12 cidades bonitas para visitar na Argentina

Conheça os melhores destinos para visitar na Argentina durante a sua viagem

Muitos brasileiros já conhecem as maravilhas dos vizinhos hermanos. Porém, a maioria tende a visitar somente Buenos Aires ou Bariloche e acaba não desfrutando das demais experiências que a Argentina tem a oferecer. Com toda sua geografia e exuberante dimensão, o país oferece uma série de paisagens memoráveis.

O território argentino é realmente grande e abriga paisagens diversas, sendo o segundo maior país da América do Sul. Portanto, não se prenda à apenas um único destino em sua viagem, existem muitas possibilidades que vão te surpreender e convencer que, visitar o país apenas uma única vez não será suficiente.

Para isso, separamos especialmente 12 cidades mais bonitas que não podem faltar na sua lista de viagem à Argentina. Cada lugar conta com características singulares e oferecerem uma bagagem rica em paisagens, cultura, gastronomia, arte e diversidade.

Leia também:
Principais atrações turísticas para você visitar na Patagônia argentina
Dicas de passeios pelo Delta do Tigre na Argentina
Veja fotos da Patagônia durante o inverno
Vinícolas para visitar em Mendoza na Argentina

Cidades mais bonitas para visitar na Argentina:

Buenos Aires

Foto: werner22brigitte / Pixabay

A capital da Argentina, conhecida como o berço do tango, é considerada a “cidade europeia” da América Latina, graças à sua arquitetura ainda bem preservada. Entre seus pontos turísticos, você pode visitar a Casa Rosada, sede do governo; o bairro La Boca, onde fica o estádio do time argentino Boca Juniors e o Caminito, um dos pontos turísticos mais visitados, famoso por suas ruelas de casinhas coloridas e feiras de artesanato. O Obelisco é um marco localizado na Av. 9 de Julio, a principal do centro, conhecida também como a rua mais larga do mundo. Esses e inúmeros outros passeios fazem da cidade uma ótima parada para iniciar sua viagem pela Argentina.

Buenos Aires conta com museus renomados, praças e parques gigantescos, monumentos históricos e grande qualidade gastronômica reconhecida mundialmente.

Ushuaia

Foto: Mariamichelle / Pixabay

Conhecida como o “fim do mundo”, Ushuaia é a cidade mais ao sul do nosso planeta, sendo a última antes da Antártida. É uma cidade perfeita para quem gosta do clima frio, com os termômetros apontando 10ºC mesmo no verão. Devido a sua característica climática, é recomendável conhecer a cidade nessa época do ano, visto que o inverno entra na lista dos mais rigorosos. O clima frio compõe as paisagens que não deixam a desejar, com montanhas nevadas, lagos e glaciares. Apesar de pequena, a cidade oferece boas opções de hospedagem, restaurantes, bancos e comércios.

Mendoza

Foto: KMG.ca / Wikimedia Commons

Se você gosta de trilhas, esportes radicais e estações de esqui, não pode deixar de visitar Mendoza. A cidade é dona de umas das montanhas mais altas da América, a famosa Aconcágua. Mas não ache que só as incríveis paisagens atraem os turistas para essa cidade. Mendoza também é conhecida como a capital argentina do vinho. A melhor época para conhecer Mendoza é no final do verão, com temperaturas mais amenas e vinícolas carregadas. No inverno a paisagem muda, costuma nevar com frequência, proporcionando um clima bem romântico pela cidade.

El Calafate

Foto: JDubya59 / Pixabay

Se procura um destino ainda mais conectado com a natureza, indicamos El Calafate, no sul da Argentina. A cidade é ideal para quem quer explorar a Patagônia. Localizado a 80 km das geleiras do Parque Nacional Los Glaciares, é composta por 47 enormes geleiras que resulta em uma paisagem surpreendente até para os turistas mais experientes. Não é à toa que cidade está na nossa lista de cidades bonitas para conhecer na Argentina. Ao visitá-la, é indispensável experimentar as famosas morcillas, chorizo, papas rústica, cordeiro, peixes e o típico empanado, destaques gastronômicos da cidade.

La Plata

Foto: Gustavo Marcelo Farias / Wikimedia Commons

La Plata é conhecida como a Cidade das Diagonais, a cada quatro ruas encontra-se uma diagonal devido a sua particular composição planejada. Localizada a aproximadamente 70 km de Buenos Aires, apresenta um clima de interior, mesmo com seus quase 800 mil habitantes. Se passar pela cidade, não deixe de conhecer o prédio da Estação Ferroviária de La Plata, bem como o Museu de Ciências Naturais, Museu de Arte Contemporânea Latino-Americana, Museu Provincial de Belas Artes, Observatório Astronômico de La Plata, Teatro Coliseo Podestá, Teatro Argentino de La Plata, dentre outros.

