Dados de pesquisa revelam as preferências dos brasileiros quando se trata de viajar.

Kayak, um buscador de passagens aéreas mais utilizados do mundo, realizou uma pesquisa internacional – Travel Survey – no intuito de perceber os principais hábitos dos turistas e viajantes do mundo inteiro. Na última edição foram entrevistados cerca de 23.400 pessoas. 1.600, com idade entre 18 e 65 anos no período de 3 a 10 de janeiro de 2019, foram os entrevistados brasileiros que revelaram os dados abaixo:

Os brasileiros preferem investir em viagens

Dos 1.600 brasileiros que responderam a pesquisa 37% afirmaram que viajar é uma prioridade nos gastos. É segundo ano consecutivo que essa categoria lidera o ranking da pesquisa, porém, do ano anterior para esse o número caiu em 43%. Eduardo Fleury, Líder de Operações do Kayak no Brasil explica o motivo: “Fatores como alta do dólar, instabilidade do câmbio e incertezas políticas têm impactado as nossas prioridades financeiras, mas viajar continua no DNA do brasileiro”.

As praias lideram as buscas nas férias de 2019

67% foi o número de brasileiros que responderam as praias como o principal destino nas férias. Casa de verão (32%), tours urbanos (30%) e roadtrips (30%) foram os segundo, terceiro e quarto colocados.

Quando viajam os brasileiros procuram por uma boa gastronomia

Quando questionados em relação aos seus gastos durantes as viagens, sem considerar passagens e hospedagens, os entrevistados (43%) responderam dar prioridade a restaurantes e cafés, quanto que passeios e compras empataram em segundo lugar (42%). E 78% dos brasileiros declaram escolher o lugar de viagem baseando-se nas pretensões gastronômicas e destes 66% disseram estar dispostos a gastar mais com esses quesitos do que com a própria casa.

Boa parte das recomendações de restaurantes provém de sites (41%) e de dicas de familiares e amigos que realizaram a viagem previamente. Dentre os restaurantes a preferência está pela comida local, e a gastronomia japonesa em segundo lugar.

Foto: SplitShire / Pixabay

No quesito hospedagem a preferência está por hotéis

A maioria esmagadora dos entrevistados preferem se hospedar em hotéis durante suas viagens, sendo que apenas 17% buscam outros tipos de acomodações e outros 6% não votaram. Os valores médios gastos pela maioria está entre 151 a 300 reais, quanto que 24% buscam gastar menos do 150 reais. Entre as exigencias está o WiFi e café da manhã incluso.

O principal percalço para planejar a viagem é encontrar passagens baratas

Para os 32% dos brasileiros participantes da pesquisa o processo de planejamento da viagem pode ser estressante. Encontrar passagens baratas é a tarefa mais complicada eleita por 43% do primeiro percentual. Para Fleury “Esse dado reforça a importância dos metabuscadores, que reúnem todas as opções de passagens disponíveis para que o viajante possa fazer a melhor escolha”

Paixão só se for pela viagem

Dentre os entrevistados aqueles que afirmaram já ter se apaixonado em uma viagem somam um número baixo 32%, contra 65% que afirmaram não ter passado por essa experiência durante suas viagens. O cenário mais favorável parece ser a praia. Desses que se apaixonaram, 31% elegeram a praia como cenário ideal, quanto outros elegeram passeios (20%), grupos de viagem (19%) e hotéis (19%). E de acordo com a pesquisa os homens parecem se apaixonar mais em viagens somando 37%, quanto as mulheres apenas 27%.

Quase metade dos brasileiros afirmam terem viajado sozinho.

Como apontamos em um texto anterior os brasileiros viajam cada vez mais sozinhos apresentando ser uma possibilidade muito plausível e segura. A pesquisa confirma isso, mostrando que quase a metade dos brasileiros já viajaram sozinhos (49%). Somente 26% não passaram por essa experiência, quanto que 24% não demonstram interesse em fazer. Os viajantes entre 18 e 22 anos se apresentam como os mais interessados, e os destinos são a praia (45%), cidades urbanas (27%) e mochilões (19%). Passar um tempo consigo mesmo é o principal motivador para a maior porcentagem.

» Quais os documentos necessários para viajar de avião com crianças?
» Guia de praias indicadas para crianças no Brasil
» Viagens para fazer no Brasil com crianças
» Paris com crianças: quais passeios fazer e onde ir?

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

De acordo com pesquisa admirar a natureza pode trazer mais felicidade

Artigo anterior

Brasil: 27 lugares baratos para viajar no feriado

Artigo seguinte

Você pode gostar