino, as crianças vão adorar conhecer um filhote que nasceu em cativeiro e vive com sua mãe em um dos recintos. Além de fofa, a oncinha foi a primeira reprodução da espécie em 14 anos.

Passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu Binacional
Passeio em Foz do Iguaçu. Foto: Patricia Ferrari
Refúgio Biológico da Itaipu Binacional
Refúgio Biológico da Itaipu Binacional. Foto: Patricia Ferrari

Uma estrutura de vidro permite uma integração incrível com os animais. Muita gente aproveita para tirar um selfie com eles. Contudo, é preciso um pouquinho de sorte, pois em dias mais frios os bichos geralmente ficam preguiçosos e aproveitam para descansar.

O Refúgio Ecológico funciona de terça a domingo com saídas às 8h30, 10h, 14h30 e 15h30. A reserva deve ser feita com antecedência, já que este passeio conta com vagas limitadas.

+ info:

Centro de Recepção de Visitantes Itaipu
Av. Tancredo Neves, 6702 – Foz do Iguaçu
+55 45 3576-7000
[email protected]
www.turismoitaipu.com.br

Leia também:

» Tarobá Hotel: opção de hospedagem em Foz do Iguaçu
» Conheça o surpreendente Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu
» Parque Nacional do Iguaçu, destino perfeito para amantes de ecoturismo
» Passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima