A maior região do país reserva uma beleza natural no período que compreende de março a julho e você precisa conhecer.

A região de Alentejo é reconhecida internacionalmente no setor do turismo detentora de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios específicos do segmento. Em 2015, por exemplo, esteve presente entre os 52 destinos do mundo necessários para se visitar na revista NY Times. Um destino que agrada aos mais variados viajantes, de aventureiros a famílias e casais em lua de mel.

Foto: Jocelyn Erskine-Kellie / Flickr

Situada a cerca de cem quilômetros de Lisboa, a paisagem natural reserva planícies verdejantes com pores do sol muito atraentes, assim como praias de areias douradas, lagoas majestosas e natureza preservada. Pequenas vilas circundam a região e remontam o imaginário do período romano com construções, igrejas e castelos medievais, marcando uma cultura e arquitetura impressionante. Uma dessas construções é o Castelo de Marvão erguido no final do século VXII e situado na vila e freguesia de Santa Maria de Marvão. A cidade de Évora também tem como cenário a arquitetura medieval. É a única cidade portuguesa a membro da Rede de Cidades Européias mais antigas.

Foto: António Amen / Wikimedia Commons

Devido a sua paisagem natural, durante o período de março a julho a região se embeleza ainda mais. Correspondente a primavera, época de florescimento, é possível verificar uma diversidade da riqueza natural, que atravessa belíssimos campos verdejantes e continuam ao longo das praias de areia dourada, e que, também, são consideradas as melhores da Europa tanto para prática de esportes náuticos quanto para tomar banho de sol em família.

Os vinhos alentejanos são também um atrativo, ocupando posições de destaque entre os melhores do mundo. Na Rota do Vinho é possível conhecer de perto o processo de fabricação e produção dos melhores vinhos bem como degustá-los. Algumas adegas, inclusive, oferecem um passeio que relaciona o vinho com a natureza, como piqueniques ao ar livre, passeios de bicicleta pelas vinhas e até voos de balão, aliás observar a natureza do alto nesta época é uma experiência inovadora . A gastronomia também merece destaque já que contém uma variedade de comidas típicas lusitanas à restaurantes temáticos de regiões diferentes da Europa.

Foto: Andre Ribeirinho

O período da primavera é ideal para visitações também devido a temperatura que favorece passeios mais agradáveis pois a variação climática é mais amena não prejudicando a sua caminhada pelo excessivo calor do sol intenso, nem pelo frio excedente impossibilitando passeios mais duradouros ao ar livre.

Foto: Jocelyn Erskine-Kellie / Flickr

Aproveitar a atividade mais rotineira do local, a caminhada, é recomendado, inclusive existem inúmeros locais ideais para essa prática. Alentejo reserva trilhas onde se pode apreciar a paisagem natural e o patrimônio arquitetônico local. Uma delas é a Rota Vicentina, que soma cerca de 450 quilômetros de percurso ao longo da costa da praia e campos.

Outros locais que merecem a visitação são os rios e lagoas que suportam variados passeios de barco, e esportes como o Stand-Up paddle. É possível aproveitar também os dias de sol a beira do rio Guadiana ou da lagoa Alqueva, que além de reunir turistas é um dos endereços prediletos dos moradores da região.

Foto: Jocelyn Erskine-Kellie
/ Flickr

Alentejo é uma região tranquila e propícia a se apaixonar. Não por acaso recebe destaques e honras no segmento do turismo e a cada ano aumenta o interesse de viajantes do mundo inteiro. Conhecer Alentejo é também conhecer o mais típico da cultura portuguesa, como dito anteriormente, não só pelas belas paisagens mas também pelo passado presente nas construções arquitetônicas preservadas desde a época do império romano que revivem um imaginário medieval.

» 5 vilas incríveis para visitar no Alentejo, em Portugal
» 30 destinos para visitar em Portugal
» Melhores praias para conhecer em Portugal
» 6 destinos surpreendentes para conhecer em Portugal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Conheça quatro projetos para fazer trabalho voluntário na Amazônia

Artigo anterior

Costa Rica: muito além de belas praias

Artigo seguinte

Você pode gostar