Os eventos esportivos sempre foram uma boa desculpa para conhecer novos países e lugares. Em 2018, a Rússia recebeu a Copa do Mundo e foi invadida por turistas ansiosos por descobrir o maior país do mundo. Já em 2019, as finais da Liga das Nações vão levar para o norte de Portugal quatro gigantes europeus em busca do inédito título. O país, que já é um gigante na área turística, deve ser ainda mais visitado durante junho de 2019.

As finais da Liga das Nações vão acontecer em duas cidades que ficam na região norte de Portugal. O Porto, no Estádio do Dragão, vai receber uma das semifinais e também a grande decisão. Já a cidade de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, vai ser a sede da outra semifinal e também da decisão do terceiro lugar. Os jogos acontecem nos dias 6 e 9 de junho de 2019.

Em sorteio realizado em dezembro pela UEFA, Portugal e Suíça foram apontadas para se enfrentarem no Porto, enquanto Holanda e Inglaterra se enfrentam em Guimarães. Por isso, vamos comentar um pouco sobre essas duas cidades, para quem quiser se aventurar, no próximo ano, nesses jogos e também no país que nos descobriu.

Azul e branco é o coração


Foto: Porto Lazer via Facebook

A cidade do Porto respira futebol (principalmente pelo time local) e turismo. Nos últimos anos, ganhou diversos prêmios de principal local para se passar as férias na Europa. Por conta disso, ela entrou para o ranking das 100 cidades mais visitadas do mundo. Segundo dados oficiais, cerca de 1,6 milhões de turistas visitam o Porto por ano. Ou seja, cerca de 4 500 visitantes por dia. Um número incrível para quem sofreu com a crise portuguesa.

Conhecida pela beleza natural, por estar localizada ao lado do rio Douro, o Porto também é famoso pelas vinícolas ao redor da cidade. Outro aspecto positivo: as regiões de praias próximas vão desde Vila Nova de Gaia até Matosinhos, duas cidades que integram a região metropolitana. É um ponto turístico forte para o verão europeu, que não costuma contar com muito calor.

Porto é a segunda maior cidade de Portugal, ficando atrás apenas de Lisboa. Por isso, é uma região pequena comparada com a capital, mas que tem um espírito de gigante. Com grandes eventos, como o NOS Primavera Sound, é uma região que ganhou o carinho de muitos estrangeiros, inclusive brasileiros.

Foto: Visit Portugal via Facebook

A seleção portuguesa vai ter uma grande responsabilidade de vitória, já que é considerada favorita. No dia 28 de dezembro, segundo números da Betway, Portugal tem 33,3% de chance de ser o campeão da Liga das Nações, dividindo o favortismo com a Inglaterra. Ela vai jogar no Estádio do Dragão, casa do FC Porto, atual campeão português. O local, aliás, é facilmente acessado via metrô. O transporte público é um ponto positivo, pois costuma ser eficiente no centro, levando qualquer pessoa do aeroporto até o centro em meia hora.

A cidade berço


Foto: Município de Guimarães Comunicação via Facebook

Holanda e Inglaterra vão jogar em uma das cidades mais históricas da Europa. Guimarães é conhecida como o lugar onde Portugal começou como reino. Por isso, é possível encontrar diferentes prédios e casas históricas, além de aprender sobre o crescimento e os acontecimentos de um dos países mais antigos do velho continente.

Um dos pontos altos é o antigo castelo de Guimarães, que faz parte da história do país. Foi na região que aconteceu ataques de Mouros e Normandos em séculos passados. A estrutura é apenas uma ruína localizada no Monte Largo. Por toda a região, é possível encontrar museus e locais com vistas, igrejas e castelos históricos. O centro da cidade possui o Largo da Oliveira, um local com diferentes restaurantes e detalhes históricos que fazem qualquer turista “perder” o dia todo apenas admirando.

A cidade leva o nome de berço de Portugal, pois foi lá que nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. O estádio que vai receber a Liga das Nações leva o nome desse histórico, e importante, personagem. Existe até uma muralha na região com os dizeres “Aqui nasceu Portugal”.

No mês de junho, durante o torneio da UEFA, Porto e Guimarães vão receber torcedores que podem descobrir mais sobre esses locais especiais. São duas cidades que já comentamos por aqui em outros artigos e que valem a pena uma visita. Vale lembrar que é Portugal, ou seja, a língua não é nenhum entrave para nós brasileiros. Assim, podemos aproveitar todos os locais sem qualquer problema.

» Lugares para conhecer no Porto
» Melhores destinos para conhecer em Portugal
» 14 cidades medievais para conhecer em Portugal
» 30 destinos para visitar em Portugal o quanto antes!

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Natal: Passeio de buggy para Genipabu

Artigo anterior

24 passeios em São Luís para descobrir a essência maranhense

Artigo seguinte

Você pode gostar