Descubra como chegar a Assis em um bate e volta partindo de Roma e o que visitar na charmosa cidade medieval

Assis é uma cidadezinha medieval muito charmosa localizada na Úmbria, região central da Itália. A cidade foi o lar de São Francisco de Assis e Santa Clara, dois dos santos mais cultuados pelos católicos. Grande parte dos pontos principais para visitar são voltados ao turismo religioso, mas a cidade, em si, é uma grande atração.

São diversas edificações medievais, casinhas de pedra, ruelas, vielas, pracinhas, muralhas e fontes que estão espalhadas por Assis. Ao final do dia, uma atmosfera única e de muita tranquilidade se torna o cenário perfeito para degustar um bom vinho italiano.

Uma vantagem é que Assis fica a cerca de três horas de Roma, uma boa opção de bate e volta para quem tiver alguns dias de sobra na capital italiana. Vamos explicar as melhores formas de chegar a Assis em um passeio rápido partindo de Roma e o que visitar na cidade.

Como chegar a Assis em um bate e volta partindo de Roma?


Foto: Creative Commons Zero – CC0

Há, basicamente, três formas de se chegar a Assis a partir de Roma: de carro, de trem ou de ônibus. Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas opções para que você decida como acha melhor fazer seu passeio rápido a Assis.

Para quem pretende ir até Assis utilizando o trem, o trajeto é oferecido diariamente, com ou sem baldeação. Os trens partem da Estação Roma Termini ou Roma Tiburtina e o trajeto dura cerca de duas horas. Chegando na Estação de Assis, é necessário pegar um táxi ou um ônibus, já que o local fica um pouco distante do Centro Histórico da cidade para ir caminhando. É importante reservar suas passagens de trem com antecedência para garantir valores mais acessíveis.

Para quem escolher o ônibus como meio de transporte para chegar a Assis, há linhas que partem do Aeroporto Fiumicino ou da Estação Tiburtina. Neste caso, o trajeto não é direto, passando por cidades como Perugia, Deruta, Pontenuovo, entre outras, com duração mínima de 3 horas.

Já para chegar a Assis de carro, há duas opções: alugar um carro e dirigir por conta própria ou alugar um carro com motorista particular. A primeira opção implica em atenção com zonas de tráfego limitado, multas e lugares para estacionar, além de atenção nas estradas que, muitas vezes podem ser um pouco confusas.

Já a segunda opção otimiza um pouco mais o tempo, já que os motoristas credenciados são profissionais que já conhecem os trâmites para dirigir na Itália. Na empresa Elmocar, por exemplo, os motoristas falam português e adicionam informações e dicas ao roteiro.

É importante se atentar que em Assis não é permitido acessar o centro histórico de carro, só moradores e táxis possuem autorização para entrar, assim como carros com motoristas credenciados, como é o caso da Elmocar.

O que fazer em Assis em um dia


Foto: Luca Aless / Wikimedia Commons

Agora, vamos às atrações. O que fazer em Assis em algumas horas em um bate e volta partindo de Roma? Como já dissemos, a cidade é um dos pontos mais importantes de peregrinação de religiosos. Por sorte, o município não é tão grande, tornando possível conhecer a maior parte de seus pontos turísticos em pouco tempo.

A principal atração aqui é a Basílica de São Francisco, do século XIII, considerada Patrimônio da Humanidade e que abriga o túmulo do santo. A igreja que, na verdade, é um complexo que abriga duas basílicas, é considerada uma grande obra da arquitetura italiana e um grande exemplo da arte sacra, rica em detalhes.

Outros destaques são a Praça del Comune, o Templo de Minerva do ano 1 a.C., a Basílica de Santa Clara, a Catedral São Rufino e a Basílica de Santa Maria degli Angeli, onde São Francisco morreu.

Nem é preciso dizer que Assis é mais que um mergulho no mundo religioso, mas uma oportunidade histórica de conhecer importantes tesouros arquitetônicos e construções grandiosas. Além disso, o charme de suas ruas ladeadas por paredes cinzentas é capaz de encantar qualquer visitante.

Se você quiser conhecer Assis em um bate e volta partindo de Roma com motorista que fala português, nossa indicação é a Elmocar.  A empresa recebe brasileiros na Itália há mais de 20 anos e oferece os melhores tours em Roma e por outras diversas cidades e regiões pelo país.

+ info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

» Dicas de turismo em Roma
» 6 passeios bate e volta partindo de Roma
» 17 lugares diferentes para conhecer e passear em Roma
» Onde fazer compras em Roma

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Dicas sobre aluguel de carro na Itália preços e burocracia

Artigo anterior

City tour noturno em Roma

Artigo seguinte

Você pode gostar