Atleta brasileiro causa danos e fecha reserva natural no Deserto do Atacama

Irresponsabilidade de equipe de filmagem compromete a fauna local

O programa Kit Extremo, comandado pelo atleta Reno Romeu no Canal Off, gravou uma matéria em Piedras Rojas, reserva natural localizada no Deserto do Atacama, no Chile. O local, administrado por uma comunidade indígena, é rico em lagoas solares que servem como área de descanso e alimentação de diversas espécies de aves, entre elas flamingos.

Reno Romeu praticou kitesurfe nas lagoas do deserto e sua equipe levantou voo de drones, o que não é expressamente proibido no local, mas conscientemente prejudicial à fauna e flora, uma vez que se trata de uma reserva ambiental que abriga uma diversidade grande de animais. A falta de cuidado do programa causou danos ambientais medianos na região, perturbando e afastando as aves. A alteração do sistema felizmente é reversível, porém uma ação como essa pode vir a causar um desastre ecológico, como já aconteceu em outra parte da região.

A denúncia chegou ao Conaf (Corporación Nacional Forestal) por meio da viralização do vídeo de divulgação do programa. Em seu Instagram, Reno publicou uma nota de esclarecimento rebatendo as acusações que o apontam como turista irresponsável, colocando-se como esportista que atua na disseminação do esporte, consciente das limitações das áreas onde o pratica. O canal não se pronunciou oficialmente.

O atleta deixou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, você pode ler o discurso completo aqui.

Foto: Jacob Otten


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.