Separe sua fantasia e prepare-se para aproveitar o melhor do carnaval em Recife e Olinda

Não é à toa que Recife e Olinda são consideradas as melhores cidades pernambucanas para curtir o carnaval. Além das praias e paisagens incríveis, o folião encontrará uma festa democrática e movimentada, com blocos de rua, shows e eventos animados aos sons de maracatu, frevo, samba, axé e ritmos africanos.

Conhecido por ser um dos acontecimentos mais animados do Brasil, o carnaval de Olinda traz milhares de turistas que vem até o país para aproveitar os famosos blocos de todos os tamanhos que arrastam as multidões e desfilam pelas ruas estreitas da cidade.

Já no carnaval do Recife, durante o dia os foliões se concentram em blocos de rua, desfiles de agremiações e shows espalhados pela cidade. Já à noite, o principal destino é o Marco Zero, que geralmente conta com atrações musicais de sucesso.

Enquanto a programação oficial com as principais atrações não é divulgada, o ViajaNet separou cinco lugares para curtir em Olinda e Recife durante a folia.

Foto: Prefeitura de Olinda

Recife Antigo 


O bairro histórico do Recife Antigo também reserva opções para os turistas que querem uma folia. É lá que acontece a abertura do carnaval da capital pernambucana mais especificamente no Marco Zero da cidade.

Em 2018, foram comemorados 11 anos do frevo como ritmo oficial do carnaval do Recife. Os camarotes também são boas opções para curtir o Centro Histórico da capital. Entre os mais procurados, estão o Seu Boteco e o Parador Itaipava.

Quatro Cantos 


O carnaval de Olinda chega de todos os lugares e ocupa as ladeiras do sítio  histórico. Mas a folia se concentra mesmo na Cidade Slta, cruzamento entre as ruas de São Bento, Prudente de Morais e a Ladeira da Misericórdia – os quatro cantos da cidade. Desde cedo, dezenas de blocos cruzam as ladeiras no local, arrastando milhares de foliões para o foco da festa.

Rua Treze de Maio 


A Rua Treze de Maio, em Olinda, especialmente o espaço em frente ao Museu de Arte Contemporânea (Mac) da cidade, se tornou um point especial para o público LGBT. É a rua onde o carnaval vai até mais tarde. Quem passear pela Cidade Alta quando as casas estiverem fechadas e os blocos recolhidos, pode se surpreender quando avistar o lugar em plena festa.

Bloco Galo da Madrugada 


Galo da Madrugada é um bloco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, que fica na região central da cidade de Recife. É oficialmente considerado pelo Guinness Book como o maior bloco de carnaval do mundo desde 1995.

A agremiação foi criada por Enéas Freire em 1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no recife antigo. Seu famoso desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no centro, arrastou mais de 1,7 milhões de pessoas. Tem atualmente, como único rival em tamanho, o bloco carioca Cordão da Bola Preta.

Arrastão do Frevo


Durante a noite de terça e a madrugada de quarta-feira, a festa do Arrastão do Frevo se transforma em uma mistura de euforia e tristeza, já que anuncia o fim do carnaval do Recife. Com orquestras de frevo e bonecos gigantes, acompanhados pelos sobreviventes que curtem a folia até o último minuto, o arrastão marca o fim da festa com o raiar do sol na quarta-feira.

» Roteiro: 3, 5 e 7 dias em Recife e Olinda
» Lugares para conhecer em Olinda
» Lugares para conhecer em Recife
» Lugares para conhecer em Pernambuco

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Certificado internacional de vacinação agora é emitido pela internet

Artigo anterior

Brasília poderá ganhar parque temático da Disney

Artigo seguinte

Você pode gostar