Sítio arqueológico na cidade de Cusco é um símbolos mais curiosos da arquitetura e engenharia da civilização Inca

Localizada no topo da cidade de Cusco, a fortaleza de Sacsayhuaman é um impressionante sítio arqueológico que chama atenção por suas enormes muralhas construídas com rochas gigantescas, que estão perfeitamente esculpidas e encaixadas.

As gigantescas muralhas possuem mais de 300 metros cada uma, chegando até 5 metros de altura. Algumas dessas rochas possuem mais de 120 toneladas e de alguma forma foram trazidas para o topo dessa montanha, a quilômetros de distância.

O sítio arqueológico tem uma extensão de aproximadamente 3 mil hectares e está localizado a apenas 2 km do centro de Cusco. Sua localização no topo de uma das montanhas que cercam a cidade, possibilita uma vista ampla dos principais bairros de Cusco. Em frente ao complexo há uma grupo de pedras chamado de “Suchuna”, uma formação natural de pedra vulcânica com superfície mega lisa que emerge da superfície.

Outra curiosidade são os enormes paredões de pedras sobrepostos que podem ser acessadas através de escadas e portas que interligam os 3 pisos. Cada uma dessas plataformas representa os níveis da religião inca. O primeiro nível representa a morte, o segundo a vida e o terceiro representa o divino. Historiadores explicam que Sacsayhuaman foi construído com fins religiosos e necessitou da ajuda de 20 mil homens para ser construída.

No mês de junho Sacsayhuaman serve de palco para o Inti Raymi, uma das festas mais importantes do Peru – que acontece no dia 24 em homenagem à Inti, o Deus Sol, e para celebrar o início do ano novo dos Incas.

Para chegar a fortaleza de Sacsayhuaman você pode pagar qualquer City Tour oferecido pelas agências de viagens, de táxi, a pé, ou no seu próprio veículo. O parque funciona de segunda a domingo: 07:00 as 18:00 horas.

Foto: David Navarro

Foto: Elvia Pérez Calle

Foto: Elvia Pérez Calle

Foto: Emerson Silva

Foto: Flickr – Feufa_maciel

Foto: Flickr – Iamtorax

» A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
» Muito além de Machu Picchu: ruínas incas próximas de Cusco
» Trilha de Salkantay a Machu Picchu, um dos trekkings mais belos do Peru
» Linhas de Nazca a atração mais misteriosa do Peru
» Huacachina, um oásis no meio do deserto no Peru

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lua de mel na Turquia e passeio de balão na Capadócia

Artigo anterior

Onde se hospedar em Machu Picchu, hostel em Cusco e Águas Calientes

Artigo seguinte

Você pode gostar