Uma empresa britânica de tecnologia está desenvolvendo protótipos de aviões futuristas

As disputas pelos assentos nas janelas do avião podem estar com dos dias contados, pelo menos é isso que prometem os experimentos realizados pelo Centro de Inovação de Processos, uma empresa britânica prestes a revolucionar o mercado da aviação com a criação de aviões com vista panorâmica do céu.

Será esse o futuro das viagens aéreas? Se tudo sair como o esperado, em no máximo 15 anos já será possível voar vendo tudo o que acontece do lado de fora, mesmo para quem senta nas fileiras do meio ou no corredor, graças à tecnologia OLED.

A tecnologia por trás dos aviões com vista panorâmica

Não, os aviões com vista panorâmica não serão equipados com uma única e enorme janela. Muito pelo contrário: ele simplesmente não terá janelas laterais e nem mesmo “teto”, o que possibilita que literalmente tudo que está ao seu redor do lado de fora seja visto. 

A solução? Simples: suas paredes serão revestidas com a tecnologia OLED aplicada em telas sensíveis ao toque ligadas a dezenas de câmeras externas. Quando ativadas, essas telas reproduzem fielmente a paisagem e, caso os passageiros se cansem do que estão vendo, também podem utilizá-las para outras atividades de entretenimento.

OLED, por sua vez, nada mais é do que Diodo Emissor de Luz Orgânico, que une compostos orgânicos, projeção de luz e correntes elétricas para permitir que coisas simples funcionem perfeitamente, como tablets e televisores, e que coisas antes inimagináveis, como os aviões com vista panorâmica do céu, possam virar realidade.

Existe um lado negativo?

Foi levantada a hipótese de que a quantidade de luz recebida poderia ser incômoda e que, por não possuírem janelas reais, os aviões com vista panorâmica poderiam causar claustrofobia, mas você duvida de que os voos se tornarão muito mais atrativos daqui alguns anos? Companhias aéreas já estão interessadas na novidade e apostando fortemente na economia gerada e nos benefícios adquiridos para todos. Veja o vídeo e as fotos do projeto:

Foto: Centre for Process Innovation Limited / Divulgação

Foto: Centre for Process Innovation Limited / Divulgação

Foto: Centre for Process Innovation Limited / Divulgação

Ilustração: Centre for Process Innovation Limited / Divulgação

Foto: Centre for Process Innovation Limited / Divulgação

Foto: Centre for Process Innovation Limited / Divulgação

» Low cost chilena chega no Brasil com voos a partir de 41 dólares
» Parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo
» Hotel submerso no mar, aventura e experiências únicas: o turismo pede inovação

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

O que vai mudar com as novas regras de visto na Europa

Artigo anterior

Avianca Brasil entra com pedido de recuperação judicial

Artigo seguinte

Você pode gostar