Confira seis cachoeiras para curtir a natureza pertinho de São Paulo. Boa viagem! 

Mora em São Paulo e está afim de se refrescar sem ir muito longe? Além do extenso litoral formado por diferentes municípios, o estado de São Paulo também oferece diversas cachoeiras e banhos de água doce espalhados em diferentes lugares. Aqui separamos 6 quedas d’água para curtir pertinho da capital.

Cachoeira Prumirim – Ubatuba

A Cachoeira do Prumirim é uma das mais conhecidas de Ubatuba. Seu acesso é fácil e pode ser feito por meio de uma trilha rápida que dura apenas 3 minutos. O trajeto inicia-se na altura do quilometro 30 da rodovia Rio – Santos. A cachoeira é uma sequência de poços com caminho para a praia do Prumirim, onde bem em frente está a Ilha do Prumirim, outra parada famosa entre os mergulhadores.

Prumirim - Ubatuba

Cachoeira da Fumaça – Paranapiacaba

A cachoeira da Fumaça é a mais conhecida entre as cachoeiras das trilhas de Paranapiacaba. A cachoeira é formada por vários patamares de rocha, com um total aproximado de 60 metros de queda. O volume de água varia o ano todo, mas pode ser uma outra opção refrescante próximo da capital paulista.

52321852

Cachoeira dos Grampos – Paranapiacaba

Também em Paranapiacaba, a cachoeira dos Grampos cai paralelamente à cachoeira da Fumaça e ambas possuem uma formação bem parecida: várias quedas de água se formam durante o percurso, entre eles uma queda beirando mais de 60 metros de altura.

cachoeiras dos grampos - paranapiacaba

Cachoeira do Funil – Itanhaém

A cachoeira do Funil tem cerca de 50 metros de altura e está localizada entre os municípios de Embu Guaçu e Itanhaém, cercada por uma mata nativa fechada. A cachoeira é formada por duas quedas e um poção central localizado na parte inferior, formando um ótimo ponto para mergulho.

cachoeira do funil - itanhaem

Cachoeira do Paraíso – Peruíbe

A Cachoeira do Paraíso, no rio Itinguçu, desce no formato de degrau, atingindo 17 metros em uma queda gradativa. Por ali você também encontra o Tobogã do Paraíso, uma queda que desliza até a piscina natural, em meio à Serra dos Itatins. A cachoeira está localizada no interior da Estação Ecológica Juréia, em Itatins e o acesso é feito pela estrada Guaraú – Una.

32058962

Cachoeira do Itambé – Cassia dos Coqueiros

A cachoeira do Itambé é formada por um paredão de 84 metros de altura com uma queda d’água de alto volume. Uma das mais espetaculares cachoeiras em SP, localizada no município de Cássia dos Coqueiros. Quer passar um dia pela natureza? Talvez esse pode ser o seu próximo destino.

itambe cassia

» Veja as principais atrações para conhecer no centro de São Paulo
» Ubatuba, paraíso preservado no litoral norte de São Paulo
» Ilhabela, paraíso no litoral norte de São Paulo
» 5 viagens para fazer no estado de São Paulo
» Hotéis de charme para visitar em São Paulo

Fotos: Sergio Goncalves, Ricardo J Carvalho, Desviantes, Manoel Moraes, Miguel Schincariol.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

As cachoeiras mais impressionantes ao redor do mundo

Artigo anterior

9 cidades para conhecer na província de Quebec no Canadá

Artigo seguinte

Você pode gostar