Lugares para conhecer na Capadócia

Atualizada em:

A Capadócia é um dos principais destinos turísticos da Turquia. Situada em um planalto com aproximadamente 1.000m de altitude chama atenção por sua história rica em cultura bizantina e arqueológica.

Foto: Pixabay

A região da Capadócia fica na parte asiática do país, o destino é muito procurado por suas formações geológicas pitorescas, pelos voos de balão, pelas cidades subterrâneas, pelos cavalos selvagens e por ser o local de nascimento de São Jorge.

Diferente do que muitos pensam, a Capadócio não é uma cidade, e sim uma região cheia de pequenas cidades e vilarejos com estrutura turística para receber viajantes. A maior cidade é Kayseri, como disse antes, mas a região tem ainda Nevsehir, Aksaray, Nigde, Derinkuyu, Kaymakli, Ihlara, Goreme, Uçhisar, Urgup e Avanos.

Capadócia quer dizer: “Terra dos belos cavalos”, e é uma região que já foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor, e abrange as cidades de Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos. Ficou conhecida com Alexandre o Grande, embora só houvesse interesse na região pelas suas estradas, por onde fluía o comércio. Desta época data a fundação de Göreme (pronuncia-se Goremê) , antiga Korama, Patrimônio Mundial da UNESCO e atualmente a cidade mais importante da região.

Hoje a região recebe milhares de turistas para conhecer de perto o exotismo e peculiaridade do destino, localizado na Anatólia central bem no meio do país, à aproximadamente 700 km de Istambul. O Parque Nacional de Göreme é a atração mais visitada por abrigar as mais famosas formações pitorescas da Capadócia, onde encontram-se dezenas de igrejas, esculturas naturais e sítios rupestres.

A região da Capadócia possui diversas cidades subterrâneas, a maior delas é a de Kayamakli. Essas cidades foram construídas principalmente para proteger os cristãos da invasão de inimigos. Os moradores chegavam a ficar semanas trancados dentro delas. Na cidade de Kaymakli estima-se que 6 mil pessoas chegaram a conviver ao mesmo tempo. Há uma divisão bem clara dos ambientes, com dormitórios, cozinhas, depósito para alimentos, igrejas, portas secretas, túneis de ligação e um complexo sistema de ventilação.

A abundância de formações rochosas na região formadas pela erosão ao longo dos anos produziram diversas cavernas naturais, grutas e depressões que foram utilizadas ao longo do tempo como casas, igrejas e até mesmo cidades subterrâneas.

Leia também:
Distância entre as cidades turísticas da Turquia
Conheça os luxuosos hotéis instalados em cavernas na Turquia
É seguro viajar para Turquia?
8 lugares para visitar e conhecer na Turquia

O que fazer na Capadócia


Foto: Flickr Sillie_r

Passeio de Balão

As viagens de balão são um modo original e estimulante de conhecer a região. As viagens em geral duram cerca de 1h30 e custam por volta de EUR 220. Passeios mais curtos, de 50-60 minutos, custam em torno de EUR 150. Assegure-se das condições de segurança e experiência dos pilotos e das operadoras dos passeios. Leia mais.

Museu a Céu Aberto de Goreme

Uma das principais atrações da região. O Göreme Open Air Museum (Museu a Céu Aberto), Patrimônio Mundial da UNESCO, próximo ao centro de Göreme, (1,5 Km) em uma colina, encontram-se dezenas de monastérios, capelas e igrejas do período Bizantino, a maioria do séc. X, XI e XII, cavadas nas rochas, com abóbodas, altares e colunas bem projetados, exemplos únicos da arquitetura lavrada na rocha e na técnica do afresco, com lindas ilustrações da vida de Cristo nos tetos e paredes. Grande parte dos afrescos encontra-se com os olhos das figuras raspados, devido ao período de Iconoclastas. Há 11 refeitórios, com mesas e bancos escavados nas rochas.

Visitar as cidades subterrâneas

A Capadócia possuí belezas únicas, além das lindas paisagens, a cidade também carrega em seu subsolo uma incrível surpresa: as cidades subterrâneas. São mais de 100 cidades, das quais apenas 37 já foram abertas. Essas cidades subterrâneas, declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985, nunca foram usadas como moradias permanentes, eram habitadas por algum tempo quando os cristãos precisavam se esconder da perseguição religiosa. As mais conhecidas são: Derinkuyu e Kaymakli.

Catedral Selime

A Catedral Selime data do século VIII, é dividida em três seções e pode ser considerada a maior edificação religiosa deste gênero na Capadócia e a maior catedral esculpida do planeta.

Vale dos Monges

O Vale dos monges abriga algumas das mais diferentes chaminés-de-fada com diversos formatos, lá você terá a oportunidade de caminhar entre as pedras e colinas que cercam a área. Passeie pelas chaminés para uma olhada nas cavernas, a maioria delas esculpidas por homens e algumas com fins religiosos.

Vale do Amor

O Vale do Amor é um dos vales da região da Capadócia. O lugar tem esse nome por causa das suas inconfundíveis formações geológicas que são a marca da cidade, as Chaminés de Fadas. Por sua aparência fálica, o vale ganhou o nome de Vale do Amor.

Vilarejo de Çavusin

Çavusin é um pequeno vilarejo bem perto de Goreme, lá o visitante pode visitar a única mesquita da Turquia construída em uma caverna. A construção é uma das mais antigas da região, datada por volta do século V.

Três Belas

As três belas são formações rochosas com formatos de chaminé, lá é possível conferir as charmosas rochas e um enorme vulcão inativo como plano de fundo, em um mirante.

Vale dos pássaros

O nome vem das várias casas de pássaros que foram esculpidas nas cavernas. Antigamente as aves era um símbolo muito importante para os cristãos, pois os pássaros forneciam os pigmentos que serviam de tinta para pintar cerâmicas e outros, então com intuito de proteção dos animais, foram feitas as casas em todo o vale.

Outras atrações para conhecer na região da Capadócia:

  • Chaminés das Fadas
  • Vale dos Monges (Pasabag)
  • Cidade subterrânea de Kaymakli
  • Cidade subterrânea de Derinkuyu
  • Vale de Ilhara
  • Zelve

Como chegar na Capadócia


Foto: Flikr – liseykinaPara a Turquia, o Brasil só tem voos diretos para Istambul, realizados pela Turkish Arilines. A partir da maior cidade turca, você pode seguir de avião, carro ou ônibus para a Capadócia em uma das diversas empresas que realizam o trajeto. Os principais aeroportos da região estão em  Nevşehir e Kayseri. Dali você pode pegar transfers rápidos até as cidades mais turísticas

Göreme é a principal cidade-base e coração da Capadócia. Construída a partir de escavações nos pequemos montes dentro de um vale de arenito que compõe o relevo da região. Sonho de consumo, infelizmente os hotéis em cavernas não são para todos os bolsos, já que normalmente são de luxo.

Melhor época para visitar a Capadócia?


Foto: flickr -marieannickvigne

O clima na Turquia tem as estações bem definidas. Os verões são quentes chegando a 30°C na alta temporada, de junho a agosto e bem frio no inverno com média de 5°C.

Com quem ir?


Para quem está querendo conhecer a Turquia, indicamos o pessoal do Guia na Turquia, eles são especializados em receber brasileiros e portugueses na região e ajudam com todo o suporte de receptivo durante a viagem, além de serem falantes de português, o que facilita muito para explorar melhor os destinos da Turquia.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima