Viajar sozinho pode se revelar uma das experiências mais incríveis da sua vida

Viajar com a família e amigos, sem dúvida, é uma experiência maravilhosa que rende muita diversão e ótimos momentos. No entanto, nem sempre as pessoas estarão disponíveis para te acompanhar em uma viagem.  Como então embarcar sem ter aquela companhia especial ao lado para compartilhar sorrisos e experiências?

A princípio, pode não parecer uma boa ideia, mas viajar sozinho pode se revelar uma das situações mais incríveis da sua vida. Aquele friozinho na barriga e a insegurança muitas vezes nos impedem de sair desbravando o mundo e curtindo a própria companhia. Quer uma dica? Apenas vá!

Alguns viajantes solos estão aí para provar que seguir seu próprio caminho, rota e intuição, pode ser maravilhoso.  Se você está em dúvida do porquê viajar sozinho pode ser uma ótima ideia, confira 8 motivos para considerar fazer isso ao pelo menos uma vez na vida.

Foto: Pexels

Focar no destino


Quando você viaja sozinho o foco está na sua viagem e não nas pessoas. Desta forma você consegue absorver muito mais do destino escolhido, observando culturas, tradições e se envolvendo com o lugar de forma única, o que seria mais difícil de fazer acompanhado.

Ter autonomia


Quantas vezes não visitamos certa atração contra nossa vontade só para acompanhar alguém que está viajando com a gente? Ao viajar sozinho você escolhe o que, quando e como. Você é decide seu roteiro, do seu jeito. Ter você no comando da viagem é uma forma de libertação.

Mudar os planos


Quando viajamos acompanhados, no geral, definimos uma linha de roteiro e seguimos até o fim, sem grandes alterações. Quando se viaja sozinho você pode passar por um lugar, se encantar e desviar o caminho inicial. Entrar em um café diferente ou em um museu que chamou sua atenção, por exemplo, sem dar satisfações, é uma grande vantagem.

Controlar os gastos


Uma das grandes vantagens de viajar sozinho é ter o controle financeiro da sua viagem. Se você quer economizar, não será problema comer um sanduíche na calçada ou, ainda, se quiser provar aquele prato especial em um restaurante badalado, basta ir em frente. Quem decide é você.

Viver experiências intensas


Já reparou que, quando viajarmos com amigos ou com a família, acabamos interagindo somente com aquele determinado grupo? Claro que isso não é uma regra, mas, geralmente, nos privamos de contato com outras pessoas. Ao viajar sozinho você vai acabar vivendo situações onde será necessário interagir com outros grupos e com outras pessoas, tornando a experiência muito mais intensa.

Conquistar mais confiança


Quando você viaja sozinho precisa ditar as regras do seu próprio roteiro, tomar as decisões e resolver aqueles probleminhas que ora ou outra podem aparacer. Com isso, você desenvolve muito mais confiança para encarar diversas situações e se sente cada vez mais seguro para explorar esse mundão repleto de lugares incríveis.

Fazer novas amizades


Quem viaja sozinho raramente estará sozinho. Assim como você, diversas outras pessoas também encaram uma viagem solo, então encontrar novos amigos é praticamente inevitável. Essas surpresas e amizades inesperadas são muito gratificantes.

Aprender sobre quem você é


Quando você se aventura pelo mundo sozinho, precisa enfrentar quem você realmente é. Lidar com a própria companhia pode ser muito interessante e uma verdadeira caixinha de surpresas. Uma jornada solo pode te ajudar a compreender muitas questões. Ao viajar com outras pessoas  nos divertimos e estreitamos os laços, mas ao viajar sozinho descobrimos você se diverte e estreita laços, mas ao viajar sozinho você descobre uma pessoa incrível e extremamente corajosa: você!

Foto: Pexels

» 7 blogs de viagens para acompanhar, viajar e se informar
» Viajantes brasileiros valorizam mais experiências do que bens materiais
» Wanderlust: há pessoas que nascem com o gene das viagens
» Guia prático de como guardar dinheiro para viajar

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Linha de trem Curitiba–Morretes ganhará novo vagão de luxo com varanda panorâmica

Artigo anterior

Fuja da folia: região serrana do Rio é perfeita para relaxar no Carnaval

Artigo seguinte

Você pode gostar