O que são vilas ecológicas? Abaixo selecionamos 7 ecovilas brasileiras que proporcionam conhecimento e aprendizado sobre meios sustentáveis

Ecovilas são comunidades e assentamentos que se destinam a uma vida integrada com a natureza de maneira sustentável, adotando práticas cotidianas que não agridem a natureza, ou o ecossistema, de forma a preservá-lo, e a partir disso proporcionar uma experiência comunitária responsável.

Existem diversas vilas ecológicas ao redor do mundo em espaços urbanos e rurais recebendo visitantes, estudantes e voluntários. E no Brasil não é diferente. Listamos abaixo algumas ecovilas brasileiras para você conhecer e visitar.

Eco Aldeia Flecha da Mata


Foto: Divulgação

Localizada no município de Aracati, no estado do Ceará, a 5km de Canoa Quebrada, a Eco Aldeia Flecha da Mata é uma estação permacultural. Entende-se por permacultura uma organização agrícola que segue os padrões de design do ecossistema observado. A proposta da eco aldeia Flecha da Mata é praticar uma experiência comunitária tendo como eixo a permacultura, a sustentabilidade e o autoconhecimento. O público interessado pode participar de uma série de vivências tais como terapias holísticas, xamanismo, música, dança e yoga, além de conhecer atitudes que visam a preservação do meio natural. Compostagem, manejo das hortas agroflorestais, tratamento e reuso de águas das fossas ecológicas, entre outros, são alguns exemplos do que pode ser aprendido nessas visitas.

inkiri Piracanga


Foto: Divulgação

O Centro-Ecovila Inkiri está conectado a outros 25 projetos que atendem aos princípios de transformação e educação nas áreas do autoconhecimento, da natureza, das artes e alimentação. Essa vila ecológica brasileira está situada em Maraú, na Bahia, cercada pelo rio e pelo mar, ou seja, imerso em uma natureza encantadora. Lá as pessoas reúnem seus dons, talentos e vontades para propagar uma vivência coletiva e positiva. A comunidade da ecovila Inkira adota atitudes em relação ao meio ambiente, de forma a preservar, cuidar e conscientizar seus visitantes.

Instituto Arca Verde


Foto: Divulgação

O Instituto Arca Verde é constituído por moradores, visitantes e parceiros, todos com o real interesse voltado para a integração com a natureza de maneira respeitosa. Cada morador desempenha uma função dentro da ecovila, e as decisões são todas tomadas em conjunto fortalecendo o vínculo da comunidade.

A ecovila Arca Verde está localizada em São Francisco de Paulo no Rio Grande do Sul e recebe visitas, bem como voluntários, além dos eventos específicos onde pode-se apreender sobre a prática cotidiana do instituto.

Ecovila Bambu


Foto: Divulgação

A Ecovila Bambu está situada no início da Serra Gaúcha a aproximadamente 65 km de Porto Alegre, entre Nova Hamburgo e Nova Petrópolis, e tem como valores as práticas tradicionais do ser humano do campo: agricultura orgânica, bio-construção, permacultura, energia alternativa, etc. Àqueles que pretendem visitar, podem também usufruir dos inúmeros serviços oferecidos pela ecovila. Passeios escolares, cursos técnicos, retiro espiritual e até auxílio em trabalhos escolares, essas são algumas das atividades propostas.

Ecovila El Nagual


Foto: Divulgação

Periodicamente a Ecovila El Nagual oferece cursos de permaculinária, agrofloresta, bioconstrução, mosaico e vitrofusão além de muitos outros. Lá você também pode organizar uma reserva para datas festivas ou férias, podendo estar em contato direto com a natureza aproveitando para aprender um pouco mais sobre práticas conscientes. Essa vila ecológica está situada em Santo Aleixo, Magé no Rio de Janeiro.

Ecovila Clareando


Foto: Divulgação

A Ecovila Clareando é um grande condomínio rural que reúne pessoas com o mesmo fim social: viver em harmonia com a natureza utilizando seus recursos de forma consciente. Rodeada de vales e montanhas,além da Mata Atlântica, a vila ecológica Clareando está entre as cidades de Piracaia e Joanópolis, a cerca de uma hora e meia da cidade de São Paulo. São cerca de 23 hectares, onde dois de mata nativa e preservada. Em seu entorno há quatro nascentes e muitas araucária, além da fauna e flora local que convive de forma pacífica com os visitantes e moradores.

IPEC


Foto: Divulgação

IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) foi fundado em 1998 com finalidades de desenvolver soluções relacionadas ao meio ambiente, bem como valorizar e viabilizar uma cultura sustentável. É uma organização sem fins lucrativos cujo escritório está localizado em Pirenópolis, em Goiás. O Ecocentro é uma referência em permacultura e bioconstrução no Brasil, e atualmente está implantando uma Escola de Estudos Sustentáveis, além de desenvolver tecnologias e pesquisas voltadas aos problemas atuais.

Além de aproveitar a tranquilidade da natureza você pode aprender e conhecer mais sobre como estabelecer uma relação harmônica e sustentável com o meio ambiente. Certamente, essas atividades e vivências oferecidas por essas ecovilas irão mudar a forma de ver e viver o mundo.

» 30 trilhas para fazer no Estado de São Paulo
» Parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo
» Guia completo do Parque Nacional da Serra da Capivara

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

5 passeios bate e volta para fazer de trem em SP

Artigo anterior

15 Destinos Gay Friendly para viajar ao redor do mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar