Viajar é um dos verbos mais queridos no planeta. A atividade é uma das favoritas, mas, ao mesmo tempo que é deliciosa, exige planejamento para não se enrolar com as atividades ou gastar muito mais do que poderia.

Felizmente, esse é um problema contornável, já que seu próprio smartphone pode virar uma central de planejamento portátil. Listas de tarefas, controle de orçamento, conversão de moedas… o que não faltam são apps para organizar viagens! 

Por isso, reunimos os 5 melhores apps para organizar viagens no Android ou iPhone para que você possa ficar tranquilo e aproveitar para tirar as melhores fotos e registrar todas as suas experiências em seus aplicativos de diário!

1. Todoist


Toda organização de viagem começa com uma lista do que precisa ser feito e comprado. Passos para tirar passaporte, conseguir o visto para o país que planeja visitar e ir na agência de câmbio para trocar real pela moeda de seu destino, são alguns dos passos essenciais para ter uma viagem bem organizada, por exemplo.

Para ter clareza no que precisa e ter tudo em ordem na hora de pegar o voo, recomendamos o Todoist, um dos melhores apps de produtividade no mercado. Gratuito, ele permite separar suas tarefas em diferentes projetos, ou seja, tudo que for relativo à compra das passagens poderá ficar em uma categoria, enquanto a compra dos itens que deverão ir na mala em outra.

Se está viajando em casal ou em grupo, ele ainda permite que outros usuários acessem categorias em comum. Isso fará com que cada pessoa possa adicionar, completar ou editar as tarefas relativas à viagem. O aplicativo está disponível nos melhores navegadores de internet, além do Android e iPhone.

2. XE Currency Converter


Se está planejando uma viagem internacional, o XE Currency Converter é item obrigatório entre os apps para organizar viagens em sua lista. Um dos principais aplicativos para conversão de moedas, o XE permite converter qualquer quantia em reais para a moeda de sua preferência.

Apesar de oferecer apenas uma estimativa, já que não leva em consideração taxas e impostos da operação financeira, ele já te dá uma boa noção do quanto precisa investir para ter a quantia planejada para gastar em sua viagem. Além do site, o XE Currency Converter pode ser baixado no Android ou iPhone.

3. Evernote


O Evernote pode ser considerado o bloco de notas definitivo. Com inúmeras funcionalidades, você pode incluir anotações por texto, voz e até mesmo desenhando na tela do seu smartphone.

O Evernote é ideal para guardar lembretes sobre sua viagem e informações importantes, como cópias digitais de seu bilhete de embarque, reserva em hotéis e quaisquer tipos de documentos. Afinal de contas, ele permite o envio de imagens e todo tipo de arquivo dentro de suas notas.

Dessa maneira, mesmo que perca um documento físico (com exceção de passaportes e documentos de identidade originais), você pode usar o Evernote para recuperar uma versão digital. 

O Evernote também está presente no Android e iPhone, assim como também pode ser acessado por navegadores.

4. Aplicativos sobre o local que está viajando


Se está viajando para um local com forte atividade turística, é bem provável que haja um aplicativo próprio da cidade onde ficará hospedado.

Nesse tipo de aplicativo, normalmente você tem acesso às principais atrações turísticas do local, indicação de restaurantes, dicas sobre transporte e serviços públicos oferecidos pela prefeitura.

Sempre é uma boa pedida baixar e conferir esses aplicativos. Nem todos serão de muita qualidade, mas muitos trarão as informações que precisa para “turistar” sem medo!

5. Instagram!


Ok, esse não é necessariamente um aplicativo para organizar viagens. Mas deixar de fora a rede social que mais cresce no mundo é perder a oportunidade de registrar online os locais incríveis que irá visitar!

O Instagram é o app mais indicado entre as plataformas de mídias sociais justamente por sua versatilidade e grande chance de engajamento. Com o feed, Stories, transmissões ao vivo e os vídeos do IGTV, pode criar todo tipo de conteúdo sobre o local que está visitando.

Inclusive, essa pode ser uma ótima maneira de começar um Instagram de viagens, tornando a atividade em um negócio para ganhar dinheiro online.

Se ainda não possui muitos seguidores e teme que suas postagens não recebam comentários nem interações, existem estratégias relevantes para ganhar seguidores no Instagram que pode usar para melhorar o engajamento do seu perfil e atrair usuário interessados em conteúdos sobre viagem.

Baixe o Instagram em seu Android ou iPhone e comece a planejar os posts que irá fazer durante sua viagem!

» 20 lugares diferentes para conhecer no estado de São Paulo
» Separamos 100 lugares maravilhosos para conhecer no Brasil
» Veja esses lugares surpreendentes para curtir suas férias no Brasil
» Apps gratuitos para aprender um outro idioma e viajar sem medo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Nova York terá maior mirante a céu aberto do Ocidente

Artigo anterior

Atividades culturais para curtir em Buenos Aires durante o outono

Artigo seguinte

Você pode gostar