Com local e data confirmada, o festival mais insano do mundo chega ao Brasil

“Festival” talvez não seja a palavra mais adequada para se referir ao Burning Man, que possui os Estados Unidos como terra natal, mas há alguns anos está rodando o mundo em versões menores. Em 2019 chegou a vez do Brasil receber e transmitir toda a energia única do evento, que vem ganhando cada vez mais adeptos, ou burners, como são conhecidos.

Afinal, o que é o Burning Man?


Foto: Divulgação

Se você acredita que o Burning Man seja um festival de música, uma mega balada ou algo similar, certamente iria se surpreender, e muito, ao visitar uma edição e perceber que não é nada disso.

Ok, a música também se faz presente, mas ao lado de dezenas de instalações artísticas, acampamentos temáticos, aulas de yoga e o que mais os participantes se propuserem a fazer, em um conceito sólido de contra-cultura. O Burning Man do Brasil, chamado de Tropical Burn, também seguirá essa linha e já está sendo criado e organizado em comunidade, como deve ser.

Essa primeira edição em terras tupiniquins será no Rio Grande do Norte, em uma praia ainda não divulgada, de 19 a 25 de junho, e já ofereceu diversos encontros online e gratuitos para orientar voluntários e artistas.

Sua idealização foi feita por burners brasileiros frequentadores do evento oficial. Aliás, se um dia você tiver a oportunidade de ir ao Burning Man “original”, com certeza encontrará muitos de nós por lá, incluindo acampamentos com temática brasileira.

O que esperar do festival?


Foto: Divulgação

Quem já viu fotos e vídeos das edições oficiais que ocorrem no deserto de Black Rock, em Nevada, já conseguiu perceber que é impossível prever o que será encontrado no festival, em todos os sentidos.

Os acampamentos temáticos e suas atividades, as instalações artísticas, a música… Simplesmente tudo gira em torno da diversidade, do compartilhamento, do cuidado com o planeta, das expressões humanas, da liberdade de cada um ser o que realmente é. Não existem pistas ou áreas VIP’s, mas sim um amplo espaço dividido e utilizado em conjunto, como uma grande cidade alternativa baseada em princípios diferentes dos que temos hoje.

Quer um exemplo?

Nada se vende ou se compra, e assim também será com o Burning Man no Brasil: não precisa levar dinheiro, pois não terá o que comprar por lá, e sim compartilhar, pois o Tropical Burn seguirá os 10 princípios básicos que regem a ideia central do evento. Um deles, considerado um dos mais importantes, diz respeito a não deixar rastros. Ou seja: cada um é responsável pelo lixo que gerar, e ao final de tudo não deve restar vestígios de que algo estava acontecendo no local. 

Parece impossível?

Pois se o Burning Man, que reúne atualmente aproximadamente 70 mil pessoas, termina sem deixar nenhuma lantejoula no Black Rock, certamente o Tropical Burn, que pretende reunir em torno de 3 mil pessoas, também conseguirá ser finalizado sem deixar nada para trás.

Como participar do Tropical Burn, o Burning Man no Brasil


Foto: Divulgação

Participar do Tropical Burn é simples, basta adquirir um ingresso e entender que não estará lá como mero expectador.

Lembra que falamos de comunidade acima? Pois bem: você estará em uma e, portanto, será útil de alguma forma, mesmo que não esteja atuando como voluntário qualquer ajuda durante a estadia nessa pequena cidade será bem vinda.

O primeiro lote de vendas será justamente destinado a ajudar a financiar o evento, permitindo que cada comprador se sinta um burner já nessa etapa, sentindo que está contribuindo para que algo incrível aconteça.

Você pode adquirir mais informações no site oficial do Tropical Burn, que explica em detalhes os 10 princípios do Burning Man, o conceito do festival, o tema escolhido esse ano para o Brasil e muito mais.

E, claro, não deixe de pensar nas roupas que irá usar e começar a prepará-las, pois burner que é burner se expressa principalmente na forma de se vestir.

» Descubras as belezas do Rio Grande do Norte
» Lugares para conhecer em Natal
» Hotéis e pousadas em Natal
» Passeio de buggy para Genipabu saindo de Natal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Aniversário de São Paulo: programação especial de resorts e hotéis para o feriado

Artigo anterior

Créditos do Airbnb para usar em 2019

Artigo seguinte

Você pode gostar