Com todo o charme medieval, bela paisagens e cenários incríveis, confira cidades para conhecer na Toscana saindo de Florença

A Toscana é um dos lugares mais procurados pelos turistas que viajam para a Itália. Não é para menos: a região, antiga terra da civilização etrusca, reúne lindas cidades medievais com suas construções históricas, casinhas, ruelas, igrejas, vilarejos e castelos em um cenário cinematográfico tomado por campos verdes, girassóis e vinhedos que fogem à vista. Tudo isso somado ao melhor da gastronomia local e inegável importância cultural, parece não haver lugar melhor no mundo.

Florença, principal cidade e capital da Toscana, é apaixonante e uma das paradas imperdíveis para quem visita o país. A cidade transpira arte e cultura, já que foi nela que nasceu o Renascimento. Com pontos turísticos muito requisitados por seu valor histórico, como museus e antigas construções, Florença também é o ponto de partida para outras cidades belíssimas na região da Toscana em passeios curtos que podem durar apenas um dia.

Além de destinos mais famosos como Siena e Pisa, há muitas cidades menores que apresentam todo o charme medieval unido à belas paisagens da região da Toscana que podem ser visitadas a partir de Florença. Confira algumas delas!

Leia também:

Viagens de trem pela Itália: como ir e outras dicas
Cinque Terre na Itália: conheça a beleza particular das cinco vilas da costa da Ligúria
Itália: Costa Amalfitana e Ilha de Capri na mesma viagem
Itália: serviço de guia e motorista brasileiro em Roma

Lucca

A charmosa Lucca fica a 85 quilômetros de Florença e é a única cidade grande – possui cerca de 80 mil habitantes – que ainda mantém suas belas muralhas medievais preservadas. São quatro quilômetros de lindas muralhas que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta pelos turistas.

Entre suas ruas geometricamente desenhadas, Lucca guarda surpresas e atrações belíssimas. Os amantes da música lírica podem conferir a casa onde nasceu o famoso compositor Giacomo Puccini, autor de obras como La Bohème e Madame Butterfly.  Hoje, o local é um museu aberto ao público.

A cidade também revela construções medievais cujos projetos arquitetônicos impressionam, entre eles os templos religiosos. Não é à toa que Lucca é conhecida como “cidade das 100 igrejas”. Uma visita imperdível é a Duomo di San Martino (Duomo), catedral dedicada a São Martinho. Outro destaque para visitar é o anfiteatro romano, construído no século II d.c.

Pouca gente sabe, mas Lucca também tem uma ligação importante com o Brasil. O pintor Alfredo Volpi nasceu na cidade e emigrou para o Brasil junto com os pais quando tinha apenas um ano de idade.

Não deixe de caminhar pelas vielas e becos dessa charmosa cidade pata aproveitar seus cafés, lojinhas de antiguidades e restaurantes com boa e variada gastronomia.

Foto: Ladiras / iStockphoto

Monteriggioni

Em pleno coração da Toscana, bem próxima de Siena e a 60 quilômetros de Florença está a pequenina Monteriggioni. Atravessar suas muralhas é como voltar ao passado: a cidade, que é praticamente um castelo, pode ser percorrida a pé em poucos minutos.  

Monteriggioni foi construída no início do século XIII e servia como posto militar que defendia Siena das invasões fiorentinas. Andar por lá é como fazer uma viagem no tempo, já que ainda preserva suas construções medievais intactas. Dentro de seus muros, há muitas casinhas charmosas, algumas lojas, uma igrejinha e restaurantes.

Durante o mês de julho, em dois finais de semana seguidos, a cidade realiza a Festa Medieval de Monteriggioni. Durante a festividade, a impressão é de se estar vivendo na atmosfera de uma aldeia do século XIII. As pessoas se vestem com trajes históricos e recriam todo o ambiente de uma verdadeira celebração medieval.

Foto: Jenifoto / iStockphoto

San Gimignano

San Gimignano é uma ótima opção de passeio bate e volta partindo de Florença, pois a distância que separa as cidades é de apenas 60 quilômetros. San Gimignano é um pequeno e charmoso povoado situado entre as colinas da Toscana que pode ser visitado em algumas horas.

Declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a cidade é famosa pelo grande número de torres medievais que possui e que simbolizavam poder entre as famílias mais ricas da região. Em sua época de glória, a cidade possuía 72 torres, das quais 14 seguem preservadas até hoje e se tornaram uma atração turística imperdível.

Não deixe de caminhar pelas estreitas ruas da cidade e visitar interessantes projetos arquitetônicos medievais, como a Piazza del Duomo, uma praça medieval que fica no centro histórico e atualmente é um dos símbolos do local.

Foto: Vyha / iStockphoto

Assis

São 176 quilômetros que separam Florença de Assis. A cidade fica no topo de uma montanha e a vista que se tem do alto chega a ser milagrosa. E não é coincidência: Assis foi berço de dois dos mais cultuados santos da história, São Francisco de Assis e Santa Clara.

Por conta disso, a cidade é um ponto importante de peregrinação de religiosos e, entre diversas construções medievais que ocupam as ruas, estão imponentes e importantes igrejas, como a Basilica di San Francesco (São Francisco) e a Basilica di Santa Chiara (Santa Clara).

Assis é também muito charmosa, por isso não deixe de passear entre os belos edifícios e casinhas de pedra, ruelas, vielas, pracinhas, muralhas e fontes que estão espalhadas pela cidade e, a final do dia, degustar um vinho incrível.

Foto: jenifoto / iStockphoto

Transfer partindo de Florença

A empresa Elmocar oferece atendimento em português para brasileiros que querem conhecer e se apaixonar de vez pela Itália.

A empresa conta com uma grande equipe, ao todo são quase 30 profissionais fluentes em português entre atendentes, motoristas e guias oficiais que adoram levar brasileiros para os mais charmosos destinos italianos.

A agência realiza serviço de transfer e citytours em Florença e em todas essas cidades próximas, evitando que o visitante perca tempo se deslocando entre esses locais.

Garantindo seu transfer, você evita se aventurar por lugares que não conhece, visita as principais atrações e até pode degustar vinhos deliciosos sem preocupação, pois o caminho de volta está garantido pelos melhores profissionais.

Nada melhor que realizar um passeio incrível, curtindo todo o charme medieval e o romantismo que a região da Toscana oferece com quem mais entende da Itália, né?

+ Info

Elmocar
Transfer com Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Resorts all inclusive no Nordeste brasileiro

Artigo anterior

Bonito e Pantanal Sul Matogrossense na mesma viagem

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Europa