Neuquén

Foto: Pxhere / Creative Commons CC0

Neuquén é uma cidade que vive em movimento, tanto de dia quanto a noite, sendo assim oferece diversas possibilidades de atividades como, teatros, museus e passeios pela natureza, como nas reservas  e parques nacionais. Sem dúvidas se você gosta da neve, ir para Neuquén é uma boa aposta, ainda mais durante o inverno. Quem visita a cidade se depara com imagens impressionantes da natureza, com um cenário calmo e ao mesmo tempo, selvagem.

San Carlos de Bariloche

Fotol; Boscos / Wikimedia Commons

Assim como Buenos Aires, esse é outro ponto turístico adorado pelos brasileiros. Mas engana-se quem acha que vale a pena visitá-la apenas nas épocas de baixas temperaturas. No verão Bariloche também pode ser memorável. Considerada entre as cidades mais bonitas da Argentina, conta com belas paisagens, lagoas e programação destinada aos esportes radicais. As montanhas que rodeiam o lago Nahuel Huapi compõem uma das paisagens mais encantadoras na visão dos turistas. Uma experiência para a vida toda!

San Miguel de Tucumán

Foto: Sunoro / Wikimedia Commons

Diferente das demais cidades da Argentina aqui já apresentadas, Tucumán é um grande centro agrícola, de clima extremamente quente. Seu marco histórico é incontestável:  é a cidade onde foi declarada a Independência do país. O turismo é tão importante em Tucumán que cinco circuitos foram desenvolvidos para que os visitantes conheçam toda a cidade, são eles: Circuito Valles Calchaquíes,  Circuito Valle de Choromoro, Circuito Sul, Circuito Las Yungas e Circuito Histórico da Cidade. Tucumán oferece uma gama de paisagens, desde montanhas imponentes, planícies deprimidas, selvas, florestas e desertos. Você vai se surpreender.  

El Chaltén

Foto: 12019 / Wikimedia Commons

Sem dúvidas essa é uma das cidades mais bonitas para visitar na Argentina. Localizada dentro de um parque nacional no coração da Patagônia argentina, o pequeno vilarejo de El Chaltén atrai apaixonados por trekking, montanhismo, natureza e os que gostam de acampar. A grande atração de El Chaltén são as trilhas, paisagens naturais e atividades outdoors. Por isso é recomendável visitar essa cidade em dezembro e janeiro, época em que a temperatura está mais elevada e os dias são mais longos. El Chaltén passou a ser reconhecida recentemente como um bom destino turístico graças à sua tranquilidade e paisagens cênicas. Sua beleza distinta já é suficiente para não pode deixar de estar na sua lista de destinos da Argentina.  

Puerto Iguazú

Foto: Phillip Capper / Wikimedia Commons

A Argentina divide com o Brasil uma das belezas naturais mais aclamadas do continente: as famosas Cataratas do Iguaçu. Considerada entre as Sete Maravilhas do Mundo, é chamada pelos argentinos de Puerto Iguazú. O local conta com mais de 80 mil habitantes e recebe, anualmente, dezenas de turistas curiosos para conhecer de perto o show natural das quedas d’águas do Rio Iguaçu.

Esquel

Foto: Gustavo Perretto / Flickr – Wikimedia Commons

Outro destino ideal para quem curte ecoturismo e aventura, é a cidade de Esquel.  Localizada a 2000 km de distância a sudoeste de Buenos Aires, é uma das principais cidades para praticar, no verão, trekking, rafting, mountain bike, escaladas e kayak. Já no inverno a cidade fica totalmente voltada para a temporada de esqui e snowboarding. E se você é fã de fotografia, irá se apaixonar pelas belezas naturais da cidade. Aos espíritos aventureiros, essa cidade não pode faltar no roteiro de viagem para a Argentina.

Salta

Foto: travelwayoflife / Flickr – Wikimedia Commons

Salta é conhecida por ser uma cidade agradável, com passeios na natureza, bons museus e opções de restaurantes para todos os bolsos. As características desta cidade são bastante distintas do resto da Argentina. Os aspectos de Salta se assemelham bastante com as características da Bolívia, com montanhas, picos nevados, vales, paisagens desérticas do altiplano e lagoas com flamingos.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.