Cachoeira nas alturas: conheça o Vale Encantado no Parque Nacional do Caparaó

Atualizada em:

Na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo encontra-se um santuário para aqueles que buscam paisagens em meio às alturas: o Parque Nacional do Caparaó, que abriga lugares como o Vale Encantado e o Pico da Bandeira

O Parque Nacional do Caparaó é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do país. Ele atrai turistas de todos os lugares para conhecer uma das regiões mais altas do Brasil e se refrescar nas águas cristalinas das piscinas naturais e cachoeiras do Vale Encantado, formadas pelo Rio José Pedro.  O nome Vale Encantado não é para menos, o local abriga a maior cachoeira do parque: a Cachoeira Bonita, uma queda d’água em um paredão de 80 metros de altura que forma vários poços profundos, perfeitos para banho.

Caparaó, por sua vez, significa “águas cristalinas que rolam das pedras” em tupi, e o nome faz jus ao lugar. Além do Vale Encantado, o parque abriga outras inúmeras quedas d’água, como a Cachoeira das Andorinhas, a atração mais visitada no parque. As águas incrivelmente cristalinas da cascata formam uma sequência de quedas d’água que deságuam em poços interligados por uma trilha de 1 km de extensão. Não por menos, este é um dos melhores destinos de Minas Gerais para quem quer curtir a natureza.

Como chegar no Vale Encantado Caparaó?

Vale Encantado, no Parque Nacional do Caparaó
Vale Encantado, no Parque Nacional do Caparaó – Foto: Paul Smith RJ/Wikimedia Commons

A melhor forma de chegar no Vale Encantado é através do acampamento da Tronqueira, que fica a 7 km da entrada do Parque Nacional do Caparaó. Você pode ir de carro e deixá-lo no estacionamento do local. A partir deste ponto é necessário caminhar por 300 metros e, então, chegará no Vale Encantado. A trilha é bem demarcada, mas atente-se: há uma bifurcação com o caminho que leva ao Pico da Bandeira. Pegue o acesso da esquerda, que leva ao Vale Encantado.

Qual a melhor época para viajar para o Caparaó?

Melhor época para viajar para o Caparaó
Melhor época para viajar para o Caparaó – Foto: Eltuir Umbelina/Wikimedia Commons

A melhor época para visitar o Vale Encantado é de maio a agosto, quando as chuvas são mais escassas e a visibilidade aumenta, o que torna as caminhadas noturnas mais seguras no Parque Nacional do Caparaó. No entanto, este é o período do ano em que as temperaturas caem bastante nesta região de Minas Gerais. Por isso, leve roupas de frio. Caso queira fugir das chuvas e do frio, você pode viajar para o Caparaó de fevereiro a maio ou de setembro a outubro. Estes meses têm pouca incidência de chuvas e temperaturas médias de 20ºC.

O que fazer no Vale Encantado?

Pico da Bandeira, uma das atrações imperdíveis
Pico da Bandeira, uma das atrações imperdíveis – Foto: Tiago Pompeu/Wikimedia Commons

É difícil viajar para o Parque Nacional do Caparaó sem considerar aproveitar as cachoeiras e poços d’água do Vale Encantado. Por isso, é fundamental em qualquer roteiro por esse destino incrível de Minas Gerais reservar um tempo para tomar banhos refrescantes e contemplar toda beleza do lugar. Mas não é só isso, há muito o que fazer no Vale Encantado. 

Além de ser uma reserva ambiental que protege nascentes de 3 grandes bacias hidrográficas e várias espécies de animais em extinção, o Parque Nacional do Caparaó ainda é ótimo para o montanhismo. O Pico da Bandeira, o mais alto do Estado de Minas Gerais e o terceiro mais alto do país, possui 2.892 metros de altura e recebe uma média de 40 mil turistas ao ano.

Por isso, se você gosta de aventura pode percorrer a trilha que leva ao local. O caminho para chegar ao topo é de 9 km e dura um dia inteiro. Mas não se preocupe, há paradas para descanso durante a caminhada e vistas que tornam a caminhada muito agradável. Além disso, você encontrará quatro campings no meio das trilhas que levam ao pico: dois na trilha que sai de Alto Caparaó (MG) e dois na trilha que vem de Pedra Menina (ES).

Um dos principais passeios do Parque Nacional do Caparaó são, justamente, as caminhadas noturnas para ver o nascer do sol de cima do Pico da Bandeira. Mas lembre-se de levar roupas de frio, durante a noite as temperaturas podem ficar abaixo de zero no topo da montanha.

Como agendar para ir no Pico da Bandeira?

Vale Encantado Parque Nacional do Caparaó
Visita ao Parque Nacional do Caparaó – Foto: Eltuir Umbelina/Wikimedia Commons

Não é preciso agendar a visita diurna ao Parque Nacional do Caparaó, bem como ao Vale Encantado e ao Pico da Bandeira. Porém, se a sua ideia é acampar na área, é necessário solicitar autorização e fazer uma reserva prévia no site do ICMBio, que administra a área. Os quatro campings do parque – Tronqueira, Terreirão, Casa Queimada e Macieira – têm 400 vagas, no total. Sendo que, em cada um deles, 60 vagas são destinadas a reservas feitas com CPF e 40 para solicitações via CNPJ vinculados a atividades turísticas e de viagem. Consulte mais informações sobre as reservas no Caparaó aqui.

Leia também:

» Campos de girassóis formam paisagens únicas em Minas Gerais
» Monte Verde, fotos da charmosa vila em Minas Gerais
» Trilha para o Pico do Lopo em Extrema, Minas Gerais
» 6 motivos para conhecer Capitólio em Minas Gerais
» Depois de ver essas fotos, você vai querer conhecer Ibitipoca em MG

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima