Separe dias extras na capital italiana e conheça mais sobre o passado e as belezas do país nas cidades próximas

Roma tem vários dos principais cartões postais da Itália e merece alguns dias para ser explorada com calma e atenção aos detalhes das construções e da história que permeia toda a cidade. Além disso, a capital italiana está muito bem localizada e permite diferentes bate e voltas que só vão aumentar o seu encantamento pelo país. E também não é nada mal poder chamar Roma de lar por alguns dias.

Separamos abaixo os principais destinos que podem ser conhecidos em um bate e volta saindo de Roma e entrando cada vez mais na cultura italiana.

Leia também:
O que visitar em Roma: roteiro de 2, 3 ou 4 dias
Itália: serviço de guia e motorista brasileiro em Roma
Onde comer bem em Roma
10 cidades românticas para visitar na Itália

Nápoles


Foto: ML5909 / Pixabay

Localizada cerca de 200km ao sul, a cidade é considerada Patrimônio Cultural pela UNESCO e é a terceira mais populosa da Itália, só fica atrás de Roma e Milão. Aqui a beleza do mar Tirreno se mistura com a imponência do vulcão Vesúvio e o contorno das colinas Vomero.

A viagem a Nápoles agrada a todos os públicos porque os aventureiros têm a oportunidade de conhecer Pompeia e Herculano, arrasadas pelo vulcão, e mesmo subir as colinas com um teleférico que oferece uma vista espetacular da região. Já os que preferem explorar o centro podem ir ao Museu Arqueológico Nacional, que guarda tesouros da história italiana, ao Museu Capodimonte ver de perto obras de grandes nomes da arte como Botticelli, entrar nas igrejas como o Duomo e a Capela de Pio Monte dela Misericordia, além de voltar no tempo ao visitar os palácios da cidade (Castel dell’Ovo, Reggia di Capodimonte, Reggia di Portici e Reggia di Caserta),

Um dos pontos mais procurados é a Via San Gregorio Armeno, que concentra lojas, bares e restaurantes, onde você vai encontrar a tradicional pizza napolitana.

Costa Amalfitana


Foto: kirkandmimi / Pixabay

A Costa Amalfitana tem aproximadamente 60km com cerca de 20 vilarejos e os primeiros registros históricos datados do século IX, quando a região começou a se desenvolver por causa do comércio marítimo. Em um dia é possível conhecer três dos principais destinos da região cinematográfica com as casas coloridas apinhadas na colina que fica pertinho do mar azul.

A primeira parada é em Sorrento, onde o centro histórico é a principal atração. É lá que estão a Catedral e a Basílica de Sant’Antonino, os palácios medievais e ruínas dos muros que protegiam a cidade antigamente.

O próximo destino é a melhor opção para banho de mar e é pertinho: Positano. Aqui, além de se refrescar, você pode escolher entre as várias opções de restaurantes e visitar o centro e as lojinhas de souvenir, mas não faça uma parada muito longa, porque o terceiro vilarejo espera por você.

Chegando em Amalfi, ainda tem o resto da tarde para caminhar sem rumo pelas ruazinhas estreitas e dar uma olhada nas lojas espalhadas por aqui. As principais atrações são a Catedral de Santa’Andrea, que começou a ser construída no século IX, e a Grotta dello Smeraldo, uma gruta de fácil acesso com visão paradisíaca da água cristalina refletindo as pedras da caverna.

Tivoli


Foto: lapping / Pixabay

A história dessa cidade vem desde 1215 a.C. e encanta pelas vilas extraordinárias com fontes, cachoeiras e jardins exuberantes, as de mais destaque são a Vila Adriana e a Villa D’est. Enquanto a primeira foi construída pelo Imperado Adriano para servir de residência imperial e é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO com suas ruínas de 2 a.C., a segunda foi encomendada pelo Cardeal Ippolito II d’Este em 1550 e chama atenção pela grande quantidade de fontes ao longo do grande jardim.

Mas o centro de Tivoli também está repleto de atrações para os visitantes, como as ruínas do Tempio dela Sibila, a Igreja de Santa Maria Maggiore e o anfiteatro Bleso.

Orvieto


Foto: hirisflower / Pixabay

Essa cidade medieval é uma excelente escolha para quem gosta de explorar e se perder nas ruazinhas estreitas. Orvieto é considerada uma das cidades mais antigas da Itália com seus mais de 3 mil anos.

A subida até o centro histórico é feita por um funicular, mas antes visite a Fortaleza de Albornoz, construída no século XIV e que hoje abriga um jardim público, e o Poço de São Patrício, datado do século XVI com mais de 200 degraus que se estendem pelos 62 metros de profundidade.

Outras atrações são os túneis onde a população se abrigava durante invasões, a Duomo de Orvieto, catedral que começou a ser erguida em 1290 e demorou três séculos para ser finalizada, e a Torre dos Mouros, que foi erguida em 1200 e também serve de mirante para observar a região do alto.

Assis


Foto: martieda / Pixabay

Essa é a charmosa cidade onde viveu São Francisco de Assis e Santa Clara, portanto uma excelente opção de bate e volta de Roma para católicos e curiosos pela história local. O vilarejo fica no topo de uma colina, então se prepare porque o percurso será todo feito a pé.

A principal atração aqui é a Basílica de São Francisco, que data do século XIII, é considerada Patrimônio da Humanidade e abriga o túmulo do santo. Outros destaques são a Praça del Comune, o Templo de Minerva do ano 1 a.C., a Basílica de Santa Clara, a Catedral São Rufino e a Basílica de Santa Maria degli Angeli, onde São Francisco morreu.

O passeio a Assis é um mergulho no mundo religioso e que impressiona tanto pelas construções grandiosas como pelas ruas charmosas ladeadas por paredes feitas de pedras cinzentas e rosadas.

Esses são cinco destinos imperdíveis para quem tem alguns dias extras em Roma, mas é importante ter um bom planejamento para não ter surpresas desagradáveis. Por isso, o Guia Viaje Melhor recomenda que os passeios sejam feitos com empresas especializadas, como a Elmocar, que oferece serviços em português.

+ Info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

 

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Morro de São Paulo

Artigo anterior

Lugares para conhecer no Jalapão

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Europa